Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nota Técnica 2013/006


  • Este tópico foi criado há 4105 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Boa tarde a todos,

 

Foi publicado no Portal Nacional do Conhecimento Eletrônico a NT 2013/006 juntamente com o Pacote de Liberação 2.00, no final de Maio.

 

Ela se refere a versão 2.00 do CT-e cujas datas de liberação são:

 

Ambiente de Homologação: até 01/09/2013;

Ambiente de Produção: 01/11/2013.

 

Note que existe a palavra "até" antes da data, portanto o ambiente de homologação pode ser liberado antes.

 

O MOC - Manual contido na NT é preliminar, portanto pode sofrer alterações.

 

Mas, não vamos deixar para última hora ou vamos?

 

Eu não vou, já estou trabalhando na implementação dessa nova versão. Criei uma diretiva de compilação chamada PL_200 para tornar o componente compativel.

 

Esta faltando implementar as classes que vão conter os grupos de informações de unidade de transporte e unidade de carga ligados aos documentos originários.

 

Até o momento o DACTE continua o mesmo, somente o XML que teve a sua estrutura reformulada.

 

Por conta disso não foi possível manter um nivel alto de compatibilidade, vamos a um exemplo:

 

Nas versões 1.03 e 1.04 os documentos originários ficam dentro do grupo remetente, na versão 2.00 eles passam a ter um grupo próprio e fora do remetente.

 

Este mês começo a fazer os primeiros testes, gerar, assinar e validar o XML e é claro finalizar a implementação.

 

A minha previsão é que até o final de Julho já esteja tudo disponivel para todos da comunidade ACBr.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

 

Já encontra-se disponivel a implementação de todas as classes bem como as rotinas para gerar e ler o XML do CT-e versão 2.00

 

No ACBr.inc inclui uma nova diretiva de compilação chamada: PL_200 que quando descomentada, faz com que o componente utilize as rotinas e definições para a versão 2.00

 

Lembro a todos que como ocorreu alteração na nomenclatura, tipos, tamanhos de algumas tags, e nova posição de outras, como por exemplo os documentos originários que antes encontravam-se dentro do grupo <rem> agora possuiem o seu próprio grupo <infDoc>, sendo assim não será possivel com uma unica rotina ler o XML do CT-e de versões diferentes.

 

Sendo assim deveremos disponibilizar aos nossos clientes duas versões da aplicação, uma para ler o XML na versão 1.04 e outra na versão 2.00

 

Outra coisa importante, existe um erro em um dos schemas da versão 2.00, esqueceram de alterar a versão dos modais para 2.00

 

Tive que altera-lo para realizar o teste de gerar, assinar e validar o XML.

 

Não tenho como continuar com os testes uma vez que o ambiente de homologação ainda não esta disponivel, a previsão é de ser liberado até 01/09/2013.

 

Vou dar uma geral no que diz respeito aos eventos, uma vez que agora teremos a CC-e e o cancelamento por evento nessa nova versão.

 

Vica ai o recado aos colaboradores de plantão que já iniciem o desenvolvimento da impressão da CC-e para o CT-e.

 

Peço a todos que baixem a NT 2013/006, nela temos o Manual do CT-e versão 2.00, trata-se de uma preliminar, uma vez que algo ainda pode ser alterado. São apenas 190 páginas para degustar e não adianta dizer que não tem tempo.

 

Compilei a minha aplicação com a diretiva PL_200 habilitada para detectar qualquer erro de sintaxe nos fontes do componente e nenhum erro apareceu. Mas podem ocorrer erros de lógica, eles só vão aparecer quando começarmos a utilizar o componente para valer assim que os ambientes estiverem disponiveis.

 

Até mais.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Boa tarde a todos,

 

Já encontra-se disponivel a implementação de todas as classes bem como as rotinas para gerar e ler o XML do CT-e versão 2.00

 

No ACBr.inc inclui uma nova diretiva de compilação chamada: PL_200 que quando descomentada, faz com que o componente utilize as rotinas e definições para a versão 2.00

 

Lembro a todos que como ocorreu alteração na nomenclatura, tipos, tamanhos de algumas tags, e nova posição de outras, como por exemplo os documentos originários que antes encontravam-se dentro do grupo <rem> agora possuiem o seu próprio grupo <infDoc>, sendo assim não será possivel com uma unica rotina ler o XML do CT-e de versões diferentes.

 

Sendo assim deveremos disponibilizar aos nossos clientes duas versões da aplicação, uma para ler o XML na versão 1.04 e outra na versão 2.00

 

Outra coisa importante, existe um erro em um dos schemas da versão 2.00, esqueceram de alterar a versão dos modais para 2.00

 

Tive que altera-lo para realizar o teste de gerar, assinar e validar o XML.

 

Não tenho como continuar com os testes uma vez que o ambiente de homologação ainda não esta disponivel, a previsão é de ser liberado até 01/09/2013.

 

Vou dar uma geral no que diz respeito aos eventos, uma vez que agora teremos a CC-e e o cancelamento por evento nessa nova versão.

 

Vica ai o recado aos colaboradores de plantão que já iniciem o desenvolvimento da impressão da CC-e para o CT-e.

 

Peço a todos que baixem a NT 2013/006, nela temos o Manual do CT-e versão 2.00, trata-se de uma preliminar, uma vez que algo ainda pode ser alterado. São apenas 190 páginas para degustar e não adianta dizer que não tem tempo.

 

Compilei a minha aplicação com a diretiva PL_200 habilitada para detectar qualquer erro de sintaxe nos fontes do componente e nenhum erro apareceu. Mas podem ocorrer erros de lógica, eles só vão aparecer quando começarmos a utilizar o componente para valer assim que os ambientes estiverem disponiveis.

 

Até mais.

Olá, Italo, 

 

Primeiramente parabéns pelo trabalho, não é fácil atender esta quantidade de requisições.

 

Tenho acompanhado estas mudanças e estou "com uma pulga atras da orelha":  será esta a melhor alternativa mesmo? ter que liberar dois sistemas? não sei para os outros usuários, mas, para mim é totalmente inviável manter dois sistemas para ler as versões, até porque utilizo um servidor de build, onde, até onde vi, não teria como compilar os dois sistemas, a não ser que, a cada build eu recompile antes o pacote do cte com a diretiva.

 

Se falei alguma besteira, por favor me corrija, mas, são dúvidas que pairam em minha cabeça!

 

Abraços.

- Sou desenvolvedor.

- De que linguagem, delphi? .NET? Java?

- Qualquer uma, sou desenvolvedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Mark Apollo,

 

Não tive outra alternativa, uma vez que ocorreu uma alteração na estrutura do XML.

 

Como exemplo: os documentos originários na versão 1,04 ficam dentro do grupo <rem> = remetente, agora eles tem o seu próprio grupo, se não me falha a memória é <infDoc>.

 

Isso sem falar nas novas tags e outras que foram renomeadas.

 

Uma segunda alternativa seria termos um outro componente.

 

Eu não sei quais das duas alternativas é a melhor, eu optei pela primeira pois desta forma acredito eu a migração de um para o outro seria mais simples.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

  

No meu caso quando teve alteração 1.03 para 1.04, trabalhei da seguinte maneira

eu tenho um tela para gerenciar os ct-e (gerar, consultar, etc)

Criei um executável só do gerenciador 1.03 e chamado ele do sistema.

então o menu ficou assim

Gerenciador de CT-e 1.03 até a data 31/12/2011 - chama o executável
Gerenciador de CT-e 1.04 - ai é Normal

também vou trabalhar neste mesmo modelo para 2.00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4105 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.