Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Algoritimo Para Controle Do Numero Da Nfc-E


  • Este tópico foi criado há 3285 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  Pessoal estou com uma dificultade em como criar o controle desse numero pois se eu tiver  caixas fazendo NFC-e ao mesmo tempo

pode acontecer que ao gerar a NFC-e mais de um caixa pegar o mesmo numero,  como os colegas estão controlando essa questão

pois com a NFE eu não me preocupei com isso pois apenas uma maquina na empresa eu deixava para fazer a Nota agora com o

NFC-e  alguns clientes meus vão instalar o certificado digital do tipo A1  em todas as maquinas da empresas para varias maquinas gerar a nota ao mesmo tempo,  ai não sei como controlar isso pois vai dar numero duplicado  pois meu controle é assim

 

Select Max(Codigo_Nota) From Tabela

 

e depois de ter enviando a nota e retornado eu incremento esse campo.

mesmo se eu já incrementar assim que pegar o numero antés mesmo de enviar pode duplicar

e aleatorio mais pode acontecer o unico jeito que eu consigo pensar é com  "Generator"  no firebird

porém se der algum problema no envio da nota vai pulo na sequencia.

 

 e Agora como controlar isso.

 

Grato a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu controle é bom.

Para cada terminal dá-se uma numeração ou sigla alfanumérica (caso seja permitida) com 3 ou 6 caracteres, isso controlado por sua automação de forma de que impeça que outro terminal possua a mesma numeração.

Assim fica até padronizado os seus lotes.

EX:

 

Caixa 1

000010001

000010002

000010003

....

00001NNNN

 

Caixa 2

000020001

000020002

000020003

....

00002NNNN

 

 

 

 Isso não respondeu minha duvida pois com isso não terei um numero da NFC-e  Sequencial correto

 

 Eu estou falando do campo  "Ide.nNF"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Luciano,

 

A sugestão é utilizar uma série para cada máquina.

 

Lembre-se que uma NF-e ou NFC-e possui um numero e série, no caso da série varia de 001 até 999, se o seu cliente possui 5 maquinas para registrar a venda e emitir a NFC-e, utilize:

 

Maquina Série

1             001

2             002

3             003

4             004

5             005

 

Consequentemente se o banco de dados é um só, você vai ter que incluir no registro da venda o campo Serie e utiliza-lo no momento de definir o numero da próxima nota.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   italojjr  entendi porém o campo  "Ide.nNF"  não tem que ser sequencial unico ou seja

 começa do  1, 2, 3, 4...N

 

 eu posso fazer nesse campo algo assim

 

em vez do numero "1"  seria :::

 

Maquina "2"  Numero "1"   ficando  "21"

 

Proximo numero seria o "2"

 

ficaria  "22"

 

???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Luciano,

 

Hoje o XML da NF-e é exatamente igual ao da NFC-e, logo temos duas TAGs ou dois campos:

 

serie - Série do Documento Fiscal que varia de 001 até 999

 

e nNF - Número do Documento fiscal que varia de 1 até 999.999.999

 

Nada impede de você utilizar a serie 001 para uma maquina e a 002 para outra no caso da emissão de NFC-e

 

Se o seu cliente tiver 5 maquinas emitindo NFC-e você terá com certeza 5 NFC-e de numero 560 cada uma de uma série diferente.

 

É por isso que falei de incluir na estrutura da tabela do banco de dados que registra a venda o campo serie e este deve pertencer a chave primaria juntamente com o numero da nota.

 

E ao calcular o próximo numero deve-se levar em consideração a serie.

 

Dica, cada maquina deve ter um arquivo TXT (por exemplo) que contem o numero da série, desta forma o software fica igual para todas as maquinas.

 

O software se utiliza dessa informação que esta no arquivo TXT para consultar o banco de dados e calcular o próximo numero da nota mediante a série informada.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Italo  se eu entedi direito  para cada serie de NFE eu posso ter um contador separado para o campo  "nNF"

 

 Assim para Serie  "01"   eu posso estár na  sequencia  "1 .. 5560"   no campo  "nNF"

 

 Já na Serie  "02"   eu posso estar na sequencia   "1 . . 400"    no campo  "nNF"

 

 Assim eu poderia associar essa seria pela maquina ou pelo Caixa que usa maquina

 cada maquina ou cada caixa com uma Seria diferente.

Editado por luciano_f
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa noite a todos

 

Acho que a informaçao de pra cada maquina utilizar um numero de serie esta errado ja que quando se muda um numero de serie tem que infomar a sefaz e  nao se pode ta gerando numeros de serie aleatorios 

 

grato

 

Designer

Poderia mostrar onde acha essa informação?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite a todos,

 

Essa informação de que não pode utilizar um numero de série para cada terminal de venda no caso da NFC-e.

 

Não faz nenhum sentido, visto que essa alternativa foi sugerida pelos lideres: Nacional e Estaduais, as empresas participantes do projeto piloto da NFC-e.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Consultores

Bom dia Pedro,

Você pode sim utilizar a mesma série e consequentemente a mesma sequencia de numeração sem nenhum problema, visto que a NF-e é um modelo de documento fiscal e a NFC-e é outro modelo.

Uma mesma Empresa pode dependendo da situação emitir a NF-e ou a NFC-e, consequentemente em algum momento será emitido a NF-e serie 1 numero 1500 e em outro a NFC-e serie 1 numero 1500.

Repito isso não tem problema nenhum pois são modelos de documentos fiscais diferentes.

Modelo da NF-e é 55 e da NFC-e é 65.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK Italo, obrigado pela esclarecedora resposta, acho que ficou apenas mais uma dúvida:

Eu já trabalho com a NF-e faz tempo e emito o Danfe pelo Rave. No caso de Nota ao Consumidor (modelo 65), você comentou que o ideal para empresa, em termos de custo (dependendo a quantidade de itens), é emitir em impressora não fiscal de bobina, porém se eu quiser emitir em papel A4 posso. Minha dúvida é: eu posso emitir o DANFE da NFC-e também pelo Rave, como já faço hoje com a NF-e, ou seja, após configurar todos os campos da NFC-e, conforme indicado pela documentação, se eu executar a rotina de emissão do DANFE, ele saberá que aquela impressão é NFC-e?

Agradeço sua atenção.

 

Pedro Zapata

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Pedro,

Acrescentando o que o Juliomar disse: 

Se você ainda utiliza os fontes do Trunk deve o mais rapido possível migrar para o Trunk2, pois apartir de novembro/2015 as NFC-e emitidas pelo ACBrNFe que esta no Trunk serão rejeitadas pela SEFAZ, pelo simples fato do XML gerado por esse componente estar em desacordo com a nova estrutura do XML.

Por outro lado o ACBrNFe que encontra-se no Trunk2 já esta em conformidade com a nova estrutura, logo será aceito pela SEFAZ.

Ao migrar para o Trunk2, no que diz respeito ao DANFE para NF-e você terá disponível somente o Fast e Fortes Report, mas nada impeça que você faça as devidas alterações nos fontes do DANFE feito em Rave para funcionar com o ACBrNFe do Trunk2.

Mas respondendo a sua pergunta você não vai poder utilizar o mesmo DANFE tamanho A4 que é usado para a NF-e para imprimir o DANFE da NFC-e, pelo simples fato de que esse DANFE não imprime o QR-Code.

O DANFE NFC-e não tem a barra de código que representa a chave, mas por outro lado possui a imagem do QR-Code.

Espero ter esclarecido as suas duvidas.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3285 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.