Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

• Este tópico foi criado há 2376 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá

Alguém já enviou os eventos de Admissão de trabalhadores S-2200 e S-2300 ao eSocial ?
Não estou conseguindo. Consegui encaminhar o cadastro do Empregador e todas as tabelas.
Quando tento enviar o evento de Trabalhador S-2300 (tentei também o S-2200) e na Resposta
da Consulta recebo as seguintes ocorrências:

Código.....: 130
   Descrição..: É necessário existir informação cadastral do empregador para o período.
Ação Sugerida:Verificar se já foi enviado um evento de cadastramento do empregador.

Só que já enviei o arquivo do Empregador e foi aceito pelo eSocial conforme mostra o arquivo
ConsultaEmpregador.txt e o arquivo XML da consulta.

As ocorrencias seguintes também não fazem sentido.

--------------------------------------------------------------------------------------------
Ocorrencia 1
   Código.....: 927
   Descrição..: Evento não é aceito para o empregador.
Ação Sugerida: Verifique se o evento é compatível com a classificação tributária do empregador.
   Tipo.......: 1

A Classificação Tributária do Empregador é 02 - Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária não substituída e o funcionário que estou enviando é o sócio/diretor da  empresa Categoria 723 (Contribuinte individual, sócios e membro de conselho) e testei também com o 741 - Microepreendedor Individual e não deu  certo.

----------------------------------------------------------------------------------------
Ocorrencia 2
   Código.....: 356
   Descrição..: O Tipo do Trabalhador é incompatível com a classificação tributária do empregador.
Ação Sugerida:Verificar se o tipo de trabalhador é compatível com a classificação tributária do contribuinte (informada no evento de informações do empregador):
1) O tipo "Avulso" somente poder ser utilizado se a classificação tributária for igual a [09] ou [10];
2) O tipo "Cooperado" somente pode ser utilizado se o Indicativo de Cooperativa definido no evento de informações cadastrais do empregador for diferente de "zero";
3) O tipo "Dirigente Sindical" somente pode ser utilizado se a classificação tributária for igual a [10] ou [14];
4) O tipo "Diretor não empregado" e "Servidor Público indicado..." somente podem ser utilizados se o tipo de Inscrição do empregador for igual a [1] - (PJ).
5) O tipo "Estagiário" não pode ser utilizado pela classificação tributária [22] (Segurado Especial).
   Tipo.......: 1

A Classificação tributário do Empregador enviada é a  02, tipo inscrição = 1, CNPJ; a categoria do trabalhador é 723 - sócio Diretor. Pelo indicado no item 4  o eSocial deveria aceitar.

Agradeço a ajuda

Anexos : Resposta Consulta - Empregador, XML envioEmpregador, XMLRetornoEmpregador ; Resposta Consulta Trabalhador, XMLRetorno Empregador

Aristarco

AjudaACBR.txt

ConsultaEmpregador.txt

ConsultaFuncionario.txt

empregador-env-lot-soap.xml

empregador-sit-soap.xml

funcionario-sit-soap.xml

Postado

Sim, como a primeira mensagem da consulta  indicava a existência do cadastro do empregador então resolvi enviar uma alteração que o sistema aceitou. Fiz outras alterações também porque  a mensagem seguinte se referia a uma inconsistência entre a classificação tributária do empregador e a categoria do trabalhador. Testei o empregador com várias classificações tributárias e também o trabalhador com outras categorias, mas as mensagens não mudaram.

• Consultores
Postado

Bom dia Aristarco,

Vamos a mensagem de erro:

Código.....: 130
   Descrição..: É necessário existir informação cadastral do empregador para o período.
Ação Sugerida:Verificar se já foi enviado um evento de cadastramento do empregador.

Você disse que foi realizado o cadastro do empregador, muito bem, e o cadastro do trabalhador também se encontra no mesmo período?

• Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado

@Aristarco Ribeiro 

O Que acontece é o seguinte, vc etá falando que o contribuinte individual iniciou antes do início do eSocial por meio de CadIni = 'S'

image.png.22e1241f9ad2728b86d6022649517e5a.png

Até ai tudo bem

o problema é que vc fala que o seu empregador no evento S-1000, vocês diz que ele começa apenas no mês 05-2018 ou seja depois da virada do eSocial. 

image.png.6741488a2f982283406b01ee76c29b46.png

Então eu te pergunto como o colaborador iniciou o vinculo em 1997 se o seu empregador iniciou apenas na competência 05-2018? 

Resolução: se for produção a data do início deverá ser 01-2018 se for a base de teste a data do início deverá ser 01-2016

mande um evento de alteração do evento S-1000 informando a data do início do empregador no eSocial como sendo 01-2018 ou 01-2016 de acordo com o ambiente e pode mandar seu evento que vai funcionar. 

obs* os Contribuintes individuais(Autônomos) o seu cadastro é opcional perante o eSocial e sai muito mais barato não enviar esse cadastro, no seu lugar eu  analisaria se realmente tem a necessidade de enviar esse cadastro, pois você é 

obrigado a enviar apenas a remuneração. 

• Obrigado 1
  • 1 mês depois ...
Postado

Foi  resolvido? estou com o mesmo problema, quando tento enviar com 01-2016 retorna mensagem de erro  174 - O evento somente será aceito após a data de inici da obrigatoriedade do empregador ao eSocial.

Postado (editado)

@jpgodinho92 o erro do aristarco era no preenchimento da informação, 

no seu  caso vc deve estar preenchendo incorretamente também. 

Verifica se não é essa a solução

Em 30/05/2018 at 13:12, Alisson Souza Pereira disse:

@Aristarco Ribeiro 

O Que acontece é o seguinte, vc etá falando que o contribuinte individual iniciou antes do início do eSocial por meio de CadIni = 'S'

image.png.22e1241f9ad2728b86d6022649517e5a.png

Até ai tudo bem

o problema é que vc fala que o seu empregador no evento S-1000, vocês diz que ele começa apenas no mês 05-2018 ou seja depois da virada do eSocial. 

image.png.6741488a2f982283406b01ee76c29b46.png

Então eu te pergunto como o colaborador iniciou o vinculo em 1997 se o seu empregador iniciou apenas na competência 05-2018? 

Resolução: se for produção a data do início deverá ser 01-2018 se for a base de teste a data do início deverá ser 01-2016

mande um evento de alteração do evento S-1000 informando a data do início do empregador no eSocial como sendo 01-2018 ou 01-2016 de acordo com o ambiente e pode mandar seu evento que vai funcionar. 

obs* os Contribuintes individuais(Autônomos) o seu cadastro é opcional perante o eSocial e sai muito mais barato não enviar esse cadastro, no seu lugar eu  analisaria se realmente tem a necessidade de enviar esse cadastro, pois você é 

obrigado a enviar apenas a remuneração. 

e poste o XML, sem ele fica difícil ajuda-lo

XML do S-1000 
   XML do evento que está dando o erro na hora de enviar. 

Fala qual o ambiente também.

Editado por Alisson Souza Pereira
  • Curtir 1
Postado

Boa tarde e obrigado pela atenção,

vou te passar algumas informações a empresa é do segundo grupo começamos a enviar agora em julho,  

no ambiente de produção restriita enviei o s1000 em 1/2018 e fui enviar o s2200 agora em 7/2018

gerou o mesmo erro, fui tentar alterar a data de validade so s1000 para 1/2016 e deu o erro de que o registro 

somente será aceito após inicio da obrigatoriedade, então limpei a base de dados do ambiente de produção restrita

e fui reenviar com a data 1/2016 e continuou o erro.

vou providenciar os aqruivos xml e postar aqui. 

Postado (editado)
1 hora atrás, jpgodinho92 disse:

Boa tarde e obrigado pela atenção,

vou te passar algumas informações a empresa é do segundo grupo começamos a enviar agora em julho,  

no ambiente de produção restriita enviei o s1000 em 1/2018 e fui enviar o s2200 agora em 7/2018

gerou o mesmo erro, fui tentar alterar a data de validade so s1000 para 1/2016 e deu o erro de que o registro 

somente será aceito após inicio da obrigatoriedade, então limpei a base de dados do ambiente de produção restrita

e fui reenviar com a data 1/2016 e continuou o erro.

vou providenciar os aqruivos xml e postar aqui. 

Houve uma alteração nas datas de inicio do eSocial.. Produção Restrita deve ser enviado com 1/2017 e Produção 1/2018, também foi alterado o faseamento no ambiente de Produção Restrita para que a simulação seja igual ao ambiente de Produção..

Editado por Joceandro Perin
  • Curtir 1
Postado

Segui as indicações do Alison e resolveu. O melhor é excluir toda a base de dados informada e indicar na data de IniValid

01/2017 para todas as tabelas, inclusive a do empregador; 03/2017 para os não periódicos e 05/2017 para os periódicos. Já inclui vários funcionários e não tive problemas. Não adianta alterar pois o eSocial não aceita, estas datas deveM fazer parte da chave de identificação. Envie um S-1000 para remover toda a base, veja texto no manual do desenvolvedor:

7.10. Remover empregador da base de dados
As empresas poderão remover todos os eventos enviados ao ambiente de Produção
Restrita, inclusive o evento S-1000. Esta funcionalidade viabiliza flexibilidade para os
testes neste ambiente.
Para tanto, a empresa deverá transmitir um evento S-1000 preenchido conforme
abaixo:
Tag nmRazao = RemoverEmpregadorDaBaseDeDadosDaProducaoRestrita
Tag classTrib = 00
tag tpAmb = 2 – Produção Restrita.
Será retornada a mensagem "1012 - Empregador {0} removido com sucesso da base
de dados da Producao Restrita do eSocial", onde {0} é o identificador do empregador. 

Aristarco

• Curtir 2
  • Administradores
Postado

Obrigado pelo retorno

Consultora ACBr Pro

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• 2 meses depois ...
Postado

Caros colegas, permitam-me ressuscitar o assunto, pois estou enfrentando um problema similar.

Pois bem...

1) Minha empresa se enquadra no grupo 2 na questão de obrigatoriedade.

2) Todos os eventos iniciais foram recebidos com sucesso, usando, como <iniValid>,  "2018-07", tanto no ambiente de teste, quanto na produção.

3) Inciamos, então, o envio dos eventos não periódicos com o S-2300 - Cadastro de Trabalhadores Sem Vínculo.  O lote foi montado, validado, assinado e enviado.

4) No ambiente de teste (produção restrita), o processamento indica que "não existe o registro do empregador" e, em seguida vários erros em cascata, tal como relatado acima pelo amigo Aristarco Ribeiro.

5) No ambiente produção, me retorna apenas o erro "174 - O evento somente será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial".

Então, para fechar o assunto, qual seria a data inicial correta no meu caso?   

Postado (editado)
2 horas atrás, JUCEMAR DUARTE disse:

Caros colegas, permitam-me ressuscitar o assunto, pois estou enfrentando um problema similar.

Pois bem...

1) Minha empresa se enquadra no grupo 2 na questão de obrigatoriedade.

2) Todos os eventos iniciais foram recebidos com sucesso, usando, como <iniValid>,  "2018-07", tanto no ambiente de teste, quanto na produção.

3) Inciamos, então, o envio dos eventos não periódicos com o S-2300 - Cadastro de Trabalhadores Sem Vínculo.  O lote foi montado, validado, assinado e enviado.

4) No ambiente de teste (produção restrita), o processamento indica que "não existe o registro do empregador" e, em seguida vários erros em cascata, tal como relatado acima pelo amigo Aristarco Ribeiro.

5) No ambiente produção, me retorna apenas o erro "174 - O evento somente será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial".

Então, para fechar o assunto, qual seria a data inicial correta no meu caso?   

Bom dia,

No ambiente de Homologação, a data correta de 'inivalid' seria 2017-01, conforme foi noticiado no Portal do eSocial:

http://portal.esocial.gov.br/noticias/testes-com-o-faseamento-na-producao-restrita-terao-ano-base-2017

Para que consiga fazer o teste dos eventos periódicos, será necessário zerar a base e enviar novamente eventos iniciais com a validade correta. 

Em Produção, a data de inicio da validade a principio está correta, conforme novo cronograma: http://portal.esocial.gov.br/noticias/publicado-novo-cronograma-do-esocial

porém, há de se atentar para o regime de tributação da Empresa, se a mesma for do Simples Nacional, só conseguirá enviar os eventos periódicos a partir de 01/2019, se não for, verifique novamente as datas de validade, principalmente dos eventos S-1000 e S-1005, se todos estão com a mesma validade '2018-07' não teria motivos para não subir os eventos S-2200 e S-2300. 

Editado por Luana Castanheiro
  • Curtir 3
Postado
2 horas atrás, Luana Castanheiro disse:

Bom dia,

No ambiente de Homologação, a data correta de 'inivalid' seria 2017-01, conforme foi noticiado no Portal do eSocial:

http://portal.esocial.gov.br/noticias/testes-com-o-faseamento-na-producao-restrita-terao-ano-base-2017

Para que consiga fazer o teste dos eventos periódicos, será necessário zerar a base e enviar novamente eventos iniciais com a validade correta. 

Em Produção, a data de inicio da validade a principio está correta, conforme novo cronograma: http://portal.esocial.gov.br/noticias/publicado-novo-cronograma-do-esocial

porém, há de se atentar para o regime de tributação da Empresa, se a mesma for do Simples Nacional, só conseguirá enviar os eventos periódicos a partir de 01/2019, se não for, verifique novamente as datas de validade, principalmente dos eventos S-1000 e S-1005, se todos estão com a mesma validade '2018-07' não teria motivos para não subir os eventos S-2200 e S-2300. 

Luana, muito obrigado por sua interferência...

- A alteração da data de início no ambiente de homologação é uma informação muito importante.

- Quanto ao motivo por não funcionar no ambiente produção ainda é misterioso.  Minha tributação é tipo "09", portanto dentro do prazo para envio.  Além disso, não vejo relação com o evento S1005, pois os trabalhadores avulsos (S2300) não dependem dele. 

Postado
3 minutos atrás, JUCEMAR DUARTE disse:

Luana, muito obrigado por sua interferência...

- A alteração da data de início no ambiente de homologação é uma informação muito importante.

- Quanto ao motivo por não funcionar no ambiente produção ainda é misterioso.  Minha tributação é tipo "09", portanto dentro do prazo para envio.  Além disso, não vejo relação com o evento S1005, pois os trabalhadores avulsos (S2300) não dependem dele. 

Boa tarde, 

Me corrija se eu estiver errada, não tenho muito conhecimento sobre empresas com classificação tributária 09 - Órgão Gestor de Mão de Obra, mas pelo que pesquisei, é uma entidade sem fins lucrativos, e neste caso, conforme o novo cronograma do eSocial, pertence ao 3º Grupo

(...) 3º GRUPO  - empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos:

• Tabelas: 10/01/2019
    • Não Periódicos: 10/04/2019
  • Curtir 4
Postado
29 minutos atrás, Luana Castanheiro disse:

Boa tarde, 

Me corrija se eu estiver errada, não tenho muito conhecimento sobre empresas com classificação tributária 09 - Órgão Gestor de Mão de Obra, mas pelo que pesquisei, é uma entidade sem fins lucrativos, e neste caso, conforme o novo cronograma do eSocial, pertence ao 3º Grupo

(...) 3º GRUPO  - empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos:

• Tabelas: 10/01/2019
    • Não Periódicos: 10/04/2019

Luana, você está completamente certa!  Ogmo entra no grupo de entidades sem fins lucrativos.  Estava trabalhando como se fosse do grupo 2.

Isso gera outra dúvida: os eventos iniciais de tabelas, enviados com data de início em 07/2018, deverão ser retransmitidos com a data 01/2019?  

Postado
6 minutos atrás, JUCEMAR DUARTE disse:

Luana, você está completamente certa!  Ogmo entra no grupo de entidades sem fins lucrativos.  Estava trabalhando como se fosse do grupo 2.

Isso gera outra dúvida: os eventos iniciais de tabelas, enviados com data de início em 07/2018, deverão ser retransmitidos com a data 01/2019?  

Ótimo!

sobre a última pergunta, realmente não sei lhe dizer, a principio, acredito que não... há uma matéria no Portal do eSocial que diz o seguinte:

"O eSocial publicará em breve orientações para as empresas integrantes do 3º grupo que transmitirem algum evento de tabela até 09/10/2018." 

http://portal.esocial.gov.br/noticias/publicado-novo-cronograma-do-esocial

• Curtir 3
Postado
29 minutos atrás, Luana Castanheiro disse:

Ótimo!

sobre a última pergunta, realmente não sei lhe dizer, a principio, acredito que não... há uma matéria no Portal do eSocial que diz o seguinte:

"O eSocial publicará em breve orientações para as empresas integrantes do 3º grupo que transmitirem algum evento de tabela até 09/10/2018." 

http://portal.esocial.gov.br/noticias/publicado-novo-cronograma-do-esocial

Luana, você foi ótima!  Tudo esclarecido! 

• Curtir 3
  • Este tópico foi criado há 2376 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...