Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFC-e contingência - OFFLINE e Certificado Vencido

• Este tópico foi criado há 3152 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal, estou com um problema na empresa semelhante a outro que vi aqui. A farmácia na qual trabalho estava emitindo as vendas por nfc-e normalmente até o dia 24/02. Nesse dia o sistema apresentou erro ao comunicar com a SEFAZ e a nfc-e passou a trabalhar em modo de contingência. Até aí tudo bem, é um procedimento normal, porém o problema foi que as operadoras de caixa continuaram trabalhando em modo offline durante 5 dias e me avisaram somente na segunda-feira dia 29/02 que continuava Offline. Fui verificar o ocorrido e percebi que desde o dia 24 operava em contingência. Fui direto ao certificado digital e constatei que o mesmo estava vencido. Troquei de certificado e tentei enviar as vendas porém informava erro pelo fato do xml da venda ter sido gerada com outro certificado.

Estou agora com 2.000 vendas pendentes para envio neste período e não consigo enviá-las. É inviável refazê-las pelo fato de que a quantidade é muito grande e levaria quase 1 mês, além de que no SPED continuaria com o furo entre os dias 24 e 29. 

Qual seria a alternativa correta a ser feita nesse caso? O que a contabilidade deve fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio, eu não estou trabalhando com a hipótese (ainda) de refazer todas as vendas com o novo XML pois são muitas mesmo tornando quase inviável. Estou buscando alternativas. André, não sei te dizer agora o erro, mas é impossível enviar as xmls de outro certificado pois o próprio xml foi construído com a chave do certificado vencido....

Link para o comentário

• Moderadores

Não precisa lançar as vendas novamente, apenas carregar o XML incorreto, assinar novamente com o novo certificado e transmitir.

Não alterar nada no XML, nem data de emissão, nem tipo de emissão (manter como contingência).

O XML deverá ser autorizado com o cStat = 150 (autorizado fora do prazo).

Esse é o procedimento padrão para qualquer erro de rejeição na transmissão de uma NFC-e offline, carregar o XML novamente, corrigir apenas o que causou a rejeição e transmitir novamente.

• Curtir 2
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Link para o comentário

• Moderadores

-- no método de transmitir a nfce já gerada em contingência

ACBrNFe1.Clear;
ACBrNFe1.LoadFromFile('C:\CAMINHO\DO\ARQUIVO-nfe.xml');

try
  ACBrNFe1.Enviar(0, False, True);
  // rotinas de tratamento do cStat
except
  on E:Exception do
    // ativo a opção do usuário editar os dados da nota e gerar novo XML
end;

No caso do tópico precisaria chamar ACBrNFe1.NotasFiscais.Assinar para gerar nova assinatura antes de enviar.

Editado por BigWings
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Link para o comentário

• Este tópico foi criado há 3152 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...