Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 2367 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Bom dia!

Eu possuo um sistema feito em Delphi 7 + Firebird 2.5 com componentes de conexão da paleta InterBase. 
Em uma das minhas rotinas, é realizada a baixa de estoque do produto através de Expedição de pedido de venda.
Estou com o seguinte problema: Ao fazer a expedição de um mesmo produto, simultaneamente, em terminais diferentes (e pedidos de venda diferentes), o sistema trava e logo após destravar exibe a seguinte mensagem de erro: "deadlock / concurrent transaction number is 14297". Segue o código:

IBTransAtualizacao.StartTransaction;
try
  ExpedirItem(StrToInt(edtCodigo.Text)
             ,poItemExpedido.nQuantidade
             ,poItemExpedido.nQuantidadeUP
             ,cdsItensVendaITE_QTD_EXPEDIDO.AsFloat
             ,cdsItensVendaITE_QTD_UP_EXPEDIDO.AsFloat
             );
  IBTransAtualizacao.Commit;
except
  on E: Exception do
  begin
    IBTransAtualizacao.Rollback;
    MensagemFalha('Expedição não executada!');
  end;
end;

Toda operação está ligada no mesmo Transaction (IBTransAtualizacao).
Dentro do método ExpedirItem, faço algumas consultas na tabela ANDAMENTO_ESTOQUE (Esta por sua vez armazena toda movimentação de estoque do sistema por produto) para poder recalcular o saldo do produto que está sendo expedido e assim poder dar baixa do mesmo no estoque (Atualizar o campo PRO_ESTOQUE da tabela PRODUTO).
O deadlock provavelmente ocorre porque ao consultar simultaneamente a tabela ANDAMENTO_ESTOQUE cruzando (JOIN) com a tabela PRODUTO, o firebird bloqueia o registro referente ao produto que está sendo expedido. Mas está tudo ligado na mesma transação. Alguém sabe como resolver o problema do deadlock? Como faço para trabalhar com "fila"? Ex: Caso a transação em um terminal tente acessar um registro que já está sendo utilizado por outro, o sistema aguarde até o registro ser "liberado"? A propriedade Params do IBTransAtualizacao está como:

read_committed
no_rec_version
wait

Obrigado desde já!

• Consultores
Postado
Em 07/07/2016 at 10:38, Flávio_Petu disse:

falai brother... tenta utilizar o CommitRetaining no lugar do commit

Isso não vai resolver. Pelo contrário, pode até piorar a situação...

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
  • Consultores
Postado
16 horas atrás, Flávio_Petu disse:

porque poderia piorar EMBarbosa ??

não entendi

CommitRetaining mantém a transação aberta. Qualquer outra transação concorrente com o parâmetro "wait" também vai ficar esperando a transação.

Via de regra, toda transação deve permanecer aberta pelo menor tempo possível. Isso também é importante para que o servidor possa executar o "Sweep" no momento apropriado.

Faz uma pesquisa no google sobre CommitRetaining e Firebird... Provavelmente vai encontrar muita informação, principalmente no grupo de suporte do firebird no yahoo.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Postado

Usa stored procedures, nas rotinas criticas, fazendo todo o procedimento nela, também nos procedimentos concorrentes, isso resolve o problema.

Por exemplo esse TRIGGER é parecido com o que vc tem que fazer

CREATE TRIGGER "AJ" FOR "PED_IT_TMP"
ACTIVE BEFORE INSERT POSITION 0
as
declare variable DATA TIMESTAMP;
declare variable QT_VENDAS NUMERIC(9, 3);
declare variable N_VENDAS NUMERIC(9, 3);
declare variable QTD NUMERIC(9, 3);
declare variable NQT NUMERIC(9, 3);
declare variable QT NUMERIC(9, 3);
declare variable TP VARCHAR(10);
declare variable DT INTEGER;
declare variable TOT DECIMAL(9, 3);
begin
data=CURRENT_DATE;
qt=PED_IT_tmp.QUANT;
select tipo from pedidos where cod=PED_IT_tmp.cod_ped into tp;
select vendas,qt_vend,pro_eqtd  from produto1 where COD=PED_IT_tmp.cod_prod  INTO :qt_vendas,:N_vendas,:qtd;
if (tp<>'Devolucao') then
begin
nqt=:qtd-:qt;
update produto1 set pro_eqtd=:nqt,
dt_ult_vend=:data,
qt_ult_vend=:QT,
qt_vend=:N_vendas+1,
vendas=:qt_vendas+:qt,
VAL_COMP=(PRO_CUSTO*:NQT),
VAL_VEND=(PRO_VVEND*:NQT) WHERE COD=PED_IT_tmp.cod_prod ;
end
else
begin
nqt=:qtd+:qt;
update produto1 set pro_eqtd=:nqt,
dt_ult_vend=:data,
qt_ult_vend=:QT,
qt_vend=:N_vendas-1,
vendas=:qt_vendas-:qt,
VAL_COMP=(PRO_CUSTO*:NQT),
VAL_VEND=(PRO_VVEND*:NQT) WHERE COD=PED_IT_tmp.cod_prod ;
end

end

ele atualiza uma movimentação inteira (tipo todos os itens de um pedido), a partir dessa stored procedure

CREATE PROCEDURE "AJUSTA_EST_TOTAL"
(
  "C_PED" INTEGER
)
AS
BEGIN EXIT; END ^

ALTER PROCEDURE "AJUSTA_EST_TOTAL"
(
  "C_PED" INTEGER
)
AS
declare variable CLI INTEGER;
declare variable TIPO VARCHAR(15);
declare variable TP VARCHAR(1);
begin
insert into PED_IT_TMP select * from "PED_IT" where cod_ped=:c_ped;
delete from PED_IT_TMP where cod_ped=:c_ped;
select cli,tipo from pedidos where cod=:"C_PED" into :cli,:tipo;
execute procedure tp1 :tipo RETURNING_VALUES :tp;
if (tp='V') then tp='P';
update pedidos set
fechado='T',
blq='T',
data=current_date,
hora=current_time where cod=:c_ped;
update ped_it set
data=current_date,
tipo=:"TP" where cod_ped=:c_ped;
update EMPRESA set DT_ULT_COMP=current_date where empr_cod=:cli;
  suspend;
end

a única informação que trafega na rede é o nº do pedido, mesmo com 20 transações diferentes o FB gerencia.

Eu passo todo trabalho para o servidor FB, em 80% das tarefas, é mais rápido e sem erros.

espero ter dado uma dica, pode dar trabalho no inicio, mas resolve.

Postado (editado)

Bom dia pessoal,

Agradeço pelas dicas. Consegui resolver o problema com a seguinte lógica: O sistema tenta fazer a operação (try), se não conseguir (cair em um except) ele tenta novamente mais 4 vezes. Se conseguir fazer a operação sem dar deadlock, interrompe o loop e dá um commit, senão, se não conseguir em nenhuma das 5 tentativas, gera uma exceção com uma mensagem informativa e legível para o usuário e aborta a operação seguido de um rollback. Analisei e testei bem os locais na aplicação onde isso poderia afetar e pelo que vi deu tudo certo, não ocasionou nenhum outro problema e a operação foi executada corretamente. Obrigado a todos.

Editado por Murilo Sousa
  • Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado

@Murilo Sousa, @Gerson De Simone, @EMBarbosa, o post é antigo,  e se puderem dar uma ajuda, agradeço.

Estou com o seguinte ambiente, Firebird 2.5 em servidor linux, Delphi XE com DBEXPRESS (  sistema legado ),  umas 50 estações realizando atendimentos.

O componente do tipo TSQLConnection esta configurado assim :

blobsize=-1
commitretain=False
waitonlocks=True
isolationlevel=ReadCommitted
trim char=False

Durante toda a operação de atendimento, não ocorre nenhum problema, o problema de DEADLOCK ocorre quando vai ser finalizado a operação.

Ao ser finalizado é chamado a Stored Procedure  'SP_PROCESSA' e tenho por vezes mensagens do tipo de que a mesma esta em uso ou ela é acessada e em um dado ponto do processamento ocorre o  DEADLOCK

A procedure esta sendo chamada assim :

try
  sqlSP := TSQLStoredProc.Create(nil);
  try
    sqlSP.SQLConnection := Conn;
    T := Conn.BeginTransaction(TDBXIsolations.ReadCommitted);
    with sqlSP do
     begin
       StoredProcName := 'SP_PROCESSA';
       ParamByName('IN_DADOS').AsString := 'STRING DE PARAMETROS'
       ExecProc;
     end;  
    Conn.CommitFreeAndNil(T)
  finally
    FreeAndNil(sqlSP);
  end;
except
  Conn.RollbackFreeAndNil(T);
end;

O que é mais estranho é que quando ocorre o DEADLOCK e da o exception é solicitado o Rollback e mesmo assim certas partes do processamento NÃO SÃO DESFEITAS.

PROCEDURE SP_PROCESA(IN_DADOS)
/* PASSOS ILUSTRATIVOS */ 
BEGIN

1 - VARIAVEIS RECEBEM VALORES DE SELECTS;

2 - EXECUTE PROCEDURE BAIXA_ESTOQUE;

3 - EXECUTE PROCEDURE LANCA_COMISSAO;

4 - EXECUTE PROCEDURE ATUALIZA_STATUS;

END;

Não tenho como colocar em uma TRIGGER como sugerido pelo colega @Gerson De Simone mas tudo já está dentro de uma stored procedure

ACHO que nesse caso eu não deveria explicitamente controlar a transação e deveria fazer assim :

try
  sqlSP := TSQLStoredProc.Create(nil);
  try
    sqlSP.SQLConnection := Conn;
    with sqlSP do
     begin
       StoredProcName := 'SP_PROCESSA';
       ParamByName('IN_DADOS').AsString := 'STRING DE PARAMETROS'
       ExecProc;
     end;  
  finally
    FreeAndNil(sqlSP);
  end;
except
;
end;

Isso bastaria para o próprio Firebird controlar a transação ou teria que fazer algo do tipo :

WHEN ANY DO
    begin
      IN AUTONOMOUS TRANSACTION DO
        BEGIN
          1 - VARIAVEIS RECEBEM VALORES DE SELECTS;

2 - EXECUTE PROCEDURE BAIXA_ESTOQUE;

3 - EXECUTE PROCEDURE LANCA_COMISSAO;

4 - EXECUTE PROCEDURE ATUALIZA_STATUS;
        END

EXCEPTION EXSP_PROCESSA ;
    end

Se o colega  @Murilo Sousa puder passar o link do evento no qual ele conseguiu a solução ou puder detalhar um pouco mais como fez, agradeço.

Desde já obrigado.

Postado
20 minutos atrás, Antonio Carlos L disse:

O que é mais estranho é que quando ocorre o DEADLOCK e da o exception é solicitado o Rollback e mesmo assim certas partes do processamento NÃO SÃO DESFEITAS.

@Antonio Carlos L

1 - Amigo, nesse caso é muito provável que você tem algum commit perdido dentro da sua SP.. Por isso as alterações não são desfeitas.. Não é que não são desfeitas, é que já foram commitadas.

2 - Como todos sabemos, o deadlock ocorre por concorrência de registros entre transações. Muito provável que você esteja tentando acessar algum registro de uma tabela na transação X, porém ele está em alteração e pendente de commit na transação Y.

24 minutos atrás, Antonio Carlos L disse:

Se o colega  @Murilo Sousa puder passar o link do evento no qual ele conseguiu a solução ou puder detalhar um pouco mais como fez, agradeço.

3 - Cara, nesse caso, eu participei do evento FDD (Firebird developers day) que ocorreu em Piracicaba em 2016. Ele ocorreu recentemente no dia 18/08/2018, porém, nessa edição eu não compareci. Naquela época, eu conversei com algumas pessoas para esclarecer essa dúvida e por fim cheguei na solução citada. O meu caso é bem nítido: no meu sistema, eu estava realizando a expedição de pedidos de venda. Se eu realizasse a expedição (em diferentes terminais ao mesmo tempo) de pedidos que possuíssem o mesmo produto, o banco de dados apresentava deadlock, pois, no momento da atualização do campo estoque do produto enquanto uma transação estava processando a alteração do estoque, a outra também tentava, porém, o registro ainda estava em uso pela primeira transação que processava sua alteração. Com base nisso, fiz um esquema de tentativas para a atualização do campo estoque.. Uma hora a primeira transação terminaria seus processos, enquanto isso a segunda estava tentando, mas, com um except silencioso para não ficar exibindo toda hora o deadlock para o usuário, depois que o registro destravasse na primeira transação, a segunda conseguiria alterá-lo normalmente. Essa foi a lógica que resolveu meu problema. É um pouco confuso, mas dependendo do seu cenário, pode ser uma solução. Boa sorte!

• Curtir 1
Postado

@Murilo Sousa, obrigado pelo seu retorno.

Eu também achei isso de haver um COMMIT perdido, mas revisei e não tem.

Eu "acho" que resolvi essa questão trazendo TODAS as SP chamadas para dentro  da principal,  eu simulei aqui um LOCK e o Roolback ocorreu em tudo. Não entendi, não havia nenhum commit.

Agora em relação a dar o erro da SP estar em uso, ai realmente complicou, não sei como tratar isso.

• Curtir 1
  • Este tópico foi criado há 2367 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...