Bom dia @jeaanca eu sigo esses passos quando ocorre esses tipos de erros e sempre resolve.
1º Encerre sua aplicação.
2° Vá em executar, digite, certlm.msc, para abrir a interface de certificados.
3° Remova todos os certificados de "Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis".
4° Faça o download desse arquivo ( https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/shared-www.validcertificadora.com.br/InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe )
5° Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe.
6º Clique em Instalar, e aguarde até que o processo seja finalizado.
7° Teste novamente a comunicação com a SEFAZ.
Caso ainda não funcione, vá em opções da internet, na aba avançadas, desabilite as configurações:
- Avisar quando houver incompatibilidade de endereços de certificado.
- Verificar revogação de certificados do servidor.
- Verificar se há certificados revogados do fornecedor.
Salve, reinicie a máquina, e teste novamente.