Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 2759 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Estou estudando as alterações da nota técnica 2015.002, e me deparei com o seguinte erro: "Rejeição: Nota Fiscal sem a informação do QR-Code ". No texto da nota técnica está escrito:

"Incluído no leiaute da Nota Fiscal, um grupo opcional de Informações Suplementares, contendo um texto que representa o conteúdo do QR-Code impresso no DANFE - NFC-e. Veja que este grupo de informações está no mesmo nível do grupo “infNFe”, não afetando portanto a assinatura digital da Nota Fiscal. "

Pela minha interpretação, o grupo "Informações Suplementares" que contém o campo "qrCode" é opcional. No entanto, segundo relatos de pessoas aqui do forum, se este grupo não for informado, está retornando o erro. Pergunto: seria a minha interpretação que está errada ou seria um erro de implementação do Sefaz?

Mauricio

• Consultores
Postado

Boa tarde Mauricio,

O grupo <infNFeSupl> é opcional pelo simples fato que no caso da NF-e esse grupo não deve ser gerado, por outro lado se tratando de NFC-e ele deve ser gerado.

Veja as regras de validação ZX01-10 e ZX01-20 da SEFAZ - página 19 da Nota Técnica 2015/002.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado

Italo,

Obrigado por responder. Você deve até estar correto, mas que no mínimo o texto dá margem a dupla interpretação, isto dá.

Se você verificar a regra de validação ZX01-10, lá diz "Rejeição: NF-e com o grupo de Informações Suplementares".

E a regra de validação ZX01-20 diz "Rejeição: Nota Fiscal sem a informação do QR-Code ", o que está correto pois o campo é obrigatório desde que o grupo Informações Suplementares exista. Mas se ele não existir, não deveria dar erro.

Veja o caso do grupo "Formas de Pagamento  (YA01)" que é similar a este, e que tem um texto bem mais claro:

YA01-10 NF-e não deve possuir o grupo de Formas de Pagamento (tag:pag) Obrig. 768 Rej. Rejeição: NF-e não deve possuir o grupo de Formas de Pagamento;

YA01-20 NFC-e deve possuir o grupo de Formas de Pagamento (tag:pag) Facult. 769 Rej. Rejeição: A critério da UF NFC-e deve possuir o grupo de Formas de Pagamento

Na verdade estou levantando a discussão aqui porque se for mesmo obrigatório o campo "qrCode", seremos obrigados a atualizar todos os clientes em um único dia (03/11). Imagine uma software house que possui centenas de softwares rodando...Vai ficar totalmente inviável.

Mauricio

Postado

Boa Tarde pessoal

Nao sei se essa seria a maneira correta de tentar incluir a tag infNFeSupl no xml mas estou fazendo desta forma e mesmo assim o xml continuar sendo gerado sem ela e o erro persiste.

infNFeSupl.qrCode :=   ACBrNFe.GetURLQRCode(ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.ide.cUF,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.ide.tpAmb,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.infNFe.ID,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.Dest.CNPJCPF,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.ide.dEmi,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.Total.ICMSTot.vNF,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.Total.ICMSTot.vICMS,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.signature.DigestValue);

O erro é sempre este Rejeicao: Nota Fiscal sem a informacao do QR-Code

Postado

Boa Tarde pessoal

Nao sei se essa seria a maneira correta de tentar incluir a tag infNFeSupl no xml mas estou fazendo desta forma e mesmo assim o xml continuar sendo gerado sem ela e o erro persiste.

infNFeSupl.qrCode :=   ACBrNFe.GetURLQRCode(ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.ide.cUF,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.ide.tpAmb,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.infNFe.ID,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.Dest.CNPJCPF,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.ide.dEmi,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.Total.ICMSTot.vNF,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.Total.ICMSTot.vICMS,
                                             ACBrNFe.NotasFiscais[0].NFe.signature.DigestValue);

O erro é sempre este Rejeicao: Nota Fiscal sem a informacao do QR-Code

Você encontrou a propriedade infNFeSupl? Para mim ela não consta. Atualizei Acbr hoje.

Postado (editado)

Desinstalou e instalou o acbr novamente?

Adicionei ela logo apos a criacao do grupo pag que contem vpag, tpag..

Editado por lord82
  • Consultores
Postado

Boa tarde Lord82,

Esta errado, você não precisa incluir na sua aplicação a alimentação da propriedade qrCode, o componente se encarrega de fazer isso automaticamente.

Mauricio, note que a regra de validação da SEFAZ de numero ZX01-10 se refere ao modelo 55 sendo assim se for informado o grupo <infNFeSupl> a nota será rejeitada.

Por outro lado a regra de numero ZX01-20 se refere ao modelo 65, logo a nota será rejeitada caso o grupo não seja informado.

Resumindo, para NF-e não se deve informar e para NFC-e devemos informar.

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado

Boa tarde Italo

Obrigado por me explicar o que eu estava fazendo de errado. Desinstalei o acbr e instalei novamente apos fazer o update dos fontes e mesmo assim só recebo a mensagem Rejeicao: Nota Fiscal sem a informacao do QR-Code quando tento enviar uma nfce em ambiente de homologacao.

como devo proceder?

Desde ja agradeço

Postado

Descomentei o pedaço do fonte que você indicou mas o meu XML continua sendo gerado sem a tag <infNFeSupl>. Esqueci de fazer alguma coisa?

ja li e refiz tudo que dizia e ainda esta sendo gerado da maneira errada

Postado

Sim estou sim... mas ele nao entra nesse teste para saber se é nfe ou nfce

// Gera o QR-Code para adicionar no XML antes de ser validado e salvo
    // somente para a NFC-e.
//(*
    if Configuracoes.Geral.ModeloDF = moNFCe then
    begin
      with TACBrNFe(TNotasFiscais(Collection).ACBrNFe) do
      begin
        NFe.infNFeSupl.qrCode := GetURLQRCode(NFe.Ide.cUF, NFe.Ide.tpAmb,
                                  onlyNumber(NFe.infNFe.ID), NFe.Dest.CNPJCPF,
                                  NFe.Ide.dEmi, NFe.Total.ICMSTot.vNF,
                                  NFe.Total.ICMSTot.vICMS, NFe.signature.DigestValue);
      end;

i := pos('<Signature ', XMLAss);
      XMLAss := Copy(XMLAss, 1, i -1) +
                '<infNFeSupl>' +
                 '<qrCode>' +
                  '<![CDATA[' + NFe.infNFeSupl.qrCode + ']]>' +
                 '</qrCode>' +
                '</infNFeSupl>' +
                Copy(XMLAss, i, length(XMLAss));
    end;
//*)

Postado (editado)

Estou com esse mesmo problema ja descomentei ja atualizei o shema e fis as alteraçoes no acbrnfenotasfiscais,pas mas continuocom a rejeiçao e o xml gera sem a tag.Alguem consegiu alguma soluçao?

Editado por Antony Moraes
Postado

Bom dia Italo

Ainda estou na luta pois ja descomentei ja atualizei o shema e fis as alteraçoes no acbrnfenotasfiscais,pas mas continuocom a rejeiçao e o xml gera sem a tag conforme vc me falou e mesmo assim nao funciona.

Postado

Ola Dercio... vc fala um Build no seu projeto ou no ACBr?

Se for no projeto eu ja fiz... e mesmo assim ele passa reto pelo teste if Configuracoes.Geral.ModeloDF = moNFCe then ele nem passa neste teste Dercio

• Membros Pro
Postado

Ola Dercio... vc fala um Build no seu projeto ou no ACBr?

Se for no projeto eu ja fiz... e mesmo assim ele passa reto pelo teste if Configuracoes.Geral.ModeloDF = moNFCe then ele nem passa neste teste Dercio

uhh.. estranho... Tente remover o ACBRNotasFiscais.pas do projeto e adicione novamente...

Postado

Ja fiz todos os processos sujeridos por vcs mas nada passa..

Ele nem chega a realizar o teste, passa reto e vai direto para o proximo if Configuracoes.Arquivos.Salvar then

Postado

Ola Italo

Eu sei vc vai provelmente achar que a propriedade esta setada incorretamente... mas antes mesmo de mandar gerar eu estou setando a propriedade para moNFCe

Sinceramente ja nao sei o que fazer...

• Consultores
Postado

Se não esta entrando dentro do IF significa que a condição é falsa.

Se ao configurar o componente você atribuiu o valor moNFCe ótimo, então procure na sua Unit onde ocorre o envio se não tem nenhuma linha que esta atribuindo o valor moNFe.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado

Italo

Encontrei algo interessante. Adicionei no Library esse dois caminhos C:\ACBr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe e C:\ACBr\Fontes\ACBrComum. Após isso la no arquivo ACBrNFeNotasFiscais onde voce me instruiu a descomantar algumas linhas, deu erro pois o "i" nao estava declarado, entao declarei ele e apos isso o programa começou a passar no teste mas mesmo assim o arquivo xml nao é salvo com o qrcode.

Eu faço a seguinte configuracao para salvar os arquivos gerados

With ACBrNFe.Configuracoes.Arquivos do
   begin
     Salvar                                         := True;
     SepararPorMes                          := False;
     AdicionarLiteral                          := False ;
     EmissaoPathNFe                       := False;
     SalvarEvento                             := False;
     SalvarApenasNFeProcessadas := True;
     PathSalvar                  := Diretorio;
     PathNFe                     := Diretorio;
     PathInu                       := Diretorio;
     PathEvento                 := Diretorio;
   end;

Existe algo q eu deva fazer ai de modo diferente?

• Este tópico foi criado há 2759 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...