Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

• Este tópico foi criado há 2179 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Desconheço outro emulador (talvez exista). Fiz a codificação comunicando diretamente com a balança no próprio cliente.

Você pode alterar o fonte do emulador da ACBr para considerar esse modelo se desejar.

1 minuto atrás, Valdir Sola disse:

Dipold...

Existe algum emulador para esta balança? Eu tenho o emulador do ACBR, mas ele serve apenas para o modelo generico TOLEDO.

• 1 mês depois ...
Postado

Boa tarde, Dipold,

Lendo o tópico vi que você conseguiu criar algo muito útil para diversas empresas que utilizam esse tipo de equipamento. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o seu projeto com você, se possível. Se entrar em contato comigo pelo email [email protected], fico muito agradecido.

Obrigado.

• 1 mês depois ...
  • 1 mês depois ...
Postado (editado)
Em 05/03/2015 at 09:03, Dipold disse:

Olá Pessoal,

Conforme prometido, fiz a implementação da balança rodoviária Toledo.

Ao contrário do que imaginei inicialmente, o que determina o protocolo de comunicação é o Display, que por sua vez de comunica com a balança de fato. Atualmente há 03 tipos de Display, 9091, 8530 e 8540. A implementação que fiz vale para os 3, pois os protocolos são idênticos, conforme manual anexo no post anterior.

Com a comunicação direta pelo ACBr, não há necessidade da aquisição do HardKey, a não ser que haja necessidade de comunicação com o Display de forma mais avançada.  Este kit (DLL + HardKey) custa atualmente mais de R$ 3.000,00. 

Segue em anexo a unit. Não sei qual o procedimento para adicionar aos fontes do ACBr. Não me importo com os créditos, gostaria apenas de ver essa implementação aceita pelos moderadores.

Qualquer dúvida estou a disposição,

ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas

Amigo, estou tentando utilizar o seu código mas não estou conseguindo.

Tenho uma balança aqui na empresa com o protocolo 8540 e gostaria de ler o peso.

Mas criando um projeto do zero, como posso utilizar seu código? Seria possível postar um exemplo da utilização dessa função?

Desde já agradeço.

Editado por erickbeloti
Postado

Tenho recebido com frequência esse tipo de dúvida e nem sempre tenho tempo para respondê-las, vou tentar explicar aqui, mas infelizmente, também estou de mãos atadas pois o código da balança ainda não foi aceito pelos moderadores, e como não se usa Github no projeto, não tem como eu disponibilizar um branch funcional para as pessoas baixarem e testarem.. então negócio é tudo manual e no braço! Vamos lá:

Considerando que você já fez o download dos fontes atuais e instalou o componente ACBr_Serial.dpk no seu Delphi:

1. Abra e compile o projeto ACBR\Exemplos\ACBrSerial\ACBrBAL\Delphi\BalancaTeste.dpr ;

2. Baixe o arquivo ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas e salve-o em ACBR\Fontes\ACBrSerial\

3. Edite o arquivo ACBrBAL.pas dessa mesma pasta, e inclua balToledo9091_8530_8540 após balAFTS do Enumerator TACBrBALModelo (Linha 60-62);

4. Ainda nesse arquivo, no uses, adicionar a unit ACBrBALToledo9091_8530_8540 após ACBrBALAFTS (Linha 132);

5. Ainda nesse arquivo, no procedimento TACBrBAL.SetModelo(), adicionar no case balToledo9091_8530_8540 : fsBAL := TACBrBALToledo9091_8530_8540.Create(Self); ;

6. Salve o arquivo e tente compilar novamente. Tem que compilar! Senão fez algo errado ;

7. Abra o arquivo BalancaTeste1.pas do projeto do item 1, e substitua o texto da propriedade items do controle cmdBalanca, por este:

Nenhuma
Filizola
Toledo
Toledo2180
Urano
LucasTec
Magna
Digitron
Magellan
UranoPOP
Lider
Rinnert
Muller
Saturno
AFTS
Toledo9091_8530_8540

8. Compile o projeto do item 1, e use o executável gerado por esse projeto para testar a comunicação com a balança. Com ele você já deve ser capaz de ver como "funciona" ;

9. Acredito que o componente TACBrBAL já irá conter a nova balança, mas caso não apareça, você terá que reinstalar o ACBr por completo;

• Obrigado 1
Postado (editado)
23 horas atrás, Dipold disse:

Tenho recebido com frequência esse tipo de dúvida e nem sempre tenho tempo para respondê-las, vou tentar explicar aqui, mas infelizmente, também estou de mãos atadas pois o código da balança ainda não foi aceito pelos moderadores, e como não se usa Github no projeto, não tem como eu disponibilizar um branch funcional para as pessoas baixarem e testarem.. então negócio é tudo manual e no braço! Vamos lá:

Considerando que você já fez o download dos fontes atuais e instalou o componente ACBr_Serial.dpk no seu Delphi:

1. Abra e compile o projeto ACBR\Exemplos\ACBrSerial\ACBrBAL\Delphi\BalancaTeste.dpr ;

2. Baixe o arquivo ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas e salve-o em ACBR\Fontes\ACBrSerial\

3. Edite o arquivo ACBrBAL.pas dessa mesma pasta, e inclua balToledo9091_8530_8540 após balAFTS do Enumerator TACBrBALModelo (Linha 60-62);

4. Ainda nesse arquivo, no uses, adicionar a unit ACBrBALToledo9091_8530_8540 após ACBrBALAFTS (Linha 132);

5. Ainda nesse arquivo, no procedimento TACBrBAL.SetModelo(), adicionar no case balToledo9091_8530_8540 : fsBAL := TACBrBALToledo9091_8530_8540.Create(Self); ;

6. Salve o arquivo e tente compilar novamente. Tem que compilar! Senão fez algo errado ;

7. Abra o arquivo BalancaTeste1.pas do projeto do item 1, e substitua o texto da propriedade items do controle cmdBalanca, por este:

Nenhuma
Filizola
Toledo
Toledo2180
Urano
LucasTec
Magna
Digitron
Magellan
UranoPOP
Lider
Rinnert
Muller
Saturno
AFTS
Toledo9091_8530_8540

8. Compile o projeto do item 1, e use o executável gerado por esse projeto para testar a comunicação com a balança. Com ele você já deve ser capaz de ver como "funciona" ;

9. Acredito que o componente TACBrBAL já irá conter a nova balança, mas caso não apareça, você terá que reinstalar o ACBr por completo;

Dipold, muito obrigado pela ajuda.

Foi o suficiente para saber como recuperar os dados.

Apenas para registrar, somente conseguimos ler os dados ao configurar a porta COM1 da forma a seguir:

Velocidade: 4800

Databits: 7

Stopbits: 2

Paridade: Par (Even)

Controle de Fluxo: Nenhum

Agradeço muito.

Editado por erickbeloti
  • Membros Pro
Postado

Bom dia,

Dipold, como faço  para editar o ACBrBal.pas, esta dando erro, entrei e acrescentei o medelo, apos alterar vou ter que instalar o componente novamente ?

• 6 meses depois ...
  • 1 ano depois...
Postado

Boa tarde pessoal 

Preciso de um help .... tenho um cliente que tem uma balança toledo IND560 --- estamos usando ela com o guardian 4 e um hard key ... porem estou precisando instalar novamente o Guardian e o meu cd não funciona mais, liguei na toledo e eles não fornecem mais esse programa... teria que comprar  a versão nova junto com outro hardkey... eu baixei o pclink6 e junto com ele veio um programa lepeso.exe ... porem tambem fica pedindo a hardkey e mesmo com a minha conectada ele não funciona. Alguem tem alguma ideia para me ajudar ????

Obrigado .... fico no aguardo . 

Ivan Pinto 

[email protected]

• Moderadores
Postado

2.2 - Permaneça no assunto - Quando tiver uma dúvida diferente do assunto no tópico, poste em novo tópico. Não use algo equivalente a "aproveitando o gancho... [dúvida não relacionada com o tópico aqui]". Favor leia as regras do fórum.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

• Membros Pro
Postado

Bom dia, a balança Toledo sempre vai precisar hardkey, isso nas rodoviárias,  vc vai ter que testar no cliente ou fazer como eu fiz, pedi uma mesa no cliente e fiquei até resolver.

desculpa, tinha esquecido, em outro cliente tem uma toledo rodoviária mas na serial, foi pedido para toledo colocar uma placa serial no mostrador de peso, assim utilizei o ACBrbal com alguns ajuste não precisei da  hardkey, mas foi a mesma coisa fui até o cliente e terminei o desenvolvimento lá.

• 8 meses depois ...
Postado

@Luis Ricardo, estou precisando configura em um cliente uma balança Toledo rodoviário 8540 e no cliente está configurado com IP e utilizando o Guardian. Ao utilizar o fonte de exemplo que você colocou no fórum sempre que uso a opção "Ler Balança A" abre uma tela para informar Peso Bruto, Tara e Peso líquido, achei estranho isso. É assim mesmo? ou tem que fazer outra configuração?

Postado

Quem não está conseguindo fazer o merge da minha unit postada aqui com os fontes originais do ACBr, fiz um fork do ACBr no meu github onde pretendo mantê-lo atualizado:

https://github.com/dipold/ACBr

Criei um branch com as modificações necessárias para a balança nele: 

https://github.com/dipold/ACBr/tree/Novas_Balancas

O download do repositório completo com as alterações pode ser feito pelo link:
https://github.com/dipold/ACBr/archive/Novas_Balancas.zip

Mais a frente vou adicionando nesse repositório outras contribuições que desenvolvemos aqui internamente.

Postado

@Dipold, obrigado pelo retorno.

Vi que no seu repositório não tem o arquivo ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas. Não é esse que você está utilizando? Outra coisa o meu cliente utiliza a balança Toledo 8540 com USB e o programa Guardian da própria marca. Você sabe se tem algum programa da marca que emule uma porta serial(COM) para que possamos utilizar comunicação direta?

Postado

Você deve ter olhado a branch master que é igual ao repositório svn do ACBr original sem modificações.

Na branch Novas_Balancas estão presentes o ACBr original + as alterações das novas balanças:

https://github.com/dipold/ACBr/blob/Novas_Balancas/Fontes/ACBrSerial/ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas

Quanto a comunicação ser USB, vc vai ter que instalar um programa que cria uma porta COM fake que conversa com a USB. Entra em contato com a Toledo, eles mesmo tem um instalador que configura isso. Não sei dar maiores detalhes porque não é uma coisa que mexo no dia a dia.. fiz lá em 2015 e está rodando em 3 clientes sem problemas até então.

• Consultores
Postado
Em 05/03/2015 at 09:03, Dipold disse:

Olá Pessoal,

Conforme prometido, fiz a implementação da balança rodoviária Toledo.

Ao contrário do que imaginei inicialmente, o que determina o protocolo de comunicação é o Display, que por sua vez de comunica com a balança de fato. Atualmente há 03 tipos de Display, 9091, 8530 e 8540. A implementação que fiz vale para os 3, pois os protocolos são idênticos, conforme manual anexo no post anterior.

Com a comunicação direta pelo ACBr, não há necessidade da aquisição do HardKey, a não ser que haja necessidade de comunicação com o Display de forma mais avançada.  Este kit (DLL + HardKey) custa atualmente mais de R$ 3.000,00. 

Segue em anexo a unit. Não sei qual o procedimento para adicionar aos fontes do ACBr. Não me importo com os créditos, gostaria apenas de ver essa implementação aceita pelos moderadores.

Qualquer dúvida estou a disposição,

ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas

Essas sugestões foram enviadas ao SVN na revisão 15861. Queira por favor avaliar e reportar qualquer problema.

Em 09/03/2015 at 11:18, Dipold disse:

Olá Pessoal,

Alguém poderia informar qual o procedimento para contribuição de código como o que lancei acima?

Fiz também a implementação parcial  do protocolo para balança rodoviária da marca AFTS (apenas para uso com balança rodoviária), com indicador de pesagem BT2000/C:

http://www.balancasafts.com.br/bt2000c.html

Que estou enviando em anexo. O protocolo é bem simples, porém, como eu não tinha como testar seu uso com balança de precisão, implementei somente o uso com balança rodoviária.

Att,

ACBrBALAFTS.pas

Essa implementação parece realmente incompleta. Está funcionando?

• Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Postado

1. Creio que a unit deveria ser adicionada tb em ACBr_Serial.dpk?

2. A Balança AFTS foi implementada 1 ano depois da minha postagem por intermédio de outra publicação de outro usuário: 

3. Adicionei no https://github.com/dipold/ACBr/tree/Novas_Balancas o suporte que temos as balanças Toledo IP W9091 WMSI3360 WMSI6260 WOHaus

Elas foram implementadas por um antigo funcionário e não passaram por revisão de código interno e utilizam as dll´s fornecidas pelo fabricante. Na string da porta COM passa-se parâmetro no formato:

Format('DLL|%s|%s|True', [EnderecoIP, Canal]); //Canal por ser A, B, C ou D

Fica por conta e risco de quem quiser baixar, testar ou melhorar.

• Consultores
Postado
18 horas atrás, Dipold disse:

A Balança AFTS foi implementada 1 ano depois

Ahh sim. Tinha esquecido desse tópico.

18 horas atrás, Dipold disse:

Adicionei no https://github.com/dipold/ACBr/tree/Novas_Balancas o suporte que temos as balanças Toledo IP W9091 WMSI3360 WMSI6260 WOHaus

Elas foram implementadas por um antigo funcionário e não passaram por revisão de código interno e utilizam as dll´s fornecidas pelo fabricante. Na string da porta COM passa-se parâmetro no formato: 

Existe esse outro tópico abaixo que foi dividido desse, que tem uma implementação usando DLL. Mas como a comunicação é por meio de DLL, não devemos incorporar o código.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
  • Fundadores
Postado

Notei que a Unit que foi adicionada recentemente, está fora do padrão atual dos fontes... e está sobrepondo métodos desnecessários...

Um exemplo de Classe atual, seria necessário apenas sobrepor o método: InterpretarRepostaPeso

{ TACBrBALSaturno }

TACBrBALSaturno = class(TACBrBALClass)
  public
    constructor Create(AOwner: TComponent);

function InterpretarRepostaPeso(aResposta: AnsiString): Double; override;
  end;

• Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

• Consultores
Postado

4 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Notei que a Unit que foi adicionada recentemente, está fora do padrão atual dos fontes... e está sobrepondo métodos desnecessários...

Muito obrigado por ter notado Daniel. Fiz as alterações e espero não ter quebrado nada.

Enviei no SVN na revisão 15867.

23 horas atrás, Dipold disse:

1. Creio que a unit deveria ser adicionada tb em ACBr_Serial.dpk?

Sim. É melhor quando adicionada. Por isso adicionei no commit acima também.

• Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• Este tópico foi criado há 2179 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.