Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

CNPJ para certificado de teste


Willian
  • Este tópico foi criado há 4760 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá a todos.

Vou começar a implementar o CT-e no meu sistema. Porém ainda não tenho certificado digital. Então, 2 dúvidas:

1 - Se eu tirar um certificado e-CPF (não é e-CNPJ) ele é válido para assinar o XML de envio para o ambiente de TESTE da Receita?

2 - Se eu precisar de um e-CNPJ (supondo-se que a resposta à pergunta anterior seja um "não") eu posso me cadastrar como microeempreendedor de um ramo qualquer não ligado ao transporte (aí terei um CNPJ com atividade não ligada ao transporte) e comprar e e-CNPJ para esse cadastro. Esse e-CNPJ não ligado ao transporte, de um microeempreendedor, será válido para assinar o XML de envio para o ambiente de TESTE da Receita?

Nenhum de meus clientes tem certificado digital então não consigo nenhum para começar a implementar e testar.

Obviamente aceito outras ideias.

Abraços,

Willian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Willian,

Até onde eu sei é necessário um certificado e-CNPJ, e para poder utilizar o ambiente de homologação (teste) da SEFAZ é necessário solicitar o credenciamento da empresa que vai emitir o CTe junto ao SEFAZ.

Logo o ramo da atividade da empresa que possui o e-CNPJ tem que ser transporte de carga.

Sei que é complicado pedir para o seu cliente (transportadora) adquirir o certificado digital (e-CNPJ) para que você possa desenvolver e realizar os testes, antes que ocorra a implantação do sistema.

O que eu fiz, baixei o Certificado disponibilizado pela SEFAZ-RS, ele só serve para assinar o XML, não sendo válido para o envio do mesmo para a SEFAZ.

Parece pouco, mas com apenas este certificado, consegui desenvolver a minha aplicação, gerar o XML, valida-lo, imprimir o DACTe e enviar o XML por e-mail para o tomador do serviço.

O que ficou faltando foi, testar o envio para a SEFAZ, o retorno com a autorização ou não o uso do CTe.

Para realizar esse teste utilizei o certificado do meu cliente.

Mas quando cheguei a essa etapa de teste, o resto já tinha sido testado exastivamente, até sanar todos os problemas.

Uma observação, a minha aplicação já esta rodando a 1 ano em ambiente de produção, temos um colega em Uberlandia-MG que tambem desenvolveu e já chegou a casa dos 30 mil CT-e emitidos em ambiente de produção.

Tanto eu quanto ele, estamos utilizando os componentes ACBrCTe e ACBrCTeDACTeQR em nossas aplicações.

E no momento estou trabalhando na adequação do componente para satisfazer a nova versão do CTe (1.04).

Espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

A minha empresa é uma Software House e está credenciada como emissora de CT-e e NF-e somente em ambiente de homologação. Fizemos a solicitação (por email) junto ao SEFAZ alegando a necessidade de realização de testes e o SEFAZ autorizou. Temos certificado digital A3.

Conseguimos enviar CT-e e NF-e em homologação normalmente, mesmo não sendo transportadores de carga ou emissores de nota fiscal (porque emitimos somente a NFS-e)

Meus clientes já emitem CT-e há mais de 3 meses em ambiente de produção, numa média de 100 CT-e dia por cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Olá Graça.

Por favor, me tire uma dúvida: você é do estado de SP? Se for, como conseguiu a autorização do SEFAZ? É pq eu liguei no Posto Fiscal de Rib. Preto e me explicaram que esse processo não é possível porque desenvolvimento de software não tem insc. estadual e por isso não inclui o CNPJ para liberação de uso no ambiente de testes.

Se você for do estado de SP, você entrou em contato com algum SEFAZ de alguma cidade e foi auxiliado por essa unidade?

Preciso ajuda desesperadamente.

Att.

Willian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Sou de MG, mas minha empresa está credenciada em SP e outros estados.

Minha empresa tbem não tinha insc.estadual e o SEFAZ não autorizou o credenciamento por esse motivo. Tivemos que fazer uma Alteração Contratual da empresa, alterando CNAE para desenvolvimento, manutenção e "comercialização" de software e assim obter a inscrição estadual.

Agora podemos emitir NFe tanto em homologação como produção. Porém CT-e só podemos emitir em homologação porque nosso CNAE não é de transportadora.

A Insc.Estadual é pré-requisito para credenciamento tanto de NFe como CTe em todos os estados. Não tem jeito. É uma despesa a mais para a empresa, infelizmente. Isso é prova contundente que o fisco quer mesmo tirar as pequenas software house do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4760 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.