Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 4839 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Moderadores
Postado

Boa tarde a todos!

Como sempre a legislação deixa muito a desejar, ainda mais o suporte da SEFAZ. Talvez tenha alguém aqui do fórum que já passou pela mesma situação que a minha. Minha dúvida é a seguinte:

Eu tenho um cliente que fabrica e vende baldes de sorvete e caixas de picolés a seus clientes revendedores. Esse mesmo cliente meu tbm vende para consumidor final através de ECF em uma loja na frente da fábrica. Atualmente os cadastros de produtos da ECF e da NFe ficam em bancos separados. Eu estou tentando unir esses dois pois assim me dará mais informação em um lugar somente para eu não ter que ficar montando dados, ainda mais para geração de SPED e Sintegra. Atualmente no programa da ECF, tem um produto de venda chamado SORVETE A QUILO. E os picolés cadastrados à UN. Então vejam que há uma questão de coeficiente de unidade de medida tanto para venda de ECF quanto para NFe. Eu pensei em acabar com o banco de dados da ECF e deixar no programa da NFE o produto SORVETE A QUILO e cadastrar um produto chamado PICOLE DIVERSOS SABORES, para assim, vende-los na ECF. Eu não sei se a minha ideia pode ser feita. Por isso peço a ajuda dos companheiros para me ajudar a solucionar essa questão. Se não ficou claro minha exposição, pode perguntar que complemento a dúvida.

Obrigado a todos desde já,

Att.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Formiga-MG

Postado

Olá.

Bom... passamos por situações semelhantes...

Não tenho um exemplo com sorvete, mas tenho um com milho (e até outros, de padaria, produtos de limpeza, restaurante, malharia/roupas/tecidos, supermercado, etc...)

Veja... A fábrica de rações compra milho em toneladas... e o que é pior... às vezes esse milho adquirido fica armazenado em outros locais... daí, existem os campos para o local (inclusive cnpj) onde o produto se encontra, no inventário (creio que registros no grupo H no Sped).

Daí, esta fábrica transforma parte do milho em ração, triturando, misturando, etc, com outros ingredientes.

E também ensaca o milho em embalagens diferentes, sacos de 50kg, 25kg, 10kg, para revenda e para venda na própria loja da fábrica, que, por sua vez, abre também estes sacos para venda a granel!

E, caso você não tenha deparado com isto ainda, a fábrica é obrigada a registrar tudo num livro chamado Livro de Controle da Produção e do Estoque...

As operações que "transformam" o milho em tonelada em milho ensacado ficam registradas naquelas formulas de produção exigidas no PAF.

Mas vamos lá...

No cadastro de estoque há:

CodInt   Codigo EAN     Un   Descricao

-------  -------------  ---  ------------------

001200   0000000012003  ton  Milho de Goias

301117   7894045056062  UN   Saco de Milho 50kg

301118   7894045056073  UN   Saco de Milho 25kg

301119   7894045056081  UN   Saco de Milho 10kg

417121   0000000000017  KG   Milho a granel

Pulando a entrada do milho em tonelada e sua transformação em sacas de 50kg, 25kg, 10kg, vamos para o que acontece na loja... Cada vez que o gerente da loja abre um saco de milho de 50kg, registra uma nota no sistema dando baixa em um saco de 50kg e dando entrada em 50 quilos de milho a granel. Cada vez que um cliente faz uma compra, o vendedor pesa o milho na balança que imprime um codigo de barras que se inicia por "2" e com o valor em reais a pagar. No caixa, o PAF-ECF entende que todos os codigos iniciados por "2" são produtos pesáveis e decodificam o valor, por exemplo, assim:

2000100005001

abbbbcccccccd

Onde:

a = 2 = identifica que é um produto pesavel

b = 0001 = identifica o codigo do produto. O sistema irá calcular o DV EAN (obtendo 17) e encontrar o

produto (o milho a granel), obtendo seu valor unitário.

c = 0000500 = o valor a ser pago pelo consumidor, no caso, R$ 5,00.

d = digito verificador do codigo impresso pela balança

Finalmente, o PAF-ECF irá calcular a quantidade dividindo o valor a pagar pelo valor unitário.

Alguns estabelecimentos fazem o seguinte: de duas a três vezes por mês, observam os produtos que ficaram com o estoque negativo e só então "transferem" o estoque do produto principal para o produto fracionado.

Bom... e tem outro jeito? claro... tem sim...

Pode-se baixar o estoque, fracionadamente, diretamente no produto principal... porém isto dificulta a

própria conferência do estoque... mas alguns podem preferir assim...

Lembrando que as balanças podem ser programadas para imprimir o valor a pagar ou a quantidade pesada... e, claro, a pesagem também pode ser digitada diretamente pelo operador no próprio PAF-ECF...

Não se vê bem com insolação... É essencial cobrir os olhos...

• Moderadores
Postado

Bom dia paulo!

Pelo que vejo em seu comentário, é interessante então para o meu caso manter o cadastro da caixa de picoles fechada e tbm manter um cadastro unitário para venda em ecf, correto? Eu não vejo outra solução que não seja essa. Obrigado pela ajuda!

Abraço

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Formiga-MG

Postado

Sim... esta é uma alternativa.

Você irá "transferir" as caixas de picolés do estoque da fabrica para o estoque da loja.

Cada caixa aberta para venda unitária, obrigará a baixar uma caixa no estoque e dar entrada nos picolés (12 unidades, por exemplo)...

Logo, no ECF você pode fazer a venda tanto de caixas fechadas como de unidades...

Ok?

Abraços

Não se vê bem com insolação... É essencial cobrir os olhos...

• Este tópico foi criado há 4839 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.