Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 2341 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa tarde prezados,

Existe alguma forma de fazer o download do xml da NF-e, direto do site da SEFAZ, pela chave da NF-e, sem utilizar certificado digital?

Tem algum componente ACBr que disponibiliza essa funcionalidade?

• Curtir 1
  • Moderadores
Postado
1 hora atrás, jorbarreto disse:

Boa tarde prezados,

Existe alguma forma de fazer o download do xml da NF-e, direto do site da SEFAZ, pela chave da NF-e, sem utilizar certificado digital?

Tem algum componente ACBr que disponibiliza essa funcionalidade?

Não ! os métodos que existem por ai são ilícitos!

único meio correto é o emitente disponibilizar corretamente de alguma forma ou usar o manifesto que usa o certificado e no caso não baixar na totalidade as notas!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

• Consultores
Postado

Bom dia Leonardo,

Com determinadas coisas eu sou muito chato. 

E uma dessas coisas diz respeito a obter o XML completo (assinado e protocolado) da NF-e.

Sendo assim vamos ao que interessa: Ajuste SINIEF 07/2005 (em anexo).

AJUSTE SINIEF 07_05.pdf

Cláusula sétima inciso III - da concessão da Autorização de Uso da NF-e, ou seja, quando o emitente obter o retorno da SEFAZ acusando que a NF-e foi autorizada.

Paragrafo 7 do inciso III diz: Deverá ser encaminhado ou disponibilizado download do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização.

Como o inciso III se refere ao emitente, fica claro que é ele que tem que encaminhar ou disponibilizar de alguma forma o XML da NF-e, mas para quem?

Os items a e b do inciso I do Paragrafo 7 responde a pergunta:

a ) ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

b ) ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do inicio da prestação correspondente.

O item a acima esta extremamente claro que o emitente da NF-e é obrigado pela legislação disponibilizar de alguma forma o XML assinado e com o protocolo de autorização ao destinatário da mercadoria.

E se interpretarmos da forma correta o item b quem tem que enviar o XML para a transportadora?

É o tomador do serviço, pelo menos é isso que esta escrito, mas o tomador pode ser tanto o remetente da mercadoria como também pode ser o destinatário da mesma.

Vamos supor que eu sou o emitente da NF-e, e você é o destinatário, mas quem vai pagar o frete é você, sendo assim pela legislação eu sou obrigado a disponibilizar o XML da NF-e para você ( é o que diz o item a ) e você disponibilizar esse mesmo XML a transportadora, uma vez que você é o tomador do serviço (é o que diz o item b ).

Agora você decide em ter uma aplicação que respeita a legislação ou não.

• Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado

Bom dia,

Você está corretíssimo em tudo que escreve acima Ítalo, eu não questiono a obrigatoriedade do envio do XML com assinatura digital e com validade jurídica. O que questiono é dizer um software é ilícito porque ele faz a leitura de um site público e gera um arquivo.

Se seguirmos nesta linha, o ConsultaCNPJ e o ConsultaCPF também são ilícitos porque acessar o site da Receita e buscam informações.

Minha tese é que nenhum deles é proibido.

Veja o que diz a Constituição Federal no art. 5º, XIII: "é livre o exercício de qualquer trabalho" como também o art. 5º, II: "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei", ou seja, não há lei que proiba a realização destes tipos de softwares.

• Curtir 1
Postado

não levem a mal que me  meta na discussão mas creio que o ponto aqui não é ser ilícito ou não (embora concorde que não existe nada ilícito em obter os dados, desde que também não haja invasão aos servidores, claro). O proposito de obrigar ao certificado e /ou captchas é de assegurar, na medida do possível, que somente os intervenientes humanos a quem interessa a operação tenham acesso a ela, evitando assim problemas futuros devido ao mau uso da informação (usem a imaginação e certamente podem ver inúmeros usos da mesma).

• Consultores
Postado

Leonardo,

Concordo com você que não existe nada que proibi esse tipo de software, mas conforme a legislação que disponibilizei deixa claro que o emitente tem que disponibilizar o XML assinado e protocolado ao destinatário, logo cabe ao mesmo cobrar do emitente o respectivo XML.

É simples assim.

Agora se você acha que em vez de cobrar do emitente o XML que é a Nota Fiscal propriamente dita, uma vez que o DANFE não é a nota e sim apenas um Documento Auxilar da Nota, o mais fácil é partir por baixar do site fique a vontade, a aplicação é sua, o cliente é seu.

Como disse o Juliomar, você esta certo.

• Curtir 4
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado

Não é questão de certo e errado Ítalo e nem se eu ou você estamos certos ou não, cada cliente utiliza conforme sua necessidade.

Somente insisto e deixo claro que estes tipos de software não podem ser tachados de ilícitos sem nenhum fundamento legal, somente por mera leviandade.

A legislação está em vigor e você a descreveu muito bem, não tenho poder de polícia para obrigar os clientes a seguirem.

• Curtir 1
Postado

Resumindo, se você quiser ter algo do tipo, entre em contato comigo que eu tenho o Recuperador de XML com certificado e sem pelo site, funcionando perfeitamente e reconstruindo o XML com os campos corretos para sem Certificado e baixando com o certificado do site, sem limites de XML's.

[email protected] e se resolver seu problema, tá de bom tamanho.

• 1 ano depois...
Postado

Eu preciso de baixar os xml apenas para fazer alguns registros na base de dados, ou seja, não precisa de o xml estar assinado.....

Então a ACBr não oferece nenhuma ferramento para baixar o xml sem certificado?

• 7 meses depois ...
Postado
Em 3/28/2017 at 18:51, Juliomar Marchetti disse:

Boa noite!

no caso não existe baixar xml sem certificado e de qualquer outra pessoa a não ser que participe da Nota! 

Quem oferecer vai lhe mostrar algo sem validade jurídica! 

Eu estou precisando desse xml MESMO SEM VALIDADE JURÍDICA para um cliente que é transportador mas o cnpj dele não está na nota. Uma longa história mas o importante é que preciso das informações da nota. Ele tem o DANFE nas mãos e precisa passar as informações da nota para o meu sistema.  Alguém sabe como conseguir esse xml sem certificado como essas empresas fazem?

• Curtir 1
  • 8 meses depois ...
  • Membros Pro
Postado
Em 04/12/2015 at 09:25, Italo Jurisato Junior disse:

Bom dia Leonardo,

Com determinadas coisas eu sou muito chato. 

E uma dessas coisas diz respeito a obter o XML completo (assinado e protocolado) da NF-e.

Sendo assim vamos ao que interessa: Ajuste SINIEF 07/2005 (em anexo).

AJUSTE SINIEF 07_05.pdf

Cláusula sétima inciso III - da concessão da Autorização de Uso da NF-e, ou seja, quando o emitente obter o retorno da SEFAZ acusando que a NF-e foi autorizada.

Paragrafo 7 do inciso III diz: Deverá ser encaminhado ou disponibilizado download do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização.

Como o inciso III se refere ao emitente, fica claro que é ele que tem que encaminhar ou disponibilizar de alguma forma o XML da NF-e, mas para quem?

Os items a e b do inciso I do Paragrafo 7 responde a pergunta:

a ) ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

b ) ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do inicio da prestação correspondente.

O item a acima esta extremamente claro que o emitente da NF-e é obrigado pela legislação disponibilizar de alguma forma o XML assinado e com o protocolo de autorização ao destinatário da mercadoria.

E se interpretarmos da forma correta o item b quem tem que enviar o XML para a transportadora?

É o tomador do serviço, pelo menos é isso que esta escrito, mas o tomador pode ser tanto o remetente da mercadoria como também pode ser o destinatário da mesma.

Vamos supor que eu sou o emitente da NF-e, e você é o destinatário, mas quem vai pagar o frete é você, sendo assim pela legislação eu sou obrigado a disponibilizar o XML da NF-e para você ( é o que diz o item a ) e você disponibilizar esse mesmo XML a transportadora, uma vez que você é o tomador do serviço (é o que diz o item b ).

Agora você decide em ter uma aplicação que respeita a legislação ou não.

Boa tarde.

Na verdade a única angustia de nós desenvolvedores/software house é ter em nossos sistemas uma opção de baixar o XML e importar para efetuar a entrada da nota no estoque. Para o usuário que não tem muita habilidade em entrar na SEFAZ, baixar o XML, salvar numa pasta ir no sistema buscar o arquivo no diretório é uma tarefa complicada! Parece que não mas é! Mais fortemente em determinadas regiões do país!

Por isso que ficamos nessa busca louca de melhorar nosso ERP para que ele baixe o XML automaticamente a ajude o usuário.

• Curtir 1
Postado (editado)
Em 25/07/2018 at 18:25, ROSENILDO disse:

Boa tarde.

Na verdade a única angustia de nós desenvolvedores/software house é ter em nossos sistemas uma opção de baixar o XML e importar para efetuar a entrada da nota no estoque. Para o usuário que não tem muita habilidade em entrar na SEFAZ, baixar o XML, salvar numa pasta ir no sistema buscar o arquivo no diretório é uma tarefa complicada! Parece que não mas é! Mais fortemente em determinadas regiões do país!

Por isso que ficamos nessa busca louca de melhorar nosso ERP para que ele baixe o XML automaticamente a ajude o usuário.

Me junto à vocês....... se alguém descobrir alguma automatização deste processo, nada ilegal, o usuário tem o DANFE na mão com todos os dados, só quero automatizar o processo e o FSist faz isso, mas por download..... se souberem de algo ou se eu descobrir algo postemos aqui.......

...

Editado por Carlos Lopes
  • 1 mês depois ...
  • Membros Pro
Postado
Em 30/07/2018 at 23:42, Paulo Augusto disse:

da uma olhada nesse post e veja se ajuda.

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFEDistribuicaoDFe.html

Bom dia, o problema meu amigo Paulo Augusto é que se for utilizar pela distribuição, só contribuinte só consegue baixar o XML se for citado no mesmo na hora que o fornecedor dele emitir o documento fiscal! Coisa que não acontece em 99% das emissões de NFe.

A única ação que eu gostaria de fazer no meu ERP é o que o FSIST faz em seu site! 

• Curtir 1
  • Consultores
Postado

Boa tarde Rosenildo,

Acho que você esta enganado, o XML de uma NF-e esta disponível para destinatário uma vez que este tem que ser informado no XML, logo você pode usar o DistribuicaoDFe para baixar o XML.

Para isso basta dois processos:

1. Se o teu cliente tem em mãos o DANFE ele pode enviar o evento de Manifestação do Destinatário, para simplificar a digitação da chave da NF-e ele pode usar um leitor de código de barras.

2. Através do método DistribuicaoDFePorChaveNFe, é possível baixar o XML completo da NF-e desde que ela tenha sido manifestada.

Com isso ele vai ter o XML da nota salva em uma pasta, a partir dai a sua aplicação pega o XMl e importa os dados.

Agora me diz qual é a dificuldade em criar esse procedimento na sua aplicação?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

• Administradores
Postado

Bom dia.

Este tópico é antigo e será fechado, caso ainda precise de auxilio, por favo criei um novo tópico.

Att.

• Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Este tópico foi criado há 2341 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...