Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Perguntas Conceituais


quartarollo
  • Este tópico foi criado há 2979 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá pessoal, tudo bem?

Estou mexendo com a parte de nota fiscal eletrônica de serviços. Tenho umas duvidas conceituais, procurei algumas informações, mas, estão meio vagas, vamos lá

1) O meu sistema é encarregado de gerar e controlar o numero de RPS por nota, certo?

2) O "verdadeiro" numero da nota fiscal quem vai gerar será a prefeitura quando enviar o RPS me retornando o xml com esses dados, certo?

 

Obrigado pela atenção !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite,

Se tratando da NFS-e o que a sua aplicação vai gerar e enviar é o RPS - Recibo Provisório de Serviço que deverá ser numerado sequencialmente.

Outra coisa importante ao enviar o Lote de RPS devemos informar o numero do Lote.

Te aconselho que o numero do Lote também seja um numero sequencial controlado pela sua aplicação, pois alguns provedores rejeitam o Lote caso este tenha o mesmo numero de outro já enviado.

O provedor ao receber o Lote de RPS vai valida-lo, estando tudo OK retorna o XML da NFS-e - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica que terá um numero sequencial.

O numero da NFS-e é gerado pelo provedor e não necessariamente é igual ao numero do RPS.

Espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Mas, se não é o grande Italo !!! Um dos mestres do ACBR.

Muito obrigado pela atenção e resposta  Agora vai funcionar sozinho, ahahaha.

Só mais uma duvida, pelo numero de lote eu consulto a situação do lote e me é retornado a lista de notas fiscais, e, eu preciso varrer essa lista para a partir do RPS atualizar em meu sistema o numero da nota e o xml de retorno, estou certo?

E posso consultar também a nota pelo RPS, estou certo?

Obrigado !!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

O componente ACBrNFSe tem vários métodos de Consulta, um detalhe importante nem todos estão disponíveis para todos os provedores.

São eles:

    function ConsultarSituacao(AProtocolo: String; const ANumLote: String = ''): Boolean;

Como o próprio nome diz consulta a situação do lote que acaba de ser enviado, temos que informar obrigatoriamente o numero do protocolo para que a consulta seja realizada, os provedores que seguem a versão 2 do layout da ABRASF normalmente não tem essa consulta disponível.

O retorno dela diz se o Lote foi recebido ou não, se sim, se esta em processamento, se já foi processado a situação do mesmo, ou seja, processado com sucesso ou com falhas.

    function ConsultarLoteRps(ANumLote, AProtocolo: string): Boolean;

Essa consulta temos que informar o numero do lote e protocolo, ela nos traz como resposta o XML das notas geradas pelo provedor ou a lista de erros caso o lote tenha sido processado com falhas.

    function ConsultarNFSeporRps(ANumero, ASerie, ATipo: String): Boolean;

Essa consulta informamos o numero a série e tipo de 1 RPS e temos como resposta o XML da NFS-e.

    function ConsultarNFSe(ADataInicial, ADataFinal: TDateTime; ANumeroNFSe: String = ''; APagina: Integer = 1;
      ACNPJTomador: String = ''; AIMTomador: String = ''; ANomeInter: String = ''; ACNPJInter: String = ''; AIMInter: String = ''; ASerie: String = ''): Boolean;

Essa consulta tem inúmeros parâmetros e nos permite obter como resposta, por exemplo todas as NFS-e dentro de um período.

Um detalhe importante, o componente tem uma propriedade chamada ConsultaLoteAposEnvio, se o valor for True, todo o processo de envio e consulta é realizado automaticamente.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Se eu utilizar, por exemplo, a função ConsultarLoteRps e retornar true, então para eu varrer as notas deste lote bastaria eu ler essa coleção de notas através do comando e propriedade

for I := 0  to ACBrNFSe.WebServices.ConsLote.RetornoNFSe.ListaNFSe.CompNFSe.Count-1 do

      ACBrNFSe.WebServices.ConsLote.RetornoNFSe.ListaNFSe.CompNFSe.Items.NFSe.Numero;

Mas, como vou saber se a nota foi confirmada.

Vi num código antigo esta linha WebServices.ConsLote.NotasFiscais.Items.Confirmada. Isto não funciona mais, foi alterado. Beleza, mas, agora como faria para saber se a nota foi confirmada ou rejeitada?

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite,

Ao ler essa lista, você vai estar lendo todas as notas confirmadas.

Uma nota não confirmada não vai constar nessa lista.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2979 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.