É que fico em um impasse, como eu já morava em Pernambuco, lá tinha toda a obrigatoriedade com o PAF, TEF e quando fiscalização chegava "caia matando" e tinha que ter muita conver$a para não pegar uma multa, em uma aula sobre Escrituração Fiscal, Contábil, acabei chegando ao ponto do TEF, PAF-ECF aqui em Fortaleza e a professora ficou voando na gelatina.
Como eu sou Suporte a Usuário me deparei com certas coisas, empresas usando POS, Caixa usando Cupom Fiscal sem PAF, o do POS/TEF o amigo ai em cima conseguiu tirar minha dúvida, mas quanto ao resto? PAF, sei que existe uma obrigatoriedade quando ao estado? Sei que existe algumas exigências dispensadas com relação a empresas Optantes do Simples, mas tem cupom fiscal então entra o PAF. Vi gente passando a carroça na frente dos bois, não tendo nem o TEF e Paf torcendo para que chegue o CF-e logo, mas ninguém sabe, tá todo mundo perdido, nem a SEFAZ com 2 conversas ditas por auditores, vejo cidades do interior da Paraíba, pequenos varejistas já homologados e trabalhando com o CF-e, todo bonitinho... Se vier para cá o SAT e se for feito SP se prepare que a dor de cabeça vai ser grande e vão torcer para que ficasse o PAF aqui.
O problema não é o modo lento, e sim a falta de informações... Veja só, feito esse problema que causou da mudança do ISSFortaleza... meu amigo, foi uma covardia, várias software houses pararam só para começar do zero a NFS-e porque não estava tratando o retorno das NFS-es mesmo mudando o Webservice.
Para explicar mesmo a professora que é uma "expert" em fiscal, auditoria, sefaz o escambal todo eu tive que explicar a ela o que era TEF e PAF.