Vários clientes estao com uma dúvida em comum em relacao a GTIN de kits (ou conjuntos) de produtos adquiridos de diferentes fabricantes e gostaria de saber se algum colega ja passou por isso e como estão lidando com essa situacao que descrevo abaixo:
Um cliente varejista vende (há vários anos) um Kit composto de CPU + teclado + mouse + monitor como um unico produto de código "1234" que é o código que ele possui cadastrado em seu sistema (a venda desse KIT resulta 1 produto na NF-e de nome "Micro Computador" sem GTIN).
Para formar esse kit, ele compra a CPU do fornecedor "A", o mouse do fornecedor "B", o teclado do fornecedor "C" e o monitor do fornecedor "D".
Como nao era obrigatório o GTIN até entao (e os fornecedores nao tinham GTIN para esses produtos), nao havia problema algum.
Nos ultimos meses, todos esses fornecedores passaram a enviar esses produtos com GTINs para o varejista, mas o varejista tem todo seu estoque baseado nesse KIT (que é na verdade 1 produto na visão do consumidor final e em todo sistema do varejista).
A dúvida do varejista é: Ele pode continuar vendendo esse grupo de itens como um KIT informando apenas o GTIN do item principal na NF-e (ou nao informando nenhum GTIN ja que esse seria um suposto "novo produto" que ele criou? (ja que a legislacao vigente permite que um produto possua como unidade de medida o tipo "kit" ou "conjunto"). Ou ele teria que acertar o estoque completo dele desmembrando cada item do KIT em produtos individuais na NF-e (ao inves de 1 produto a NF-e passaria a ter 4 produtos com os respectivos GTINs)?
Ou alguem tem alguma outra sugestao? (Qualquer alteracao na base cadastral vai impactar em todo controle de estoque dele, SPED, etc...).
Toda ajuda é bem-vinda.