Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvidas iniciais CTE


mastersoftware
  • Este tópico foi criado há 3430 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal boa tarde,

Estou iniciando o desenvolvimento do CTE e tenho algumas dúvidas.

Verifiquem se pode me ajudar.

Sou do estado de São Paulo

1 - ) Sou programador autonomo, não tenho empresa e meu sistema irá gerar o CT-e,

sem problemas ok ?, pois na verdade quem precisa ser credenciado é

a transportadora, caso não o que acontece ?

2 - ) Quando irá valer em definitivo o CTE e será obrigatório para todas empresas ?

3 - ) Tenho a seguinte situação :

O meu cliente transporta para uma empresa de materias de construção que

emite o conhecimento para o seu cliente final ou seja temos : Transportadora,

Deposito de materiais ( Remetente ), e o cliente final ( Destinatario ), dentro deste

cenário :

Quem é o Tomador de serviços,

O Emitente,

O Remetente,

O Destinatario,

O Expedidor,

O Recebedor,

4 - ) Estou usando o componente ACBR, e vi tambem que existe o monitor ACBR, como

funciona o monitor e eu poderia usa-lo para o CTE ?

5 - ) Eu vi que no site da receita tem como digitar o CTE e tambem carregar um arquivo

texto para geração dos CTE's , voces recomendam este processo ? ao que parece é

mais tranquilo gerar o texto que gerar o CTE's através do componente.

E gerando o texto eu preciso também do certificado ?

Me desculpem se perguntei muito, mas acho que para começar é isto.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Vamos as respostas:

1) Quem precisa ser credenciando para poder emitir o CT-e é a transportadora, inclusive ela tem que providenciar o Certificado digital Tipo A3, visto que no estado de São Paulo apartir de 2012 todos os contribuintes deverão se credenciar no DEC (Dominio Eletrônico do Contribuinte) e a SEFAZ só aceita o A3 para o acesso ao DEC.

2) No Mato Grosso o CTe já é obrigatório, e apartir de 01/03/2012 só será aceito o CTe na versão 1.04, portanto desenvolva a sua aplicação nesta versão e aconselha o seu cliente a emitir o CTe, visto que os requisitos são muitos: Certificado Digital, Credenciamento junto a SEFAZ, computador, impressora a Laser, acesso a internet, e-mail. Quanto aos demais estados nada ainda de obrigatoriedade.

3) Se o remetente pertence ao mesmo municipio do destinatário, não emite CTe, apenas uma Nota Fiscal de Serviço.

O tomador do serviço é quem vai pagar o frete do transporte da carga.

Normalmente temos a seguinte situação:

Transportadora emite o CTe, pois o municipio do Remetente (fornecedor) é diferente do Destinatário (Depósito de Materiais);

Depósito de Materiais não emite o CTe e sim uma Nota Fiscal de Serviço, pois o municipio do Remetente (Dep. de Materiais) é o mesmo do Destinatário (Cliente) e mesmo se for diferente não emite, uma vez que o Depósito não é uma transportadora.

Emitente é quem emite o CTe;

Remetente é quem despacha a mercadoria;

Destinatário é quem recebe a mercadoria;

Expedidor e Recebedor somente são utilizados no caso de redespacho, uma segunda transportadora envolvida no transporte da mercadoria.

4) O monitor disponivel é para NFe e não para o CTe, logo não vai funcionar.

5) Você quer que o usuário sofra, tendo que gerar um arquivo TXT através da sua aplicação e depois importar através da aplicação disponibilizada pela SEFAZ ?

É muito mais simples a sua aplicação realizar toda a tarefa, sem a necessidade de gerar arquivos textos, exportar de um lado, importar do outro.

Basta você alimentar o componente com os dados pertinentes ao conhecimento e o resto ele se encarrega.

O emitente do CTe sempre vai precisar do certificado.

Dentro da pasta ...\Exemplos\ACBrCTe, tem varios arquivos TXT com fragmentos de rotinas para configurar o componente, alimentar o componente, enviar um lote, cancelar CTe, inutilizar numeração.

Estude essas rotinas e desenvolva a sua aplicação, esqueça essa historia de gerar txt para ser importado por outro programa.

Espero ter respondido todas as suas questões.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Doni,

Muito obrigado pela informação, é bom saber que a SEFAZ resolveu aceitar tambem o A1 para realizar o acesso ao DEC.

É bom deixar claro que o DEC se refere ao estado de São Paulo (por enquanto).

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite,

O emitente é a transportadora e não o funcionario da mesma que utiliza o software.

Precisando é só postar as duvidas.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boa tarde!

 

Desculpe mas nao sei como criar um tópico, gostaria de uma ajuda com relação a emissão de CTe, possuo transportadora e estou levando cargas fracionadas, a primeira carga segua de empresa A para empresa B e a segunda carga segue da empresa C para a empresa D, tudo no mesmo caminhão do Paraná para Fortaleza, irei emitir dois CTS, um para cada carga/empresa, seria necessário outro tipo de documento alé dos dois CTes? muito obrigado pela ajuda....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

 

Peterson, a sua carga é fracionado e seu transporte é interestadual, correto?

 

Sendo assim alem de emitir os dois CT-e será necessário emitir o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais). 

 

O que precisamos saber agora é se as Empresas A e C são do Paraná e as Empresas B e D são de Fortaleza.

 

Se sim, basta emitir somente UM MDF-e relacionado os dois CT-e.

 

Se você utiliza o programa gratuito para emitir o CT-e, saiba que existe também um para emitir o MDF-e.

 

Agora se você tem um programa próprio desenvolvido por um funcionário da sua transportadora ou por terceiro, questione sobre a opção de emissão de MDF-e nesse programa.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3430 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.