Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 2486 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro
Postado

Pessoal, tive um problema na caixa, e gostaria de ver o que os amigos fizeram a respeito.

Segundo o manual do layout CNAB 400 da Caixa (NE024), existe uma nota falando sobre a instrução de protesto ao registrar um boleto via arquivo de remessa:

"Caso o CEP do Pagador não esteja vinculado a uma agência cobradora de protesto (CEP sem praça de cobrança), o título será registrado com instrução de devolução, sendo o Prazo de Devolução igual ao Prazo de Protesto, com prazo mínimo de 5 dias."
Fonte: LEIAUTE DE ARQUIVO ELETRÔNICO PADRÃO CNAB 400 COBRANÇA BANCÁRIA CAIXA - SIGCB - Versão: 67.126 v006 micro

No arquivo de retorno do dia seguinte virá a seguinte mensagem referente em títulos com esta situação:

“49 – CEP sem praça de cobrança (não localizado)."

Ou seja, se o prazo para protesto era para 10 dias após o vencimento, mas o título não tem como ser protestado (e isso não temos como saber antecipadamente, a não ser um trabalho minucioso identificando os CEps que não tem como protestar), o sistema da caixa automaticamente registra o título com a instrução de devolução, e usa o mesmo prazo de 10 dias.

Isso é ruim, pois além do boleto não ser protestado, ele ainda será baixado do sistema de cobrança em um prazo muito menor do que o comumente utilizado (de pelo menos 90 dias).

Até encontrei uma sugestão bacana para o probelma aqui:

http://blog.sisalu.com.br/index.php/2017/11/14/financeiro-ceps-sem-praca-de-cobranca/

Que é fácil de implementar no sistema, porém para a empresa fica complicado de alimentar esta informação, pois ele tem que ficar consultando a Caixa (até onde sei) para saber se o CEPs do cliente deles possui agente de protesto ou não, e tem ainda o fato da empresa estar sempre cadastrando novos clientes, e quando trata-se de atacadista ou indústria, são muitos clientes em várias cidades e CEPs diferentes.

Alguém do grupo já encontrou alguma solução para isso? Se sim, poderia compartilhar conosco?

Desde já agradeço.

  • Este tópico foi criado há 2486 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.