Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 3676 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá a todos,

Achei melhor abrir um novo tópico porque os demais que encontrei pela busca do fórum não se encaixam exatamente, apesar de ser o mesmo erro estavam em sua maioria relacionados a isentos.

Estou com um problema de emissão para um determinado destinatário instalado no estado de Minas Gerais. Nossa empresa está instalada em SP.

A inscrição estadual e CNPJ estão corretos, confirmei pelo http://consultasintegra.fazenda.mg.gov.br. A consulta ao CADESP, conforme sugerida pelo Kiko Fernandes em outro tópico, creio que se aplica apenas aos contribuintes de SP, não sendo, portanto, válida neste caso.

Ao transmitir nota para este cliente em particular, pelo ambiente de homologação, ocorre a rejeição pelo motivo acima. Tentei há pouco com um outro destinatário também instalado em MG e a nota foi autorizada, o que me faz acreditar que o problema aconteça apenas com este destinatário.

Anexo os arquivos XML de

envio do lote, 120-env-lot.xml

recibo 120-rec.xml

e consulta do lote 351000076969309-pro-rec.xml

pois não consigo pensar em outra coisa senão uma bobeada de minha parte que não estou conseguindo perceber. Já emitimos notas para este destinatário, via emissor gratuito, em outubro de 2012, portanto após a entrada em vigor da verificação associada ao erro.

Agradeço antecipadamente a quem puder indicar um caminho para desatar este nó.

Cordialmente,

Carlos Tré

120-env-lot.xml

120-rec.xml

351000076969309-pro-rec.xml

Postado (editado)

A SEFAZ/SP implementou uma validação que verifica se os dados CNPJ e IE dos contribuintes destinatários correspondem aos registrados no CADESP. 

Caso não correspondam, a NF-e será rejeitada, retornando erro 234 - IE do destinatário não vinculada ao CNPJ. 

a ) Nos casos em que o contribuinte destinatário tenha Regime Especial de IE única, a IE ativa é que deve ser informada. 

b ) Nos casos de destinatários que tenham sido baixados no CADESP com alguma das ocorrências abaixo, o campo IE do destinatário na NF-e deverá ser preenchido com ISENTO ou não ser informado na NF-e:

4.0-Sem ocorrência para situação Baixada (legado)

4.1-Baixa exclusivamente no Estado 

4.7-Extinção - Tratamento diferenciado dado às ME e EPP 

4.8-Extinção pelo encerramento da liquidação voluntária 

4.9-Encerramento do processo de liquidação extrajudicial

Estas ocorrências podem ser verificadas na consulta pública do CADESP

https://www.cadesp.fazenda.sp.gov.br

Sérgio

Editado por gigainfo
Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

[email protected]

• Moderadores
Postado

A IE corresponde ao CNPJ e a empresa está ativa. A principio, essa NFe não deveria ter sido rejeitada por este motivo. Sugiro que você reporte o erro à Central de Atendimento de SP anexando o xml e o print da tela de erro.

SP deve estar fazendo outro tipo de checagem.

Postado

Olá Sérgio, muito grato pela sua atenção.

A SEFAZ/SP implementou uma validação que verifica se os dados CNPJ e IE dos contribuintes destinatários correspondem aos registrados no CADESP. 

Caso não correspondam, a NF-e será rejeitada, retornando erro 234 - IE do destinatário não vinculada ao CNPJ. 

Não creio que seja este o caso, o destinatário é de Minas Gerais, e não faz sentido, ao menos ao meu ver, que possa então ser registrado no CADESP. O erro deve estar em outro lugar, provavelmente alguma bobagem que não estou conseguindo perceber, e que induz o processo de validação da SEFAZ/SP a tentar validá-lo no CADESP.

Cordialmente,

Carlos

Postado

Muito obrigado pela sua atenção ao meu problema,

A IE corresponde ao CNPJ e a empresa está ativa. A principio, essa NFe não deveria ter sido rejeitada por este motivo. Sugiro que você reporte o erro à Central de Atendimento de SP anexando o xml e o print da tela de erro.

SP deve estar fazendo outro tipo de checagem.

É o que eu estou imaginando ser o caminho a seguir, apenas estava querendo me certificar de que não há nada errado com o xml enviado no lote antes de entrar em contato com o atendimento, mas como já somos dois a acreditar que esta nota não deveria ser rejeitada por este motivo, vou fazê-lo hoje mais tarde.

Cordialmente,

Carlos

• 5 semanas depois ...
Postado

É o que eu estou imaginando ser o caminho a seguir, apenas estava querendo me certificar de que não há nada errado com o xml enviado no lote antes de entrar em contato com o atendimento, mas como já somos dois a acreditar que esta nota não deveria ser rejeitada por este motivo, vou fazê-lo hoje mais tarde.

Cordialmente,

Carlos

Cordialmente,

Carlos

Carlos acabei de ter este mesmo problema com um cliente de sp que está emitindo nfe para o cliente que acabou de ser aberto em Recife-PE e na verdade é uma filial daqui de SP, ou seja da empresa que está emitindo a NF-e. Pode me dar uma luz qto a este erro ?

Postado

Carlos acabei de ter este mesmo problema com um cliente de sp que está emitindo nfe para o cliente que acabou de ser aberto em Recife-PE e na verdade é uma filial daqui de SP, ou seja da empresa que está emitindo a NF-e. Pode me dar uma luz qto a este erro ?

Na verdade eu ainda não o resolvi satisfatoriamente. No meu caso ocorreu com emissão de nota para uma empresa domiciliada em MG, no ambiente de homologação apenas. Consultei a sefaz e recebi como resposta um texto padrão sobre irregularidades com o cadastro no CADESP, o que não deveria acontecer com contribuintes de MG. Como no ambiente de produção as notas para este cliente estão sendo processadas sem problemas, a nossa assessoria contábil não está dando muito bola para o assunto.

Sugiro pressionar o contador do seu cliente para esclarecer o motivo desta rejeição, talvez o fato de ser uma filial de contribuinte de SP tenha alguma implicação.

Cordialmente,

Carlos Tré

• 7 meses depois ...
Postado

Boa noite,

Estamos tendo o mesmo problema no nosso ambiente de homologação. Emitimos as notas e volta com essa rejeição 234 sendo que o cliente está ativo e os cadastros estão corretos. Inclusive, se emitirmos a mesma nota em produção ela é autorizada normalmente.

Carlos, você conseguiu descobrir o porque ocorre este erro no ambiente de homologação?

Grata,

Kathellyn Castro

Postado

Olá Kathellyn,

Não consegui, acabei desistindo, convencido de que se trata de um bug do lado da SEFAZ, e eles não estão muito interessados, talvez por se tratar de ambiente de homologação. Comigo ocorreu com apena um destinatário específico.

Qual versão da nota vocês estão utilizando? Não testei com a versão 3.1 para ver ainda ocorre, mas, caso consiga um tempo, vou fazê-lo amanhã. Obrigado por me chamar a atenção de volta a este problema.

Cordialmente,

Carlos

• Este tópico foi criado há 3676 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.