Boa tarde.
Tenho uma tela no meu sistema que faz a leitura do código de barras de um boleto, para realizar o vinculo dele com o contas a pagar e posteriormente enviar para pagamento via CNAB. Ao ler o boleto, ele identifica a data de vencimento do mesmo, pelo fator de vencimento constante no código de barras. O vencimento e valor são utilizado para encontrar parcelas que tenham o mesmo valor e vencimento e sugerir o vínculo.
Com o fator sendo resetado agora em 22/02/2025, gostaria de confirmar se existe alguma forma segura de saber se o fator de vencimento se refere a data base de 07/10/1997 ou a próxima data base, que seria 29/05/2022.
Encontrei muitas referências sobre como calcular o novo fator de vencimento, mas nenhum referencia de como recuperar esse vencimento.
Por exemplo: Se recebo um boleto com o fator 2661.
Pela data base original, o vencimento seria 19/01/2005 (Ainda é possível ler um boleto com esse vencimento)?
Pela nova data base, o vencimento seria 10/09/2029.
Não sei se existe uma quantidade de dias que seja seguro eu considerar como atraso e usar a próxima data base disponível.
Muito Obrigado pela compreensão de todos.