Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

• Este tópico foi criado há 2477 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa tarde a todos,

Tenho pouca experiência nas rotinas de emissão de boleto com o ACBr e estou quebrando a cabeça com um problema que talvez seja simples para algum dos amigos...

Após gerar a remessa e fazer a transmissão para a Caixa Econômica através do sistema EDI (fornecido pela caixa), fiz a recuperação do arquivo de retorno, porém ao ler este arquivo no ACBr (ACBrBoleto1.LerRetorno;) aparece um erro dizendo que:

" [nome do arquivo]  Não é um arquivo de Retorno de cobrança com layout CNAB240"

Estou enviando em anexo os arquivos de retorno, e agradeço se alguém puder auxiliar 

[]´s

RETORNOCEF22101400.txt
RETORNOCEF221014.txt

Postado

Boa noite Agnaldo,

Foi o que imaginei, mas é possível o banco retornar um arquivo fora do padrão ?  
Pois os dois arquivos foram retornados pelo banco e não fiz nenhuma edição após o recebimento

Att

Postado

Bom dia Rodrigo.

Bom, ao que parece, todos eles retornam 1 posição a mais no final da linha, ou seja, o que deveria ser 240 é na verdade 241 e esta regra aplica também ao CNAB 400 retorno.

Mas, creio que o nome do arquivo de retorno da caixa deva exigir a extensão .ret, experimente renomeá-los!

Ex: ret000449.ret

Att.

Prates, Agnaldo

Postado (editado)

Bom dia Agnaldo,

Estive verificando melhor, e ao que pude perceber o arquivo esta com 240 caracteres mesmo, tanto que ele passa pelo codigo abaixo e cai no case de 240 posições...    o Erro ocorre na linha em negrito, onde o caracter encontrado é  '5'  e não '2' conforme esperado, levantando a exception

case Length(SlRetorno.Strings[0]) of
        240 :
          begin
            if Copy(SlRetorno.Strings[0],143,1) <> '2' then
               Raise Exception.Create( ACBrStr( NomeArq + sLineBreak +
                  'Não é um arquivo de Retorno de cobrança com layout CNAB240') );
            LayoutRemessa := c240 ;
          end;

400 (......)
     end;

Segundo o manual do banco a posição 143 (G015 = Código Remessa / Retorno) pode retornar com 

‘1’ = Remessa (Cliente Æ Banco) 
‘2’ = Retorno (Banco Æ Cliente) 
‘3’ = Remessa Processada (Banco Æ Cliente - Pré-crítica) 
‘4’ = Remessa Processada Parcial (Banco Æ Cliente - Pré-crítica) 
‘5’ = Remessa Rejeitada (Banco Æ Cliente - Pré-crítica) 

Alguém sabe dizer se existe rotina no ACBR para ler este retorno que no caso veio com código '5' ?

Obrigado
Editado por Rodrigo CRP
Postado

Veja o que o manual diz. Página 45.

G015 Código Remessa / Retorno 
(...)
‘1’ = Remessa (Cliente à Banco) 
‘2’ = Retorno (Banco à Cliente) 
‘3’ = Remessa Processada (Banco à Cliente - Pré-crítica) 
‘4’ = Remessa Processada Parcial (Banco à Cliente - Pré-crítica) 
‘5’ = Remessa Rejeitada (Banco à Cliente - Pré-crítica) 

O arquivo enviado foi rejeitado.
Sefia interessante a gente pensar numa possibilidade de criar uma classe para retornar estes erros:

240 :
          begin
            if Copy(SlRetorno.Strings[0],1,3) = '104' then
            begin
                if Copy(SlRetorno.Strings[0],143,1) = '5' then 
                   Raise Exception.Create( ACBrStr( NomeArq + sLineBreak +
                   'Arquivo de remessa rejeitado.') );
            end;
            LayoutRemessa := c240 ;
          end;

Att.

Prates, Agnaldo

• Moderadores
Postado

Olá boa noite,

Neste caso não existe ainda rotina para ler esta informação ?

Como faço para contribuir na implementação ?

Atualiza o SVN para a última versão e mãos na massa!

implementar, testar, homologar e após isso tudo postar em "anexo" aqui no fórum o código!

avaliamos e subimos ao svn

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Postado

Obrigado Juliomar, vou fazer isso...
Aproveitando sua orientação (me desculpe por estar fora do contesto do topico), no caso de atualizar o SVN, qual é a maneira correta de se fazer ?
Baixo e só substituo os arquivos antigos pelos atuais, ou reinstalo o ACBr utilizando o ACBrInstall ?

Ps: a ultima vez que instalei ja utilizei o acbrinstall

Obrigado

• 2 anos depois...
Postado

Bom dia @Juliomar Marchetti

Preciso ressuscitar esse tópico só para confirmar com você, ninguém colaborou ainda com um tratamento nesse erro na qual o componente indica que o layout não é um cnab240 quando o retorno volta com código 5 "Remessa rejeitada " na posição 143 da primeira linha do retorno, certo? Estou perguntando porque achei estranho os tópicos onde foi conversado sobre isso serem tão antigos, e o tratamento ainda não existe.

Caso ainda não tenha sido implementado, quando me sobrar um tempo posso fazer e colaborar, pois a mensagem de que o layout está errado está me dando bastante problema, tenho um cliente que por algum motivo bastante remessas dele são rejeitadas e fica gerando suporte.

Obrigado,

Fernando Schulz.

• 1 ano depois...
  • Moderadores
Postado
34 minutos atrás, Andre Luiz Ucella disse:

Alguém resolveu este problema ?, estou passando pelo mesmo ocorrido, estou procurando uma solução, se alguém puder me dar uma dica eu agradeço! 

3.1 - Não faça flooding - Inundar o fórum com posts repetidos, com a mesma dúvida ou as mesmas palavras é chamado de flooding. Isso é proibido. Apenas um post feito no lugar certo é suficiente. Pesquise antes de postar, talvez sua dúvida já está respondida em outro post. Favor leia as regras do fórum.

Equipe ACBr

Felipe Eduardo Resende Mesquita

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

• Este tópico foi criado há 2477 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...