Prezados, conseguir fazer validar e ser aceito pelo ambiente de homologação, tanto pelo exemplo, quanto pelo sistema que estou implementando a rotina do eSocial. Lá vai uma explicação, pois a minha dúvida pode ser de outros também.
Estava testanto e criando um código qualquer para teste, como foi feito em outros eventos, porém o retorno do eSocial dava era "Erro 283 - Número do Processo Inválido". Na meu entendimento, deveria retornar que o formado do processo era inválido, facilitando assim o entendimento.
O que acontece é que para cada tipo de processo tem um formato especifico o qual eles validam, esses processos são gerados pela Justiça, porém, nós como meros mortais, não atentamos a isso. Só fui perceber isso quando peguei qualquer processo administrativo e coloquei no sistema e o mesmo passou.
Segue abaixo uma explicação que achei em um site (isso para processos administrativos):
"NUP é o número atribuído ao documento ou processo, no momento do recebimento e trâmite no órgão ou entidade. A composição do NUP atual é formada por 17 dígitos (ex: 00000.000000/0000-00), separados em grupos. O primeiro conjunto numérico é constituído de cinco dígitos que identificam o código do órgão de origem do processo, de acordo com faixas numéricas definidas na Portaria SLTI-MP nº 03/2003. O segundo grupo é constituído de seis dígitos e registra sequencialmente os documentos e processos, devendo ser reiniciado a cada ano. O terceiro, de quatro dígitos, indica o ano. O quarto e último grupo é formado por dois dígitos verificadores."