Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

• Este tópico foi criado há 3473 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado (editado)

Olá a todos,

Estou com algumas dúvidas referente a arquivos de envio e retorno, e sobre as propriedades do componente em relação aos mesmos.

Atualmente os arquivos de envio e retorno da SEFAZ de minhas NFC-es são salvos por minha aplicação através da função ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.PathSalvar do componente. Reparei que também é salvo o XML da nota propriamente dito.

• Minha primeira dúvida é, para que servem esses arquivos de envio e retorno?
  • Minha segunda dúvida, o arquivo de envio é o "env-lot.xml" e o de retorno é o "pro-lot.xml"?
  • Minha terceira dúvida é, preciso salvar (obrigação fiscal) tais arquivos de envio e retorno também, além do XML autorizado?
  • Minha quarta dúvida é, quando configuro a propriedade ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos.Configuracoes.Arquivos.PathNfe, ele salva apenas o XML das NFC-es autorizadas. Essa é a função dessa propriedade? Pergunto pois no manual apenas está escrito "Path destinado aos arquivos de NF-e", não falando nada sobre somente autorizadas.
  • Minha quinta dúvida é, ao comparar o XML autorizado salvo no "PathSalvar" e o autorizado salvo no "PathNfe", ambos são quase idênticos, exceto pelo conteúdo das tags <InfProt> e <dhRecbto>. Segue abaixo:

PathSalvar:

<infProt Id="ID333150001023090">

<dhRecbto>2015-06-20T12:33:09</dhRecbto>

PathNfe:

<infProt>

<dhRecbto>2015-06-20T12:33:09-03:00</dhRecbto>

Porque tais diferenças e qual arquivo devo guardar para a SEFAZ?

• Minha sexta dúvida é, nas notas canceladas, salvo separadamente as mesmas através das propriedades "PathEvento" de ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos. São salvos os arquivos "ped-eve.xml" e "procEventoNFe.xml". Preciso (obrigação fiscal) salvar os 2?
  • Minha sétima dúvida é, nas notas inutilizadas, salvo separadamente as mesmas através das propriedades "PathInu" de ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos. São salvos os arquivos "inu.xml", "ped-inu.xml" e "procInutNFe.xml". Preciso (obrigação fiscal) salvar os 3?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Editado por doidopb
  • Consultores
Postado

Bom dia,

Vamos as respostas:

• Minha primeira dúvida é, para que servem esses arquivos de envio e retorno?

Simples o de envio, contem o que foi enviado para a SEFAZ e o de retorno o que ela nos retornou.

• Minha segunda dúvida, o arquivo de envio é o "env-lot.xml" e o de retorno é o "pro-lot.xml"?

Depende da ação que esta sendo realizada, se a ação for de envio de um lote de notas sim, por outro lado se a ação for de consultar a situação atual de uma nota os arquivos de envio e de retorno tem nomes diferentes dos que você colocou na sua pergunta, sugiro que você leia o manual do ACBrNFe que encontra-se na pasta ...\Exemplos\Doctos\Manuais, você vai encontrar uma tabela com todos os nomes dos arquivos que o componente gera e o seu significado.

• Minha terceira dúvida é, preciso salvar (obrigação fiscal) tais arquivos de envio e retorno também, além do XML autorizado?

​Os arquivos de envio e retorno a sua gravação são opcionais, eles não tem validade jurídica, por outro lado o XML: <chave>-nfe.xml é a nota propriamente dita e o <ID>-procEventoNFe.xml que contem o resultado do processamento de um evento da NF-e, devemos grava-los ou em disco ou no banco de dados e disponibilizar ao cliente.

• Minha quarta dúvida é, quando configuro a propriedade ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos.Configuracoes.Arquivos.PathNfe, ele salva apenas o XML das NFC-es autorizadas. Essa é a função dessa propriedade? Pergunto pois no manual apenas está escrito "Path destinado aos arquivos de NF-e", não falando nada sobre somente autorizadas.

A principio o componente gera o XML da nota, assina e salva em disco, depois é que ocorre o envio, caso a mesma seja autorizada, esse XML é atualizado, ou seja, recebe o protocolo de autorização.

• Minha quinta dúvida é, ao comparar o XML autorizado salvo no "PathSalvar" e o autorizado salvo no "PathNfe", ambos são quase idênticos, exceto pelo conteúdo das tags <InfProt> e <dhRecbto>. 

Essa diferença é devido a alguns ajustes que precisamos ainda fazer no componente, devido a inclusão no retorno do protocolo a informação do ID e TZD na data  e hora de recebimento

• Minha sexta dúvida é, nas notas canceladas, salvo separadamente as mesmas através das propriedades "PathEvento" de ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos. São salvos os arquivos "ped-eve.xml" e "procEventoNFe.xml". Preciso (obrigação fiscal) salvar os 2?

Conforme respondido acima o procEventoNFe.xml deve ser salvo e disponibilizado ao cliente o outro por ser de envio a SEFAZ, não.

• Minha sétima dúvida é, nas notas inutilizadas, salvo separadamente as mesmas através das propriedades "PathInu" de ACBrNFe1.Configuracoes.Arquivos. São salvos os arquivos "inu.xml", "ped-inu.xml" e "procInutNFe.xml". Preciso (obrigação fiscal) salvar os 3?

Você não inutiliza nota e sim numero, o que deve ser salvo é o resultado do processamento da inutilização de numeração, portanto o arquivo procInutNFe.xml

Espero ter sando as suas duvidas.

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Membros Pro
Postado

Meu amigo, você elucidou todas as minhas dúvidas. Grato mais uma vez.

Mas na quinta dúvida, conforme você disse, essa diferença ocorre devido uns ajustes no componente que ainda precisam ser realizados. Portanto qual XML devo salvar? O do primeiro exemplo ou o do segundo exemplo? Atualmente estou salvando o arquivo do segundo exemplo, que me é retornado pela propriedade ACBrNFe1.NotasFiscais.Items[0].XML

• Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...