Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

• Este tópico foi criado há 3025 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Fundadores
Postado

Seria um início de um movimento OpenSource para o Delphi ?

Na minha opinião...só isso salvaria a linguagem de cair no esquecimento...

Hoje em dia..ninguém da nova geração usa Pascal... afinal porque pagar (caro) para aprender programação 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

• Moderadores
Postado

@Daniel Simoes

Não sou perito mas gostaria de compartilhar minha opinião.

Seria um início de um movimento OpenSource para o Delphi ?

Vejo essa atitude deles não passar de uma estrategia de marketing.

A ferramenta está fantástica e precisa urgentemente de novos adeptos para continuar crescendo, hoje se consegue integrar os três mundos (Web, Desktop e Mobile) com uma unica ferramenta.

Ainda tem a promessa de compilar para linux ainda esse ano.

Logico que a versão Free é bem limitada, mas para projetos enxutos e com poucos dependências se consegue produzir bons projetos.

Na minha opinião...só isso salvaria a linguagem de cair no esquecimento...

Tantos já falaram da morte do Delphi e ele tá ai vivinho e com inúmeros recurso nativos (Http, JSON e uma infinidade de outras melhorias) e pra mim não cai no esquecimento por enquanto.

Hoje em dia..ninguém da nova geração usa Pascal... afinal porque pagar (caro) para aprender programação 

Concordo que essa nova geração não tem o perfil de construir e sim de "usar" recursos mas pra mim que sou da geração X  ainda gosto desse desafio.

Não concordo muito com a questão do "Caro" por ser Caro, temos que investigar e pedir para detalhar o preço o vendedor sempre vai vender o que lhe gerar uma comissão maior.

Depende do comprador escolher os recurso e exigir um preço justo.

Postado
5 horas atrás, Waldir Paim disse:

@Daniel Simoes

Não sou perito mas gostaria de compartilhar minha opinião.

Vejo essa atitude deles não passar de uma estrategia de marketing.

A ferramenta está fantástica e precisa urgentemente de novos adeptos para continuar crescendo, hoje se consegue integrar os três mundos (Web, Desktop e Mobile) com uma unica ferramenta.

Ainda tem a promessa de compilar para linux ainda esse ano.

Logico que a versão Free é bem limitada, mas para projetos enxutos e com poucos dependências se consegue produzir bons projetos.

Tantos já falaram da morte do Delphi e ele tá ai vivinho e com inúmeros recurso nativos (Http, JSON e uma infinidade de outras melhorias) e pra mim não cai no esquecimento por enquanto.

Concordo que essa nova geração não tem o perfil de construir e sim de "usar" recursos mas pra mim que sou da geração X  ainda gosto desse desafio.

Não concordo muito com a questão do "Caro" por ser Caro, temos que investigar e pedir para detalhar o preço o vendedor sempre vai vender o que lhe gerar uma comissão maior.

Depende do comprador escolher os recurso e exigir um preço justo.

Boa noite,

Entrando um pouco na discussão.

Estou saindo da empresa em que trabalho para montar um  negócio próprio, programo em Delphi (comecei no 7, mais recentemente por causa do ACBr passei a usar o 2010) desde meus 16 anos quando fiz um técnico (ETEC). De lá pra ca conclui meu técnico, fiz minha faculdade e estou a 5 anos trabalhando como programador (faço parte da galera que trabalhava e estudava rs). Hoje tenho 23, se é que isso importa, faço parte da geração Y.

Bem, toda essa introdução foi pra dizer que hoje, montando meu negócio, mesmo fazendo inicialmente um sistema quase 100% desktop eu nem cogitei Delphi (Pascal). Estou "rasgando" 5 anos de experiência por 3 cursos que fiz em paralelo e mais o que aprendi "sofrendo" com C# (vi Java e PHP na faculdade).

Estou com meu software quase pronto (90%), sofri com falta de componentes para NFe (achei o Zeus), sofri com falta de componente para SAT (inicialmente eu fiz um projetinho a parte em Lazarus, agora uso o ACBrNet.Sat). Sofri com a falta de gerador de relatório decente e comprei o FastReports (única ferramenta que tive que comprar). Em nenhum momento batendo cabeça cogitei "apelar" e tentar um Delphi ou Lazarus, meu projeto tem uns 8/9 meses já e desse tempo pra cá só vejo mais e mais soluções no GitHub, muita coisa que procurei no começo do projeto e não achei agora está disponível... além de que uso o Visual Studio 2015 community de graça (uma ferramenta ESPETACULAR por sinal).

A empresa que eu estou saindo precisa de um programador Delphi, não paga mal, pra minha região ta na média... e bem, só acha programadores C#, Java e PHP... ou estagiário...

Aqui aonde moro pelo menos, não se ouve mais Delphi nas faculdades, nos cursos, na roda entre amigos programadores... Então, permita-me discordar, mas pelo menos na minha opinião, sim o Delphi está morrendo.

PS: Que fique claro que não torço por isso, "vivo do Delphi" a 5 anos, me deu carro, moto, roupa, comida... mas...

Abraço, boa semana.

Marcos Gerene

[email protected]

• Moderadores
Postado

@Marcos Gerene

Toda e qualquer ferramenta só cresce com muito investimento e muita colaboração um exemplo disso é o nosso ACBr! crescendo dia a dia.

Posso até concordar que as outras linguagens evoluíram muito e ganharam grande espaço, eu mesmo uso Java para mobile e Angular para Web e Delphi para Desktop e Servidores.

Não sou defensor ferrenho do Delphi, sei que ele sofreu muito com a má gestão da CodeGear mas na mão da Embarcadero ele voltou a evoluir consideravelmente.

Experimente usar a família XE de preferencia XE8 em diante, você vai encontrar recurso nativos que existia só nas grandes linguagens.

Hoje já até cogito comprar a licença para Mobile mas devo concordar que a E. do Brasil não tem muito jogo de cintura para conseguir preços atraentes e ainda temos o dilema da cotação do dólar,

se sobe nosso preço sobe e e baixa nosso preço não baixa, coisa do Brasil.

Mas a ferramenta está incrível e com certeza ainda vamos ouvir dela pelo mundo a fora.

• Este tópico foi criado há 3025 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...