Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Provedor CONAM - inicial


almp1
  • Este tópico foi criado há 3173 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Estou implementando o provedor CONAM no trunk2. Como já foi mencionado em outros posts o CONAM foge totalmente ao padrão ABRASF.

Pensando em dar inicio ao desenvolvimento do provedor, implementei inicialmente a geração do XML que já atende a emissão da NFSe nas prefeituras que utilizam este provedor.

Com o arquivo XML em mãos o usuário pode logar no site da prefeitura e enviar o XML.

Como dica, para atender o envio em lote, você pode gerar no seu sistema vários XMLs, compacta-los e o usuário pode enviar para o site da sua prefeitura um arquivo (.zip) que o servidor CONAM tem capacidade de extrair os XMLs de dentro do zip e processa-los

O CONAM não tem capacidade de ler o arquivo XML como string, ou seja, o arquivo XML obrigatoriamente deve estar endentado, para isso tratei a geração do layout do XML com a propriedade IdentarXML definida como verdadeira "FGerador.Opcoes.IdentarXML:=True;"

Para atender o provedor CONAM, algumas informações são obrigatórias:
1) Data da opção pelo simples se o prestador for simples
2) Tipo de tributação do ISS (Isento, Imune, Suspenso ...)
Por isso criei duas novas propriedades na classe TNFSe

O Provedor CONAM aceita informar até 3 emails, <Email1/>, <Email2/>, <Email3/>. Não fiz nenhuma alteração em relação a isso, já que a informação dos Emials 2 e 3 são opcionais, mas minha sugestão é podermos informar outros emails. Se estiverem de acordo com esta implementação, sugiro disponibilizarmos estas propriedades na class TNFSe, já que são emails avulsos não pertencendo de forma direta ao tomador ou ao prestador do serviço.

Os arquivos alterados foram
pnfsNFSe.pas
pnfsConversao.pas
ACBr_NFSe.pas

Foi adicionado a uniti
pnfsNFSeW_CONAM.pas

O projeto de exemplo da NFSe também foi alterado com os comentários para uso do provedor CONAM

Sei que ainda faltam algumas operações como cancelamento e consulta da NFSe, mas com certeza já podemos emitir a NFSe usando ACBr, com isso podemos abrir a porta para uso do provedor CONAM.

Estou enviando os arquivos alterados, para o exemplo, fiz apenas as alterações no projeto em Lazarus

Fico a disposição para ajudar, e espero que outros usuários também possam contribuir em melhorias.

Abraços

 

acbrnfse.zip

André Medeiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde André / Italo.

Eu também estou implantando o CONAM  no Trunk2.

Fiz diversas alterações, uma delas em relação a não necessidade de certificado.

Já dá pra enviar o RPS pelo ACBr, mas ainda estou entrando no site para imprimir as notas, pois não entendi direito o que fazer para consultar o lote pelo protocolo para poder imprimir as notas autorizadas.

Estou anexando as units alteradas, pode ser que ajude.

[]´s

Edson

 

 

ACBrNFSe_Trunk2.rar

Editado por Edson.pol
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Edson,

Que bom saber que tem outros usuário do CONAM. Vou dar uma olhada na sua implementação, acredito que já esteja mais evoluída que a minha, que só gera o arquivo mas não envia ainda. Vamos aguardar a validação do Italo, para podermos ter o provedor disponível no SVN.

Abraços,

André Medeiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Edson obrigado !

Eu não tinha dado sequencia ao Webservice devido a dificuldade de configurar o Conam.ini com os dados corretos, mas agora com o seu arquivo acho que consigo continuar. Assim que eu tiver mais novidades vou postando aqui.

Abraços,

André Medeiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3173 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.