Elias Calory Postado 9 Junho, 2017 Postado 9 Junho, 2017 Estou implementando emissao de CTe OS para transporte de pessoas. Informo o emitente e o tomador (tag ide.toma4). Ide.Toma4.Toma := tmOutros; E informo os demais campos no ide.toma4 dos dados do tomandor, ao enviar me retorna o erro: Project xxx.exe raised exception class EACBrDFeException with message 'O tomador do servico deve estar informado para transporte de pessoas e valores'. Alguém poderia me ajudar, tem alguma dica do que pode estar errado?? 41170610254864000193670010000000011062017150-cte.xml
Moderadores BigWings Postado 9 Junho, 2017 Moderadores Postado 9 Junho, 2017 Tópico movido para o fórum apropriado. BigWingsAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC
Gabriel Bonzanini Postado 26 Junho, 2017 Postado 26 Junho, 2017 Também estou passando pelo mesmo problema. Parece que o componente está ignorando os valores preenchidos na tag Ide.toma4 para o modelo 67.
Moderadores BigWings Postado 26 Junho, 2017 Moderadores Postado 26 Junho, 2017 14 minutos atrás, Gabriel Bonzanini disse: Também estou passando pelo mesmo problema. Parece que o componente está ignorando os valores preenchidos na tag Ide.toma4 para o modelo 67. Experimente preencher os dados do tomador na tag "toma": with ACBrCTe1.Conhecimentos.Add.CTe do begin Ide.cUF := UFtoCUF(edtEmitUF.Text); Ide.cCT := StrToInt(NumCTe); Ide.CFOP := 6932; Ide.natOp := 'PRESTACAO SERVICO TRANSPORTE INICIO OUTRA UF FORA DO ESTADO'; Ide.modelo := 67; [...] //Adiciona dados do tomador do serviço toma.CNPJCPF := '999999999999'; toma.IE := 'XXXXXXXXXXXXXXXX'; toma.xNome := 'XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX'; toma.xFant := ''; toma.fone := ''; 2 BigWingsAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC
Gabriel Bonzanini Postado 28 Junho, 2017 Postado 28 Junho, 2017 Em 26/06/2017 at 20:06, BigWings disse: Experimente preencher os dados do tomador na tag "toma": with ACBrCTe1.Conhecimentos.Add.CTe do begin Ide.cUF := UFtoCUF(edtEmitUF.Text); Ide.cCT := StrToInt(NumCTe); Ide.CFOP := 6932; Ide.natOp := 'PRESTACAO SERVICO TRANSPORTE INICIO OUTRA UF FORA DO ESTADO'; Ide.modelo := 67; [...] //Adiciona dados do tomador do serviço toma.CNPJCPF := '999999999999'; toma.IE := 'XXXXXXXXXXXXXXXX'; toma.xNome := 'XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX'; toma.xFant := ''; toma.fone := ''; Perfeito BigWings, muito obrigado.
Membros Pro WINDEL Postado 6 Dezembro, 2018 Membros Pro Postado 6 Dezembro, 2018 Boa tarde! Queria ver se podem me ajudar ou sugerir alguma possível solução para o meu caso. Estou tendo problemas com o preenchimento dessas tags do grupo "toma", que foram indicadas acima. Tive que enviar um CTe OS onde o tomador do serviço é não contribuinte (no caso indIEToma = 9 ), porem o meu xml não aprova, dizendo que a IE do tomador é inválida. Entrei em contato com o Sefaz-RS e eles me esclareceram que eu deveria estar enviando o grupo "toma4" e que esse outro grupo "toma" sugerido acima é na verdade Opcional para excesso de bagagem. Verificando o manual, realmente encontrei o que eles estavam falando, conforme segue: Com base nisso, fiz algumas alterações no meu fonte e passei a alimentar os campos do grupo "toma4" ao invés do mencionado anteriormente, porem o componente parece ignorar o preenchimento deles e nesse caso não preenche tomador nenhum no xml gerado, ficando conforme o xml anexo. OBS: pelo o que verifiquei a impressão do CTe OS tambem estaria comprometida uma vez que busca informações do grupo "toma" ao invés do "toma4". CTe43181209188235000123670010000004031000120128-erro.xml
Consultores Italo Giurizzato Junior Postado 6 Dezembro, 2018 Consultores Postado 6 Dezembro, 2018 Boa tarde Windel O grupo <toma4> só existe no CT-e (modelo 57) no CT-e OS (modelo 67) temos o grupo <toma> conforme consta no manual. O grupo <toma> só não é gerado em caso de Excesso de Bagagem, veja no seu XML que a tag <tpServ> tem o valor 6 que significa Transporte de Pessoas, ou seja Fretamento. Logo, devemos gerar o grupo <toma>. Como você informando 9 em indIEToma isso significa que o tomador não é contribuinte, neste caso a tag <IE> dentro do grupo <toma> não deve ser gerada. Se o tomador for contribuinte mas é isento a tag <IE> deve ser gerada com a palavra "ISENTO". 1 1 Italo Giurizzato Junior Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC Analista de Sistemas / Araraquara-SP Araraquara - A era dos Trólebus
Membros Pro WINDEL Postado 6 Dezembro, 2018 Membros Pro Postado 6 Dezembro, 2018 Primeiramente, muito obrigado pelo retorno Ítalo! Pois é, eu tambem tinha esse entendimento que você comentou acima, inclusive a um bom tempo emitimos o CTe OS pelo componente dessa forma e nunca houve problema. Porem enviando desse jeito, o xml não aprovou mostrando a rejeição 719 "IE do Tomador não informada" e o retorno que obtive do Sefaz RS, me diz o seguinte (vou colar a imagem do email aqui, mas se necessário posso lhe encaminhar o email tambem): OBS: retornei esse email para eles pedindo um exemplo de como ficaria então esse xml, pois creio que seja um equívoco da parte deles.
Consultores Italo Giurizzato Junior Postado 6 Dezembro, 2018 Consultores Postado 6 Dezembro, 2018 Winder, Essa pessoa da SEFAZ que lhe respondeu esta mais por fora do que umbigo de vedete. O grupo <toma4> esta definido no schema chamado cteTiposBasico_v3.00.XSD na linha 453 portanto dentro da definição do tipo TCTe que se encontra na linha 114. Por outro lado o grupo <toma> esta definido na linha 2881, portanto dentro da definição do do tipo TCTeOS que se encontra na linha 2394. Resumindo, se você vai emitir um CT-e o componente se utiliza da definição do tipo TCTe, por outro lado se for emitir um CT-e OS ele se utiliza da definição do tipo TCTeOS e dentro desse tipo não existe o grupo <toma4>. 1 1 Italo Giurizzato Junior Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC Analista de Sistemas / Araraquara-SP Araraquara - A era dos Trólebus
Membros Pro WINDEL Postado 7 Dezembro, 2018 Membros Pro Postado 7 Dezembro, 2018 Mais uma vez agradeço seu retorno Ítalo. Estive em contato com eles mais uma vez, segue a resposta confirmando o uso do grupo "toma4" no CTe-OS. Pelo o que dizem, seria nesse caso onde o tomador é não contribuinte. Isso tudo não está fazendo sentido, por isso vamos verificar qual o comportamento do emissor gratuito para um CTe-OS nessa mesma situação. 1
Membros Pro WINDEL Postado 7 Dezembro, 2018 Membros Pro Postado 7 Dezembro, 2018 Verifiquei o emissor gratuito de conhecimentos de carga disponibilizado pelo Sebrae, porem aquele não emite CTe-OS, somente conhecimentos modelo 57. Portanto, se alguém tiver passado por isso ou por alguma situação similar, estou aberto a sugestões. Muito obrigado! 1
Moderadores BigWings Postado 7 Dezembro, 2018 Moderadores Postado 7 Dezembro, 2018 2 horas atrás, WINDEL disse: Verifiquei o emissor gratuito de conhecimentos de carga disponibilizado pelo Sebrae, porem aquele não emite CTe-OS, somente conhecimentos modelo 57. Portanto, se alguém tiver passado por isso ou por alguma situação similar, estou aberto a sugestões. Você já verificou se o tomador realmente é não contribuinte, ou seja, não possui inscrição estadual ativa? 1 BigWingsAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC
Amarildo de Matos Postado 7 Dezembro, 2018 Postado 7 Dezembro, 2018 boa tarde.. windel caso voce ainda nao resolveu o seu problema,, gere novamente o xml do cte-os, e me mande para dar uma olhada.. estou mandando um exemplo com cnpj..la no meu cliente, ainda nao precisamos fazer nenhum cpf. blz. exemplo_cteos_cnpj.xml 1
Membros Pro WINDEL Postado 7 Dezembro, 2018 Membros Pro Postado 7 Dezembro, 2018 Boa tarde pessoal! Obrigado pelo retorno! Respondendo ao BigWings: Sim nesse caso o tomador do serviço é um não contribuinte, trata-se da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (CNPJ 92941681000100). Essa secretaria tem várias inscrições estaduais, porem nenhuma para a cidade de Porto Alegre. Fiz a consulta pelo próprio site do Sefaz RS. Respondendo ao Amarildo: Segue anexo o xml original gerado com o grupo "toma" e sem a tag de IE, já que o tomador está definido como não contribuinte. OBS: se enviar para o portal esse xml ocorre a rejeição 719 - " IE do Tomador não informada" CTe43181209188235000123670010000004041000120168.xml
Moderadores BigWings Postado 7 Dezembro, 2018 Moderadores Postado 7 Dezembro, 2018 28 minutos atrás, WINDEL disse: Sim nesse caso o tomador do serviço é um não contribuinte, trata-se da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (CNPJ 92941681000100). Essa secretaria tem várias inscrições estaduais, porem nenhuma para a cidade de Porto Alegre. Fiz a consulta pelo próprio site do Sefaz RS. Vi que já tinha essa informação no e-mail que você citou, eu não tinha lido com atenção. Infelizmente o problema parece ser do Manual, que não previu essa exceção para o caso do CTe-OS. Mesmo na tag indIEToma do gruop "Leiaute CTe-OS - Estrutura Genérica" a observação faz menção à IE do tomador informado no grupo toma3 ou toma4, sendo que esses grupos não podem ser gerados no CTe-OS modelo 67. Apenas como ilustração, alterei o teu XML removendo a assinatura e alterando o grupo toma para toma4, e fiz a validação pelo validador da SEFAZ-RS, retorna o erro: Citar Resultado da Validação do Schema e Conferência da Assinatura: PARSER XML:OK TIPO DE MENSAGEM:CT-e OS SCHEMA:The element 'infCte' in namespace 'http://www.portalfiscal.inf.br/cte' has invalid child element 'toma4' in namespace 'http://www.portalfiscal.inf.br/cte'. List of possible elements expected: 'toma, vPrest' in namespace 'http://www.portalfiscal.inf.br/cte'. The element 'CTeOS' in namespace 'http://www.portalfiscal.inf.br/cte' has incomplete content. List of possible elements expected: 'Signature' in namespace 'http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#'. Fica claro que pelos Schemas o toma4 não é aceito no CTe-OS, como o Italo já tinha mencionado. Concluindo, se não for possível informar nesse documento uma das IE do tomador cadastradas na UF, creio que não conseguirá emitir esse CTe até que façam o ajuste incluindo também o grupo toma como exceção da validação no Manual. 2 1 BigWingsAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC
Membros Pro WINDEL Postado 10 Dezembro, 2018 Membros Pro Postado 10 Dezembro, 2018 Olá BigWings, obrigado pelo seu retorno! Vou tentar usar isso para convencer o Sefaz que há esse furo no layout deles e ver como proceder nessa situação. Assim que eu tiver outro retorno deles vou postar o desfecho da situação aqui. Muito obrigado pela ajuda de todos vocês. 2
Consultores Italo Giurizzato Junior Postado 10 Dezembro, 2018 Consultores Postado 10 Dezembro, 2018 Bom dia Windel, A questão não é o layout do XML do CT-e OS ou o Schema que valida o mesmo e sim as regras de validação que se encontram no WebService da SEFAZ. Se as regras estão corretas o problema então recai ao cadastro dessa Secretaria junto a SEFAZ. Eu não entendi, como uma Secretaria que tem um único CNPJ possui varias Insc. Estaduais? Se uma empresa possui uma Insc. Estadual a mesma é valida para o Estado inteiro, logo não importa a cidade. Uma coisa é a Insc. Estadual e outra é a Insc. Municipal, essa sim é por município. 1 Italo Giurizzato Junior Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC Analista de Sistemas / Araraquara-SP Araraquara - A era dos Trólebus
Éva Cleidiane Coutinho Postado 16 Janeiro Postado 16 Janeiro Bom dia. Tudo bem ? Estou tentando emitir um CTeOS de transporte de pessoas e na hora de enviar à SEFAZ estou recebendo um erro de Percurso inválido Seguindo o MOC 4.00, visualizei que não seria necessário informar as UFs de Inicio e Fim dentro das tags <infPercurso> Exemplos: RS > SC não precisaria aparecer as Tags <infPercurso>... testei mantendo as tags e informando as duas UFs e mesmo assim acabo recebendo este erro de Percurso. Se o caminho for RS > SC > PR, o que teria na tag é somente a UF de SC, assim funciona.. Minha dúvida é se sabem informar o motivo do por que aparecer este erro quando for o mesmo estado ou então fronteiras??
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 16 Janeiro Moderadores Postado 16 Janeiro Creio que seria bom cria um novo tópico com suas informações. pois o último post é de 6 anos atrás e está bem desatualizado quanto a versão de hoje 1 Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Recommended Posts