Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Painel de líderes

Conteúdo popular

Showing content with the highest reputation since 27-04-2024 em Posts

  1. Olá Pessoal, Muitos de vocês estão ansiosos e apreensivos com essa mudança que vai ocorrer. Os componentes do ACBr vão ser afetados com essa reforma? Sim, mas fiquem tranquilos que já estamos trabalhando nas modificações. Como que fica a minha aplicação, também vai ser afetada? Sim, e te aconselho conversar com os contadores dos seus clientes para saber o que vai ser necessário calcular e como calcular. Como esta os trabalhos e quais são os componentes que vão ser afetados? Dividimos o trabalho em 5 etapas e os componentes afetados são: ACBrBPe (Bilhete de Passagem Eletrônico/Bilhete de Passagem Eletrônico Metropolitano); ACBrCTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico/Conhecimento de Transporte Simplificado Eletrônico/Conhecimento de Transporte Outros Serviços); ACBrNF3e (Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica); ACBrNFCom (Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica); ACBrNFe (Nota Fiscal Eletrônica/Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) e ACBrNFSeX (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica). Etapas definidas para a implementação da Reforma Tributária nos componentes: 1. Alteração nas classes para criar os grupos e seus respectivos campos; 2. Alteração na unit responsável pela escrita do XML; 3. Alteração na unit responsável pela leitura do XML; 4. Alteração nas funções de escrita e leitura do arquivo INI (utilizado pelo ACBrMonitor e ACBLib). 5. Alteração nos programas exemplos Delphi/Lazarus visando mostrar como alimentar o componente referente aos novos campos dos novos grupos. Observações: A primeira etapa já foi concluída para todos os componentes exceto ACBrNFe. No caso do ACBrNFSeX a implementação contempla somente a NFS-e Padrão Nacional (provedor PadraoNacional), não sabemos como vai ficar o layout do XML do RPS dos provedores que tem layout próprio ou utilizam a versão 1 ou 2 do layout da ABRASF. No que se refere a NF-e/NFC-e além das alterações necessárias para contemplar a reforma tributária, vai ser necessário também implementar 12 novos eventos que vamos discriminar em postagem futura. Prazos: Segundo a NT/2024/001 versão 1.10 - Reforma Tributária - IBS e CBS (BPe, CTe, NF3e e NFCom) e a NT/2024/002 versão 1.10 - Reforma Tributária - IBS e CBS (NFe e NFCe) traz as seguintes datas: Ambiente de Homologação: 01/09/2025 Ambiente de Produção: 31/10/2025 Já a Nota Técnica 001 - SE-CGNFSe - Novo Layout - RTC (NFSe) temos a data de janeiro/2026 como sendo o inicio do novo layout, infelizmente não informa se é ambiente de homologação ou produção. Assim que finalizarmos a primeira etapa no componente ACBrNFe, avisaremos neste tópico o inicio da segunda etapa.
    24 pontos
  2. Olá Pessoal, Boas novas, as etapas 2 e 3 já foram concluídas para todos os componentes e já se encontram no SVN. Partiu etapa 4 que visa adequar os métodos de leitura e escrita do arquivo INI, como dito anteriormente usados pelo ACBrMonitor e ACBrLib. Quando esta etapa for finalizada vou trabalhar nos programas exemplos. Não fiquem apavorados em querer alterar as suas aplicações, pois vocês não vão conseguir realizarem testes em ambiente de homologação da SEFAZ uma vez que este ambiente só vai ser liberado em 01/09/2025 isso se não for prorrogado. Todas as implementações estão sendo realizadas com base nas Notas Técnicas: 2024/001 e 2024/002 ambas versão 1.10 pode ser que surge uma nova versão e com isso tenhamos que alterar algumas coisas na implementação. Por fim e não menos importante, mantenham os fontes do ACBr atualizados e instalados.
    24 pontos
  3. Olá Pessoal, Algumas units do componente ACBrNFe foram reescritas e se encontram em outra pasta com um novo nome, portanto as anteriores deixaram de serem utilizadas pelo componente e consequentemente estão sendo removidas do SVN. Units em desuso que estão sendo removidas estavam na pasta ...Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\PCNNFe, são elas: pcnAdmCSCNFCe, pcnConsSitNFe, pcnEnvEventoNFe, pcnEventoNFe, pcnInutNFe, pcnRetAdmCSCNFCe, pcnRetConsSitNFe, pcnRetEnvEventoNFe e pcnRetInutNFe. As novas units que o componente esta utilizando se encontram na pasta ...\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\Base\Servicos, são elas: ACBrNFe.AdmCSC, ACBrNFe.ConsSit, ACBrNFe.EnvEvento, ACBrNFe.EventoClass, ACBrNFe.Inut, ACBrNFe.RetAdmCSC, ACBrNFe.RetConsSit, ACBrNFe.RetEnvEvento e ACBrNFe.RetInut. Caso você tenha informado em "uses" uma das units que foram removidas você deve trocar o nome dela pela sua equivalente, conforme a relação: pcnAdmCSCNFCe deve ser substituída por ACBrNFe.AdmCSC pcnConsSitNFe deve ser substituída por ACBrNFe.ConsSit pcnEnvEventoNFe deve ser substituída por ACBrNFe.EnvEvento pcnEventoNFe deve ser substituída por ACBrNFe.EventoClass pcnInutNFe deve ser substitúida por ACBrNFe.Inut pcnRetAdmCSCNFCe deve ser substituída por ACBrNFe.RetAdmCSC pcnRetConsSitNFe deve ser substituída por ACBrNFe.RetConsSit pcnRetEnvEventoNFe deve ser substituída por ACBrNFe.RetEnvEvento pcnRetInutNFe deve ser substituída por ACBrNFe.RetInut
    20 pontos
  4. Olá pessoal! Nos últimos dias temos recebidos diversos relatos de membros de nossa comunidade com problemas para realizar o processo de Manifestação do Destinatário, seja realizando o envio de evento ou a consulta de DistribuicaoDFe. Todos os relatos tinham em comum o fato de estarem conseguindo consumir os webservices de transmissão da NF-e normalmente, mas estarem recebendo as mensagens: Erro Interno: -2146893815 Erro HTTP: 0 URL: https://www.nfe.fazenda.gov.br/NFeRecepcaoEvento4/NFeRecepcaoEvento4.asmx Erro: 2148073481 Ou: Erro: WebService Distribuição DFe: - Inativo ou inoperante tente novamente. Erro interno: -2146893815 Erro HTTP: 0 URL: https://www1.nfe.fazenda.gov.br/NFeDistribuicaoDFe/NFeDistribuicaoDFe.asmx Erro: 2148073481 - Em casos assim, é sempre válido abrir um Fale Conosco junto ao fisco para que o mesmo fique ciente de que há algo errado. Abaixo reproduzido na íntegra temos a resposta que foi fornecida pelo membro de nossa comunidade @Jhonathan na qual ele demonstra um passo a passo que executou para resolver um erro semelhante que havia enfrentado anteriormente com NFC-e e que também de acordo com múltiplos relatos de colegas da comunidade resolveu o problema agora com a manifestação do destinatário: 1- Vá até o Painel de Controle do Windows. 2- Escolha a Opção "Opções da Internet"; 3- Vá até a aba “Avançadas”; 4- No bloco “Configurações”, vá até as últimas opções e deixe configurado como na imagem abaixo: 5- Vá em executar, digite certlm.msc para abrir a interface de certificados, caso esse comando não funcione, utilize o comando certmgr.msc. Remova estes certificados listados na imagem abaixo: 6- Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe, clique em Instalar e aguarde até que o processo seja finalizado. 7- Execute o FixCrypto_TLS1_2_Windows.reg. 8- Descompacte o CA.zip e execute o ac soluti ssl ev.cer e o Raiz-icp-brasil v10.cer. 9- Reinicie a máquina e teste novamente a comunicação com a Sefaz.
    19 pontos
  5. Muitos usuários estão recebendo notificações dos bancos, sobre o fator de vencimento dos boletos vai ser reiniciado: Fique tranquilo que já está pronta esta implementação: Você não precisa configurar nada, esta implementação já foi feita pelo nosso querido @BigWings em 2015 conforme post abaixo:
    18 pontos
  6. Olá Pessoal, É com muita satisfação que venho informar a todos que o componente ACBrNFe ganhou novas units para Consultar a Situação de uma nota, solicitar a inutilização de um numero ou faixa de números, enviar eventos e para administrar o CSC (Código de Segurança do Contribuinte) usado na NFC-e, este ultimo não sei informa-los quais UF possuem um webservice para esse serviço. Foram criadas novas units para gerar o XML de pedido de consulta, de inutilização de envio de eventos, bem como as units que fazem a leitura do retorno foram reescritas. Elas se encontram em uma nova pasta: ...\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\Base\Servicos O que muda na minha aplicação? Nada, pois essas units são utilizadas pelo próprio componente. Porque foram criadas essas novas units? As units antigas se utilizam das units pcnGerador e pcnLeitor para geração e leitura do XML respectivamente. As novas units se utilizam das units ACBrXmlWriter e ACBrXmlReader que tem a mesma função de geração e leitura. Não chegamos a realizar testes de velocidade nessas novas units criadas para o ACBrNFe, mas a um tempo atrás a unit responsável por ler o XML de um CT-e contendo aproximadamente 1.800 (mil e oitocentos) notas vinculadas demorava cerca de 6 minutos para realizar a leitura. Foi criada uma nova unit se utilizando o ACBrXmlReader para realizar a leitura do XML do CT-e, foi realizado um teste com o XML contendo 1.800 notas vinculadas e o mesmo foi lido em aproximadamente 6 segundos. Veja o ganho em velocidade na leitura do XML, de 6 minutos para 6 segundos. Por conta dessa performance resolvemos reescrever todas as units que utilizam as units pcnGerador e pcnLeitor visando a passar a utilizar as units ACBrXmlWriter e ACBrXmlReader. Não é um trabalho fácil e rápido. As novas units foram escritas, foi criado os testes unitários para cada uma delas, depois de testadas fizemos a migração, um trabalho que consumiu varias semanas. Em breve as units antigas vão ser removidas do SVN. Esse trabalho vai ser realizado em outros componentes? Sim, o próximo é o ACBrCTe, depois o ACBrMDFe. Estamos trabalhando para deixar os componentes mais velozes.
    17 pontos
  7. Olá Pessoal, É com muita alegria que eu informo a vocês que os trabalhos para adequar os componentes perante a Reforma Tributária esta a todo vapor. Já foi finalizado os ajustes nos componentes: ACBrCTe, ACBrNF3e e ACBrNFCom. Os fontes alterados bem como os Schemas e os programas exemplos dos 3 componentes mencionados acima já estão no SVN. Quero lembrar que ainda não é possível enviar o XML contendo os novos campos para a SEFAZ, uma vez que esta ainda não liberou o ambiente de homologação que esta previsto para 01/07/2025. Até o final deste mês vamos finalizar e enviar para o SVN os ajustes nos componentes: ACBrBPe, ACBrNFe e ACBrNFSeX. No caso da NFe ainda não foi disponibilizado os Schemas. Já a NFSe além da falta dos Schemas e alteração se concentra no layout do Padrão Nacional. Não sabemos qual a atitude dos provedores que utilizam a versa 1 ou 2 do layout da ABRASF bem como os que tem o seu próprio layout. Até a próxima pessoal.
    16 pontos
  8. Olá pessoal! É com muita alegria que informamos a adição de mais um componente no pacote ACBrBaas, o ACBrPagamentosAPI! O que é o pacote ACBrBaas? O pacote ACBr Banking As Service (Baas para abreviar) visa unir componentes que consomem serviços variados disponibilizados pelas APIs bancárias. O que é o componente ACBrPagamentosAPI? Este componente visa realizar a integração junto as APIs disponibilizadas pelos bancos para permitir realizar pagamentos de forma integrada. Seguindo a mesma lógica do ACBrPagFor que gera arquivos via CNAB. Onde encontro o componente? Os fontes podem ser encontrados em ..\trunk2\Fontes\ACBrBaaS Os programas de exemplo podem ser encontrados em ..\trunk2\Exemplos\ACBrBaaS\ACBrPagamentosAPI Um agradecimento ao consultor @EliasCesar pelo desenvolvimento do componente e pela empresa Poliview Sistemas na qual atua o consultor @Renato Rubinho por financiar o desenvolvimento do componente. Bancos implementados até o momento:
    16 pontos
  9. Olá Pessoal, Boas novas, o componente ACBrNFe já esta pronto para gerar o QR-Code na versão 3.00 que é utilizado na NFC-e. Essa nova versão esta documentada na Nota Técnica 2025/001 que além da versão 3.00 do QR-Code também temos a resposta síncrona para lote com somente 1 (uma) nota. Com relação ao modo de envio síncrono já faz um bom tempo que o componente dispõe dessa funcionalidade, na verdade desde julho/2013. Lembrando que o envio em modo síncrono esta condicionado a somente uma nota por lote, ou seja, envio unitário. Vale também ressaltar que hoje podemos realizar um envio unitário em modo assíncrono, mas em breve não vai mais ser possível, somente no modo síncrono. Tanto a versão 3.00 do QR-Code quanto a obrigatoriedade do modo síncrono para o envio unitário de NF-e segue o seguinte cronograma: Ambiente de homologação 02/06/2025 e produção 01/09/2025. Mantenham os fontes do ACBr atualizados e reinstalados. Fiquem atentos aos Papos Pro que são realizados todas as terças e quintas no Discord.
    15 pontos
  10. Olá pessoal! Por volta das 08h56 do dia 14/01/2025 começamos a receber múltiplos relatos em nossa comunidade do Discord nos canais #acbrnfe, #sefaz e #pro-nfe de membros da comunidade com problemas com a manifestação do destinatário. Os relatos tem em comum: A não disponibilização dos resumos de notas recentes para o envio de eventos de manifestação, mesmo as notas estando presentes no portal nacional para consulta. A não disponibilização da nota completa após o envio de um evento de manifestação conclusivo. Quando falamos do processo de distribuição dessas notas durante o processo de manifestação do destinatário, é importante reforçar algumas coisas: O processo de sincronização entre os ambientes estaduais e nacionais pode acarretar em um intervalo entre a emissão da nota fiscal eletrônica e a disponibilização da mesma. O web service distribui as notas de até os últimos 90 dias, não trazendo notas emitidas com datas que ultrapassem este limite. Se o cliente deixar de utilizar o serviço por mais de 60 dias, a distribuição é interrompida, sendo necessária nova consulta para voltar a distribuir a partir do momento da mesma. O web service não distribui as notas de forma retroativa. Os documentos que serão recebidos podem variar de acordo com o papel que o CNPJ que está consultando desempenhe no processo de emissão da NF-e(por exemplo, um CNPJ que desempenhe um papel de emissor, não vai receber as notas que emitiu). Possíveis causas: Se certificar de que o cliente faz uso da consulta de Distribuição DFe regularmente para que a mesma não deixe de distribuir os NSUs. Se certificar de que não está havendo consulta paralela para que outro software ou ferramenta de captura esteja recebendo os XMLs que você esperava receber. Se certificar de que o CNPJ que está realizando a consulta de fato recebe os XMLs que espera receber. Se você conferiu todas essas questões, tudo está correto e mesmo assim ainda está tendo problemas, é importante que abra um Fale Conosco junto ao ambiente nacional que é responsável pelo processo de Manifestação relatando o problema. Você pode fazer isso através do link https://www.serpro.gov.br/menu/suporte/css, selecionando a opção "SPED - NFe e CTe" na lista. Quanto mais pessoas reportarem, mais cedo o pessoal da Receita entende que possa existir um problema. Não há comunicado oficial relacionado no Portal da Nota Fiscal até a publicação deste tópico.
    15 pontos
  11. Aqui pra mim estava dando o mesmo erro com Windows 11 no cliente e na minha maquina com o certificado A3, e consegui resolver da seguinte forma: 1- Vá até o Painel de Controle do Windows. 2- Escolha a Opção "Opções da Internet"; 3- Vá até a aba “Avançadas”; 4- No bloco “Configurações”, vá até as últimas opções e deixe configurado como na imagem abaixo: 5- Vá em executar, digite certlm.msc para abrir a interface de certificados, caso esse comando não funcione, utilize o comando certmgr.msc. Remova estes certificados listados na imagem abaixo: 6- Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe, clique em Instalar e aguarde até que o processo seja finalizado. 7- Execute o FixCrypto_TLS1_2_Windows.reg. 8- Descompacte o CA.zip e execute o ac soluti ssl ev.cer e o Raiz-icp-brasil v10.cer. 9- Reinicie a máquina e teste novamente a comunicação com a Sefaz.
    15 pontos
  12. Olá pessoal! No dia 01/08/2024 foi publicada a Nota Técnica 2024/002 que traz as alterações referentes a NF-e/NFC-e visando adequar este documento as modificações propostas pela reforma tributária. Introdução O Projeto de Lei Complementar PLP 68 estabelece que os estados, o distrito federal e os municípios devem adequar seus sistemas autorizadores para permitir a informação dos dados relacionados ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Esta nota técnica trata da adequação do layout da Nota Fiscal Eletrônica (modelo 55) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (modelo 65). Os demais documentos serão tratados na NT 2024/001: Alterações Tipos Básicos da Tributação Os campos acrescidos no layout que serão tratados mais a frente constam no arquivo DFeTiposBasicos_v1.00.xsd, adicionado ao pacote de esquemas dos documentos fiscais, junto a esta nota técnica. Código Situação Tributária e Código de Classificação da Tributação Serão disponibilizadas no portal da nacional da nota fiscal eletrônica, tabelas que relacionam o CST e cClassTrib que devem ser utilizados no preenchimento do documento fiscal eletrônico. Finalidades débito e crédito da NF-e Uma nota de débito documenta uma situação na qual o emitente registra um aumento no imposto devido (consequentemente, uma redução no imposto devido pelo adquirente, que é o destinatário); Uma nota de crédito documenta uma situação na qual o emitente registra uma redução no imposto devido (consequentemente, um aumento no imposto devido pelo adquirente, que é o destinatário); As finalidades de "Nota de Ajuste" e "Nota Complementar" que já existem são casos especiais de "Nota de Débito". Já uma "Nota de Entada" emitida para documentar, por exemplo, a devolução de mercadoria que havia sido vendida para consumidor final é uma caso especial de "Nota de Crédito". Alterações no Layout Foi adicionado então, no campo que documenta a Finalidade de emissão da NF-e (finNFe) os valores 5 e 6 que respectivamente correspondem a Nota de crédito e Nota de débito. A cardinalidade do grupo ICMS passou a ser 0-1, dando a possibilidade do campo ser opcional. Adiciona o grupo IBSCBSSel para receber as Informações do Bens e Serviços - IBS, Contribuição de Bens e Serviços - CBS e Imposto Seletivo.. O grupo conta com um elemento para receber o Código de Situação Tributária do Imposto Seletivo (CST), o Código de Classificação Tributária do Imposto Seletivo (cClassTrib) além de um grupo para as informações dos impostos propriamente ditas e um para as informações dos impostos em operações com impostos monofásicos, ambos contendo seus próprios subgrupos e adicionando uma quantidade expressiva de novos campos. Adiciona grupo IBSCBSSelTot para totalizar as informações dos Imposto de Bens e Serviços IBS, Contribuição de Bens e Serviços CBS e Imposto Seletivo IS. O novo grupo totalizadores poderá ter até 22 novos campos que serão utilizados para totalizar as informações da NF-e/NFC-e dos elementos informados no grupo mencionado acima. Regras de Validação Esta nota técnica adiciona novas regras de validação que dentre outras coisa verificam: Se a finalidade de débito ou crédito for utilizada com grupo de impostos diferente de IBS/CBS. Se a finalidade diferente de débito ou crédito for utilizada sem o grupo de ICMS ou ISSQN. Se foi informado Imposto Seletivo para uma classificação que não o permite. Se não foi informado Imposto Seletivo para uma classificação que o obriga. Se foi informado CST ou cClassTrib inexistente. Se as informações do grupo IBS/CBS foram preenchidas corretamente. Se os totalizadores do IBS/CBS estão corretos. Eventos Esta nota técnica também conceitua os seguintes novos eventos: Decurso de Prazo de Internalização na Área de Livre Comércio - ALC ou Zona Franca de Manaus - ZFM: Evento e seu respectivo cancelamento. Solicitação de Apropriação de Crédito Presumido e seu respectivo cancelamento. Destinação de Item para Consumo Pessoal e seu respectivo cancelamento. Imobilização de Item e seu respectivo cancelamento. Solicitação de Apropriação de Crédito de Combustível e seu respectivo cancelamento. Datas Implantação Teste: 01/09/2025 Implantação Produção: 31/10/2025 Vale ressaltar que como as discussões referentes a reforma tributária ainda estão em curso, a NT pode ser ajustada ao longo do processo. E como fica o ACBr? Serão necessários ajustes nos fontes do ACBr e novas compilações do Monitor e da Lib. Foi criada a #TK-5816 em nosso backlog para alteração dos fontes. Vale ressaltar que a NT é recente e existe um período expressivo até que seja liberada a homologação. Leita a NT na integra AQUI
    14 pontos
  13. Olá pessoal! No dia 01/07/2024, alguns membros de nossa comunidade começaram a relatar que ao tentar emitir uma NF-e ou NFC-e estão recebendo a rejeição: Está rejeição foi introduzida na Nota Técnica 2023/001 em sua versão 1.00, no entanto, a mesma foi removida logo na versão 1.10 permanecendo assim até a sua versão 1.51 que é a mais atual. Hoje, dia 01/07/2024, está entrando em vigor no ambiente de produção a Nota Técnica 2023/004 que coincidentemente adiciona a seguinte rejeição: PORTANTO, se você está recebendo a rejeição 963 com a mensagem de Alíquota adrem, verifique se informou no tPag da respectiva nota valor diferente de 03, 04, 10, 11, 12, 13, 15, 17 e 18 e adicionou o grupo card. Se o fez, remova o grupo card, conforme Regra de Validação da própria rejeição: Aprovada a nota, também é muito importante que abram um Fale Conosco junto a respectiva Sefaz, relatando que a mensagem que está sendo devolvida está incorreta.
    14 pontos
  14. Olá pessoal, Ficamos felizes em informar que foram disponibilizados os programas de exemplo em php Singlethread e Multithread utilizando a ACBrLibConsultaCNPJ. Para a comunicação com a biblioteca foi utilizada a extensão FFI que foi implementada no php a partir da versão 7.4.0. Vejam o tópico a seguir, na nossa base de conhecimento, com um tutorial de como configurar o ambiente de desenvolvimento com Php8 e Apache. Esperamos que como sempre que essa novidade traga maior facilidade na utilização das nossas bibliotecas por toda a comunidade. Até mais!!!
    13 pontos
  15. Não, você não leu errado o título da notícia. A sefaz de São Paulo está dando adeus ao SAT! Foi publicado no dia 31/10/2024 a Portaria SRE 79, DE 31 DE OUTUBRO DE 2024 que modifica a Portaria CAT147/12(responsável pela definição do SAT), acrescentando na mesma os seguintes artigos: Efetivamente impedindo a ativação de novos equipamentos SAT para quem ainda não o tinha o aparelho e estipulando a data de 01/01/2026 para o fim do SAT como um todo. Mas se eu uso o SAT o que eu vou fazer agora? A NFC-e é o documento fiscal que deverá ser utilizado no lugar do CF-e. A muito tempo, esses documentos são "intercambiáveis", com o contribuinte podendo escolher se emite uma NFC-e ou um CF-e através do SAT para acobertar a mesma operação. Eu estou um pouquinho enferrujado, mas o SAT não era a contingência da NFC-e? Não mais! A Sefaz já havia publicado previamente uma portaria autorizando o uso da contingência off-line para NFC-e no estado. Veja mais aqui:
    13 pontos
  16. Olá Pessoal, Novidades sobre o CNPJ alfanumérico. Senhores Representantes, bom dia! A Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros e Benefícios Fiscais - Cocad, por meio do documento anexo, oficializa os senhores sobre a alteração da Instrução Normativa RFB n° 2119/2022, que passa a dispor sobre o CNPJ Alfanumérico, a ser implementado em Julho de 2026. Ademais, informa-se que por meio dos links abaixo, podem os senhores terem acesso a documentos e informações elucidativas e informativas adicionais. https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-e-atividades/cnpj-alfanumerico https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/receita-federal-anuncia-que-cnpj-tera-letras-e-numeros-a-partir-de-julho-de-2026 Ats. Michelle Campos Sales Silvério Dicaj - Divisão de Cadastro de Pessoas Jurídicas Oficio-Circular-RFB-Cocad n 87-2024.pdf
    13 pontos
  17. Olá Pessoal, É com grande prazer que comunico o envio ao SVN do componente para impressão do DANFCom em Fortes Report bem com o DAEventos em papel A4. No momento se faz necessário a instalação do componente via os pacotes disponíveis. Em breve o ACBrInstall será atualizado visando a instalação do componente. Ainda falta pequenos ajustes na impressão do DANFCom, mas ele já esta funcional.
    13 pontos
  18. Olá, pessoal. Temos o prazer de anunciar que o novo pacote ACBrBaas já está disponível no SVN! Este pacote foi criado para facilitar a integração de sistemas com serviços bancários e APIs de pagamento, atendendo à crescente demanda por soluções de automação financeira. ACBrExtratoAPI: Primeira Solução Disponível O primeiro componente disponível neste pacote é o ACBrExtratoAPI. Este componente permite a consulta de transações do extrato de uma conta corrente, ideal para quem precisa automatizar o acompanhamento e controle financeiro diretamente em seu software. Atualmente, o ACBrExtratoAPI oferece suporte para dois bancos: Banco do Brasil Banco Inter A proposta é expandir o suporte para outros bancos, conforme a demanda dos usuários. Então, caso seu banco de interesse ainda não esteja incluído, fique à vontade para sugerir a inclusão! Futuros Componentes no Pacote ACBrBaas Além do ACBrExtratoAPI, estamos trabalhando na inclusão de novos componentes ao pacote ACBrBaas, que irão ampliar ainda mais suas funcionalidades, entre eles: ACBrPagamentosAPI: Voltado para a integração com APIs de pagamento, facilitando transações financeiras diretamente pelo software. ACBrBBPay: Um componente específico para a plataforma BBPay, do Banco do Brasil, que permitirá realizar transações de forma simplificada. Estamos atentos às necessidades dos usuários e planejamos adicionar mais APIs bancárias e de pagamento, tornando o ACBrBaas uma ferramenta essencial para desenvolvedores que buscam eficiência e automação no setor financeiro. Disponível em: https://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2/Exemplos/ACBrBaaS/ Fiquem atentos às próximas atualizações!
    13 pontos
  19. Olá pessoal, Informamos que propriedade dos componentes responsável por salvar o arquivo XML -procEventoNFe.xml em disco foi alterada! Entendendo melhor... Os componentes possuem algumas propriedade de configuração destinadas a determinar se os XMLs gerados devem ser salvos em disco ou não, são elas: Configuracoes.Arquivos.Salvar -> Determina se os XMLs dos Documentos Fiscais devem ser salvos (Por padrão o valor da propriedade é True). Configuracoes.Arquivos.SalvarEvento -> Determina se os XMLs de Processamento de Eventos devem ser salvos (Por padrão o valor da propriedade é False). Configuracoes.Geral.Salvar -> Determina se os XMLs auxiliares, ou seja, XML de envio e de retorno do webservice devem ser salvos (Por padrão o valor da propriedade é True). Configuracoes.WebServices.Salvar -> Determina se os XMLs auxiliares, ou seja, XML de envio e de retorno do webservice exatamente como são enviados e retornados sem nenhum tratamento devem ser salvos (Por padrão o valor da propriedade é False). Notem que existe uma propriedade de configuração especifica para eventos, sendo assim achamos por bem mudar a condição que determina se o XML de Processamento de Evento vai ser salvo em disco ou não. Antes era usado como condição a propriedade Configuracoes.Arquivos.Salvar e agora vai ser utilizada a propriedade Configuracoes.Arquivos.SalvarEvento. Como mostrado acima a propriedade SalvarEvento tem como valor padrão False, sendo assim se faz necessário alterar o seu valor via código ou no Object Inspector caso o desenvolvedor queira que o XML de Processamento do Evento seja salvo em disco. A motivação dessa mudança é utilizar a propriedade de configuração correta para a situação em questão que é determinar se o XML de Processamento do Evento deve ser salvo em disco ou não.
    12 pontos
  20. Olá pessoal! O membro de nossa comunidade @Samuel Alles Remlinger compartilhou conosco essa resposta que obteve após abrir chamado junto a Serpro sobre o problema:
    12 pontos
  21. Olá comunidade ACBr, No passar dos anos alguns bancos sofreram mudanças de marcas, conhecido como Rebranding, como foi o caso por exemplo do Bancoob que se transformou em Sicoob entre outros. Não vamos descontinuar as classes ou configurações em que o componente ACBrBoleto foi criado nos bancos em questão, porem, foi criado um "helper" para os usuários que possam sentir dificuldades para localizar esses bancos que no decorrer dos anos sofreram mudanças de marca. No momento as classes são: Enumerador Novos Enumerador Original cobBancoSicoob cobBancoob cobBancoSisprime cobUniprimeNortePR cobBancoAilos cobBancoCECRED Esses novos enumeradores só é válido para parametrização da Classe, seja para CNAB ou Webservices. Exemplo : na utilização do enumerador cobBancoSicoob ou cobBancoob a classe iniciada será a TACBrBancoob; OBS: Na utilização da Função GetTipoCobranca, o Tipo de Cobrança retornado será o Enumerador Original, usando o mesmo exemplo acima no caso do banco 756 será retornado cobBancoob
    12 pontos
  22. Estamos muito felizes em anunciar que um novo PSP foi integrado ao componente ACBrPIXCD, o ACBrPIXPSPBanrisul Com essa novidade, agora todos podem aproveitar as funcionalidades da API Pix do Banco Banrisul para realizar recebimentos via PIX. Gostaríamos de reconhecer a valiosa contribuição de @Desenv. AT Info Sistemas, que nos forneceu a documentação e credenciais necessárias para implementar esse novo PSP. Os aplicativos de demonstração (Delphi e Lazarus) já foram atualizados e estão prontos para uso com o novo PSP Banrisul. Convidamos todos os usuários que possuem acesso a esse PSP a atualizarem seus projetos e nos ajudarem a testá-lo. Se encontrarem algum problema, tiverem dúvidas ou sugestões, por favor, reportem através do nosso fórum ou Discord. Esperamos que este novo PSP seja de grande utilidade para todos os desenvolvedores que utilizam o ACBrPIXCD em seus projetos.
    12 pontos
  23. Olá pessoal! É com grande alegria que informamos que foi disponibilizada a impressão de eventos para NFC-e com o FPDF A nova impressão possui leiaute semelhante ao print(informações de identificação foram censuradas): Vale lembrar para aqueles que usam componente nativo, que para o correto funcionamento da mesma, é necessário que o XML da NFC-e correspondente seja carregado na memória previamente. Quem utiliza ACBrMonitor ou ACBrLib já é requisitado como parâmetro do comando ImprimirEventoPDF que seja passado o XML da NFC-e. Versões da ACBrLib compiladas depois das 11h50 do dia 02/04/2025 deverão englobar o ajuste. Um agradecimento ao @Arimateia Jr pelo auxílio ao fornecer a base para a implementação.
    11 pontos
  24. Olá pessoal! Este tópico tem o objetivo de centralizar as informações disponíveis sobre a Reforma Tributária para facilitar e ajudar aqueles que estão buscando mais conhecimentos sobre o assunto para se preparar. Notas Técnicas Nota técnica com as modificações específicas para NF-e\NFC-e: Nota técnica com as modificações específicas para CT-e\CTe-OS\BP-e\NF3-e\NFCom: Nota Técnica com as modificações específicas para NFS-e: Modificações no ACBr Edições do Papo PRO ACBr (mais recentes primeiro) 2025 2024 Tópicos da Comunidade discutindo sobre o assunto.
    11 pontos
  25. Olá pessoal! É com grande alegria que informamos a vocês que uma novidade muito pedida pelos membros da comunidade, os dockers do ACBr, são agora uma realidade! O primeiro docker disponível foi construído para demonstrar o uso dos exemplos de consumo da Lib disponíveis para a linguagem PHP(mais sobre eles AQUI). O fonte pode ser encontrado neste repositório do nosso perfil oficial do GitHub e a imagem pode ser encontrada neste repositório em nosso perfil oficial no DockerHub. Além do docker em PHP que foi disponibilizado, outros estão em construção para demonstrar o uso em outras linguagens! O que é Docker e para que ele serve? O docker é um container que pode isolar as configurações e dependências necessárias para o correto funcionamento de uma aplicação, garantindo facilidade de implantação, portabilidade, consistência e escalabilidade. Posso usar o Docker do ACBr em produção? O docker foi construído para demonstrar e orientar como criar um container da maneira certa para o correto uso das soluções do ACBr, portanto, recomendamos o estudo do container para criarem suas imagens de acordo com as necessidades e particularidades de sua aplicação, mas não recomendamos o uso do docker do ACBr direto em produção. Ouça mais informações sobre os Dockers do ACBr nesta edição do Papo PRO que foi realizada sobre o assunto:
    11 pontos
  26. Pessoal, A etapa 1 que visa implementar nas classes os novos grupos e campos, foi totalmente implementada em todos os componentes mencionados na postagem anterior. Vamos agora partir para a etapa 2.
    11 pontos
  27. Bom dia, Problema identificado. Drive de CH340, do conversor USBxRS232. O driver mais recente de 2023, que é o instalado automaticamente pelo windows 11, apresenta o problema relatado acima. Solucionamos utilizando um driver CH340 instalável, versão de 2019, através de um executável. Vou disponibilizar no link abaixo, caso mais alguém esteja com problemas neste conversor. DRIVER CH340
    11 pontos
  28. Olá Pessoal, Para quem não esta sabendo temos um novo documento fiscal eletrônico chamado DC-e - Declaração de Conteúdo Eletrônica. Já temos o componente ACBrDCe e já se encontra na lista de componentes a serem instalados pelo ACBrInstall. Até o momento somente o ambiente de homologação que esta disponível, o ambiente de produção esta prometido para 2025. Hoje (26/09/2024) realizei diversos testes e fiz algumas correções no código do componente. Resultado dos testes: 1. Envio do DC-e para a SEFAZ, funcionando e caso os dados estejam corretos é retornado o protocolo de autorização; 2. Consulta ao status de serviço, funcionando; 3. Consulta o DC-e pela chave, funcionando; 4. Envio do pedido de Cancelamento (único evento disponível), funcionando e caso os dados estejam corretos é retornado o protocolo de autorização; 5. Impressão do DACE, funcionando; 6. Impressão do Evento, funcionando. Convido a todos a atualizar todos os fontes de todas as pastas, reinstale o ACBr e inicie os testes usando o programa exemplo. Caso encontre algum erro, por favor crie um tópico no fórum expondo o erro e se possível a solução.
    11 pontos
  29. Olá Pessoal, Já se encontra no SVN a atualização dos fontes de componente ACBrCTe visando a emissão do CT-e Simplificado. Foi enviando também a atualização dos programas exemplos tanto em Delphi quanto em Lazarus, que agora tem uma procedure para exemplificar a alimentação do componente para a emissão do CT-e Simplificado. Peço a todos que façam a atualização dos fontes, reinstale o ACBr e realizem os testes. Até a data de hoje (17/09/2024) somente a SEFAZ-Virtual do RS que disponibilizou as URLs de homologação especificas para o CT-e Simplificado, sendo assim somente RS e as UF atendidas pela SVRS que vão poder realizar os testes neste momento. UF atendidas pela SVRS: AC, AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA,PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RS, SC, SE e TO. Caso encontre algum erro na emissão do CT-e Simplificado ou no CT-e ou CT-e OS ou GTV-e, por favor criem um tópico no fórum relatando o problema para que possamos sanar o mais breve possível.
    11 pontos
  30. Olá Pessoal, Algumas units do componente ACBrCTe foram reescritas e se encontram em outra pasta com um novo nome, portanto as anteriores deixaram de serem utilizadas pelo componente e consequentemente estão sendo removidas do SVN. Units em desuso que estão sendo removidas estavam na pasta ...Fontes\ACBrDFe\ACBrCTe\PCNCTe, são elas: pcteConsSitCTe, pcteRetConsSitCTe, pcteEventoCTe, pcteEnvEventoCTe, pcteRetEnvEventoCTe, pcteLayoutTXT e pcteModeloCTe. As novas units que o componente esta utilizando se encontram na pasta ...\Fontes\ACBrDFe\ACBrCTe\Base\Servicos, são elas: ACBrCTe.ConsSit, ACBrCTe.RetConsSit, ACBrCTe.EventoClass, ACBrCTe.EnvEvento e ACBrCTe.RetEnvEvento. Caso você tenha informado em "uses" uma das units que foram removidas você deve trocar o nome dela pela sua equivalente, conforme relação: pcteConsSitCTe deve ser substituída por ACBrCTe.ConsSit pcteRetConsSitCTe deve ser substituída por ACBrCTe.RetConsSit pcteEventoCTe deve ser substituída por ACBrCTe.EventoClass pcteEnvEventoCTe deve ser substituída por ACBrCTe.EnvEvento pcteRetEnvEventoCTe deve ser substituída por ACBrCTe.RetEnvEvento
    11 pontos
  31. Olá pessoal, No nosso objetivo de sempre melhorar o código do ACBr deixá-lo mais organizado e legível, estamos fazendo algumas mudanças e achamos importantes expô-las para todos. Detectamos alguns tipos que não estão sendo mais usados por nenhum componente ou classe no código do ACBr e por isso, achamos melhor remover. Além disso, parte do que estamos fazendo no momento é migrando definições de classes e tipos e também algumas funções da unit "pcnConversao.pas" para units mais especializadas como a "pcnConversaoNFe.pas". No caso dessas funções e classes/tipos, elas não são utilizadas fora de um "componente" específico. Assim, reduzimos o escopo. Também estamos, na medida do possível, criando novas versões de funções que convertem tipos enumerados (StrToXXXX ou XXXXToStr), removendo o parâmetro "ok". Isso já acontece em muitas funções do mesmo tipo em outras áreas do projeto. Muitas vezes esse parâmetro "ok" é ignorado pelos programadores e essa situação pode causar problemas difíceis de serem diagnosticados. Não queremos incentivar esse comportamento... Abaixo uma lista dos tipos migrados e para qual unit ele foi destinado. As funções relacionadas a esses tipos foram migradas também para a unit mencionada: TpcnSituacaoEmissor - Descontinuado e removido - Não é utilizado em nenhum componente. TpcnIndicadorEmissor - Descontinuado e removido - Não é utilizado em nenhum componente. TpcnIndicadorContinuacao - Descontinuado e removido - Não é utilizado em nenhum componente. TpcnSituacaoManifDest - Descontinuado e removido - Não é utilizado em nenhum componente. TpcnFormatoGravacao - Movido para unit pcnGerador TDetFormato - Movido para unit ACBrDFeReport TpcteModeloNF - Movido para unit pcnConversaoCTe TpcnIndicadorPagamento - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnPercentualTributos - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnDeterminacaoBaseIcms = Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnDeterminacaoBaseIcmsST = Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnMotivoDesoneracaoICMS = Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnCstIpi - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnIndicadorProcesso - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnCRT - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnIndicadorTotal - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnECFModRef - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnISSQNcSitTrib - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnImprimeDescAcrescItem - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnDestinoOperacao - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnConsumidorFinal - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnPresencaComprador - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnFormaPagamento - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnBandeiraCartao - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnTipoViaTransp - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnTipoIntermedio- Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnindISSRet - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnindISS - Movido para unit pcnConversaoNFe TpcnTipoAutor - Movido para unit pcnConversaoNFe As primeiras alterações foram enviadas ao SVN na revisão 34752. Bom trabalho pessoal.
    11 pontos
  32. Olá Pessoal, As dicas abaixo são validas para todos os os modelos de DF-e (Documentos Fiscais Eletrônicos). 1. A chave de um DF-e é composta por diversas informações e todas elas estão presentes no XML. A chave é composta pelo Código da UF (2 dígitos), Ano (2 dígitos) e Mês (2 dígitos) de emissão, CNPJ do emitente (14 dígitos), modelo do DF-e (2 dígitos), série (3 dígitos) e numero do documento (9 dígitos), tipo de emissão (1 dígito), código aleatório do documento (8 dígitos) e digito verificador (1 dígito). Devemos guardar no banco de dados, juntamente com os demais dados do DF-e as seguintes informações: Data/Hora de emissão e Código aleatório que deve conter somente 8 dígitos. Jamais use como código aleatório o próprio numero do documento, pois isso você deixa a chave vulnerável. O código aleatório deve ser gerado pela sua aplicação e armazenado no banco de dados conforme orientado acima, jamais deixe o componente gerar o código para você, pois desta forma você perde o controle dessa informação. A Data/Hora deve ser definida e também armazenada no banco de dados, jamais devemos usar a função Now na rotina que alimenta o componente, pois isso faz com que você também perca o controle dessa informação. Ao alimentar o componente com os dados do DF-e todas as informações devem ser lidas do banco de dados, com exceção do Digito Verificado da chave que é o próprio componente que o calcula. 2. De preferencia de guardar o XML do DF-e no banco de dados em vez de salvar em disco, pois alguns usuários desavisados resolvem excluir arquivos do HD da maquina por achar que tem muito arquivo salvo. Se isso ocorrer, ou seja, o usuário acabar deletando o XML de um DF-e, tendo todos os dados salvos no banco de dados basta fazer o seguinte: Alimente o componente com os dados do documento que estão no banco de dados, execute os métodos Assinar, Validar e Consultar. Desta forma você vai ter o XML de volta, mas lembre-se que esse processo só pode ser executado caso o DF-e tenha sido emitido dentro do prazo de 180 dias, passou de prazo não tem como recuperar. 3. Se ocorrer erro de internet (timeout por exemplo) como devo proceder? A resposta é muito simples: Não devemos enviar o documento novamente, pois o documento pode ser rejeitado por duplicidade. Não devemos gerar, assinar, validar o XML novamente, pois essa atitude pode mudar o código aleatório do documento e a data/hora de emissão caso você não seguir as orientações da primeira dica. Com isso ao enviar novamente o documento pode ser rejeitado por duplicidade com diferença chave, situação mais grave. Devemos sim carregar o XML que foi enviado através do método LoadFromFile (se esta salvo em disco) ou LoadFromString (se esta salvo no banco de dados) e em seguida executar o método Consultar. Antes de enviar o DF-e para a SEFAZ atualize o banco de dados mudando o status do documento como "Enviado", depois devemos executar o método Enviar. Se ocorrer o erro de internet a aplicação não deve permitir que o usuário envie novamente o mesmo documento uma vez que ele esta marcado como Enviado, mas a aplicação libera o documento para que o mesmo seja carregado e consultado conforme dito acima. Caso o retorno for uma rejeição acusando que o documento não se encontra na base de dados da SEFAZ, a aplicação pode tomar uma atitude automática de enviar novamente o documento, visto que ele não se encontra na base de dados da SEFAZ. Por outro lado se retornar o protocolo de autorização, como o componente esta com o documento "carregado" o XML será automaticamente atualizado e salvo em disco ou disponibilizado para que o mesmo possa ser salvo no banco de dados. A aplicação em seguida pode imprimir o documento auxiliar do DF-e. Seguindo essas dicas, muitos problemas com a emissão de DF-e são sanadas.
    11 pontos
  33. Estamos animados em anunciar que estamos trabalhando na implementação do suporte ao Bradesco por meio de Webservices. Essa novidade trará maior agilidade e eficiência nas integrações com o banco, ampliando as possibilidades de automação e facilitando o dia a dia dos nossos usuários. No entanto, para que possamos concluir esta implementação e garantir a funcionalidade completa, precisamos da colaboração da comunidade. Estamos em busca de credenciais de homologação do Bradesco para realizar testes e ajustes finais. Se você tiver acesso a essas credenciais e certificado digital de homologação e puder nos ajudar, pedimos que entre em contato via e-mail com as credenciais [email protected] . Toda ajuda será valiosa para acelerar o processo de homologação e assegurar que todos possam desfrutar dos benefícios dessa integração. Agradecemos antecipadamente a todos que possam contribuir e ajudar a fortalecer nossa comunidade!
    10 pontos
  34. Olá comunidade ACBr, O componente ACBrBoleto, agora oferece a emissão e consulta detalhada de boletos via Web Service (WS / API) do Banco Cora 403. Essa atualização traz mais praticidade e eficiência para a gestão financeira, permitindo uma integração mais rápida e precisa nas transações bancárias. para configurar o banco utilizar : [Componente Emissão WebServices] Banco.TipoCobranca := cobBancoCora; Configuracoes.WebService.ClientID: Cedente.CNPJCPF := 'xxxxxxxxxxxxxx'; informar o cnpj do emitente, pois compõe o nosso numero Titulo.Carteira := '01'; Titulo.SeuNumero := X; subtituir o X pelo controle interno da empresa, deve ser um código unico a cada boleto Titulo.NossoNumero := 0; enviar o valor 0, pois é o banco em que numera, somente informar qualquer valor na impressão / reimpressão //Serviços disponíveis Configuracoes.WebService.Operacao: (tpInclui, tpConsultaDetalhe, tpCancelar ou tpBaixa) Agradecimentos no apoio nos testes e implementação pelas credenciais ao usuário @luisclaudio_jr
    10 pontos
  35. Olá pessoal, Segue um tutorial de como configurar o ambiente de desenvolvimento de php para utilizar as bibliotecas do ACBr. Uma informação importante é que a comunicação com as bibliotecas é feita através da extensão FFI. Limitação: * A FFI foi implementado na versão 7.4.0, versões anteriores não possuem esse recurso. A seguir segue passo-a-passo para configuração do ambiente de desenvolvimento. 1. Início 1.1. IDE Você pode utilizar a IDE de sua preferência. Utilizaremos aqui o Visual Studio Code (VSCode). 1.2. Requisitos 1.2.1. Instalar o Visual c++redistributable package 2015, caso ainda não o tenha instalado em seu ambiente 2. Instalando o PHP 8 Baixar a última versão do php em: https://www.php.net/downloads Acesse o link Windows downloads Baixe o "zip" da última versão TS(Thread Safe) na mesma arquitetura do seu computador Exemplo para x64: VS16 x64 Thread Safe A diferença entre a versão e a TS(Thread Safe) e NTS(Non Thread Safe) é que a TS suporta servidores multithreaded. 2.1. Extrair o zip, copiar a pasta para c:\ e remeie para um caminho mais curto Neste caso, que está na versão 8, ficará C:\php8 2.2. Vamos utilizar o arquivo ini padrão de configurações: C:\php8\php.ini-development Renomeie para php.ini Abra o arquivo para as próximas configurações 2.3. Extensões 2.3.1. Localizar a chave extension_dir e descomentar essa chave para indicar de onde buscar as extensões, que serão localizadas na pasta "ext", dentro da pasta do php: C:\php8\ext extension_dir = "ext" Obs: Em um cenário de testes, foi necessário colocar o caminho completo da pasta para o php conseguir acessar as extensões Caso tenha problemas com alguma extensão, tente colocar o caminho completo extension_dir = "C:\php8\ext" 2.3.2. Localizar as chaves "extension" Para utilizar as extensões que deseja, remover os comentários (ponto e vírgula no início da linha) das extensões que precisar 2.3.2.1. Extensão ffi para consumo das dlls do ACBr extension=ffi 2.3.2.2. Manipulação de strings pelo php extension=mbstring 2.4. Outras configurações 2.4.1. Diretório temporário, descomentar a seguinte linha e preencher o caminho de arquivos temporários do Windows session.save_path = "C:/Windows/Temp" 2.4.2. Localizar a chave error_reporting = E_ALL e preencher conforme abaixo error_reporting = E_ALL & ~E_DEPRECATED & ~E_STRICT 2.4.3. Localizar ffi.enable e preencher com true ffi.enable = true 2.4.4. Caso não esteja habilitada, habilitar a exibição de erros display_errors = On 2.5. Debug A opção de debug não é obrigatória, mas facilita muito o desenvolvimento Verifique se sua IDE suporta a opção 2.5.1. XDebug Acessar https://xdebug.org/download/historical Baixe a versão de "Windows binaries" relacionada a versão do php que foi instalada Neste cenário de testes, vamos baixar a PHP 8.3 VS16 TS (64 bit), pois foi instalado o php TS(Thread Safe) Renomeie a dll baixada para php_xdebug.dll e salve em c:\php8\ext 2.5.1.1. Adicionar no final do arquivo a seção Xdebug com as linhas abaixo [Xdebug] zend_extension="C:\php8\ext\php_xdebug.dll" xdebug.mode=debug xdebug.start_with_request=yes xdebug.client_host=127.0.0.1 xdebug.client_port=9003 xdebug.log=C:\php8\log\xdebug.log 2.5.2. VSCode Instalar a extesão: PHP Debug Origem: xdebug.org Selecione a extensão, e clique em "Install" à direita 2.5.2.1. Criar uma pasta ".vscode" dentro da pasta do projeto Exemplo: \Projeto\.vscode 2.5.2.1.1. Criar um arquivo "launch.json" dentro da pasta ".vscode" com o conteúdo abaixo: No nosso exemplo, que o projeto estará na raiz do Apache ficará: C:\Apache24\htdocs\.vscode\launch.json { "version": "0.2.0", "configurations": [ { "name": "Listen for Xdebug", "type": "php", "request": "launch", "port": 9003 } ] } 2.5.2.2. Ao debugar, se ocorrer o erro: php executablenote found. Install PHP and add it to your PATH or set the php.debug.executablePath setting Configurar o php no PATH do windows Clique no Menu Iniciar e escreva Variáveis Clique em Editar as variáveis de ambiente do sistema Na aba Avançado, da tela de Propriedades do Sistema, clique no botão Variáveis de Ambiente No GroupBox de baixo Variáveis do sistema, selecione a Path e clique no botão Editar, abaixo do quadro Clique em Novo e preencha o caminho da pasta do php, seguindo nosso cenário: c:\php8 Clique em OK para confirmar e nas duas telas anteriores para fechar Reinicie o computador para garantir que a alteração no Path foi efetivada 3. Instalar o Apache Baixar o Apache em: https://www.apachelounge.com/download/ Baixe o zip da última versão, referente à arquitetura do seu computador 3.1. Extrair o zip, copiar a pasta Apache24 para c:\ Ficará c:\Apache24\ 3.2. Abra o arquivo de configurações: C:\Apache24\conf\httpd.conf 3.2.1. Localizar "Define SRVROOT" e confirmar se está apontando para onde salvou a pasta do Apache "c:/Apache24" Define SRVROOT "c:/Apache24" 3.2.2. Porta de acesso Localize a chave Listen Se a porta 80 estiver em uso indique qual porta será utilizada, senão mantenha a padrão Listen 80 Listen 80 3.2.3. Localize a chave ServerName Preencha com localhost e a porta que você configurou no item 3.2.2 ServerName localhost:80 3.3. Instalar o apache como serviço Pelo prompt, acessar a pasta C:\Apache24\bin\ Executar o comando: httpd.exe -k install Caso apareça tela do firewall do Windows, clicar em permitir 3.3.1. Para visualizar o serviço instalado, acesse os serviços do windows e procure por Apache2.4 Para acessar os serviços, abra a tela de Executar (teclas Windows + R), preencha services.msc e clique em OK Localize o Apache2.4, ele estará como inicialização automática, mas ainda não estará iniciado, clique com o botão direito e clique em Iniciar Para iniciar o serviço pelo prompt, acessar a pasta C:\Apache24\bin\, utilize o comando httpd -k start 3.3.2. Para verificar se o serviço está ok, acesse o navegador e navegue em localhost Caso nos passos 3.2.2 e 3.2.3 você tenha configurado uma porta diferente da 80, acesse localhost:sua porta. Ex: Para a porta 8080 acesse localhost:8080 Se aparecer "It works!", o Apache está funcionando 3.4. Configurar para acessar o php 3.4.1. Localize a chave LoadModule e adicione a nova linha para indicar o caminho da dll do php+apache LoadModule php_module "C:/php8/php8apache2_4.dll" 3.4.2. Localize DirectoryIndex que por padrão está aénas index.html, adicione index.php antes do index.html DirectoryIndex index.php index.html 3.4.3. Localize a chave AddType e adicione a linha para ele conhecer as extensões que irá processar AddType application/x-httpd-php .php .html 3.4.4. Um pouco mais abaixo, localize a chave AddHandler Adicionar o manipulador de cabeçalho AddHandler application/x-httpd-php .php Adicionar o caminho do arquivo php que vai processar Action application/x-httpd-php "C:/php8/php-cgi.exe" 3.4.5. No final do arquivo, configurar o caminho da pasta do php PHPIniDir "C:/php8" 3.4.6. Configurar também o Timeout Timeout 180 3.4.7. Testando o php no Apache Primeiro reinicie o serviço do Apache para as últimas configurações feitas relacionadas ao php Siga os passos do item 3.3.1 e clique na opção Reiniciar o Serviço ou pelo prompt, acessar a pasta C:\Apache24\bin\ e execute o comando httpd -k restart 3.4.7.1. Acesse a pasta C:\Apache24\htdocs\ e crie o arquivo index.php Adicione o conteúdo a seguir e salve o arquivo <?php phpinfo(); 3.4.7.2. Abra o navegador e acesse novamente localhost Deverá abrir uma página contendo as informações do php, iniciando pela versão instalada 3.4.7.3. Pesquise por XDebug Encontre o grupo de informações do XDebug para verificar se também foi configurado com sucesso 4. Testando o programa de exemplo do ACBr 4.1. Baixe os fontes do ACBr, seguindo as instruções do tópico a seguir: https://projetoacbr.com.br/fontes/ 4.2. Acesse os arquivos dos programas de exemplo para php da ACBrLib: ..\ACBr\Projetos\ACBrLib\Demos\PHP\ Copie o conteúdo da pasta ..\ACBr\Projetos\ACBrLib\Demos\PHP\ConsultaCNPJ para C:\Apache24\htdocs\ 4.3. Copiando as dlls da ACBrLib e suas dependências Veja o tópico a seguir para maiores detalhes, caso ainda não esteja familiarizado com o ambiente das bibliotecas ACBr 4.3.1. Download 4.3.1.1. Links para download das bibliotecas, versões PRO e Demo 4.3.1.1.1 Link Geral ACBr Pro: https://www.projetoacbr.com.br/forum/files/category/36-acbrlib-pro/ Link direto para a ACBrLibConsultaCNPJ 4.3.1.1.2. Link Geral ACBr Demo: https://www.projetoacbr.com.br/forum/files/category/63-acbrlib-demo/ Link direto para a ACBrLibConsultaCNPJ 4.3.2. Extraindo a dll da biblioteca Vamos tomar como exemplo a versão Demo Extraia o conteúdo do arquivo baixado e acesse a pasta bin Copie a versão da Lib equivalente à arquitetura da sua instalação do php para as respectivas pastas ST (Single Thread) e MT(Multi Thread) 4.3.2.1. Primeiro vamos pegar a biblioteca para o programa de exemplo ST Acesse a pasta ..\bin\Cdecl\ e copie a dll referente à arquitetura da sua instalação do php Para o nosso exemplo, que é a versão 64 bits, vamos copiar a dll ..\bin\Cdecl\ACBrConsultaCNPJ64.dll Copie a dll para C:\Apache24\htdocs\ST\ACBrLib\x64 4.3.2.2. Vamos agora copiar a versão MT Acesse a pasta ..\bin\MT\Cdecl\ e copie a dll referente à arquitetura da sua instalação do php Para o nosso exemplo, que é a versão 64 bits, vamos copiar a dll ..\bin\MT\Cdecl\ACBrConsultaCNPJ64.dll Copie a dll para C:\Apache24\htdocs\MT\ACBrLib\x64 4.3.3. Dependências 4.3.3.1. OpenSSL Seguindo o mesmo critério da arquitetura do php, vamos copiar as dlls da OpenSSL para ambas as pastas dos demos No nosso cenário de 64 bits, vamos copiar as dlls da pasta ..\dep\OpenSSL\x64 para as pastas C:\Apache24\htdocs\ST\ACBrLib\x64 e C:\Apache24\htdocs\MT\ACBrLib\x64 4.3.3.2. LibXML2 Para a ACBrConsultaCNPJ a LibXML2 não é necessária e não é distribuída no pacote, mas caso esteja seguindo este tutorial para outras bibliotecas, de DFes por exemplo, isso será necessário No nosso cenário de 64 bits, devemos copiar as dlls da pasta ..\dep\LibXml2\x64 para as pastas C:\Apache24\htdocs\ST\ACBrLib\x64 e C:\Apache24\htdocs\MT\ACBrLib\x64 5. Testando os programas de exemplo 5.1. Para testar as versões ST e MT, acesse respectivamente: http://localhost/ACBrConsultaCNPJST.php http://localhost/ACBrConsultaCNPJMT.php Lembrando que, caso tenha configurado uma porta diferente da 80 no Apache, ela deve ser adicionada na url Exemplos da porta 8080 http://localhost:8080/ACBrConsultaCNPJST.php http://localhost:8080/ACBrConsultaCNPJMT.php 6. Debugando com o VSCode 6.1. Para debugar os fontes php você pode colocar um ponto de parada posicionando na linha desejada e clicando em "F9" ou, com o mouse, clicar do lado esquerdo da numeração da linha O ponto será identificado com uma bolinha vermelha Para iniciar o debug, acesse o menu Run / Start Debugging ou pressione F5 O VSCode passará a escutar os retornos do XDebug e irá habilitar uma pequena barra para as interações Agora que o VSCode está com o debug ativo, acesse o programa de exemplo, acione o método que colocou o ponto de parada e utilize os botões da barra de debug ou as teclas de atalho que podem ser vistas ao passar o mouse sobre cada botão É isso pessoal, esperamos que esse novo conteúdo seja útil para a comunidade e caso tenham dúvidas, sugestões estaremos sempre prontos para atendê-los em nosso canais. Até mais!!!
    10 pontos
  36. Olá pessoal! Desde a ativação no ambiente de produção das regras de validação da Nota Técnica 2023/004, alguns membros de nossa comunidade tem relatado estar recebendo a rejeição: Essa rejeição é devolvida quando é informado na nota o tipo de pagamento Cartão de Crédito (tPag=03), Cartão de Débito (tPag=04) ou Pagamento Instantâneo (PIX) - Dinâmico (tPag=17) e não é informado o grupo card. Conforme regra de validação da própria rejeição: Considerando os múltiplos relatos em diferentes Sefaz e o fato de a implementação da regra ser opcional a critério da UF. Nossos colegas da AFRAC buscaram mais informações, entrando em contato com as Sefaz de PB, PE, MG e RJ questionando sobre a ativação desta regra em específico, obtendo as seguintes respostas: Sefaz de MG: “Vamos retornar à regra anterior, ou seja, sem ativar a validação em questão, portanto, apenas para cartão. Para isso, teremos que subir uma versão da aplicação. Enquanto isso, a opção é usarem o código 20 ao invés do 17." Sefaz da PB: “Quem informava o código 17 para Pix estático deve informar o código 20. Iremos publicar no site oficial da Sefaz ainda hoje (01/07) após às 17h." Portanto, para evitar a rejeição, o Pix deverá ser informado no código 20 e, assim, evitar o preenchimento do código de autorização desse formato de pagamento. Em tempo, irão realizar pedido à SVRS para desativar temporariamente a regra de validação Y04-10 para o estado da Paraíba. A expectativa é que a SVRS faça isso até amanhã pela manhã (02/07), portanto, no momento, a solução é informar o código 20 no Pix para não obrigar a informar o grupo de cartões, onde terá que informar o E2dID Sefaz de PE: Aguardando resposta. Sefaz do RJ: "Isso ocorreu porque as empresas estavam acostumadas a informar o código 17 para o PIX. Agora elas devem informar o código 20 se for PIX estático. Se continuarem a informar o código 17 é o PIX dinâmico e a regra de validação exige informar o grupo card, pelo menos o código de autorização do PIX (endToEndId - e2eid ). A AFRAC encaminhou pedido de reavaliação para desativação dessa regra de validação nas UF´s que não disciplinaram a interligação dos pagamentos tal como realizado no RS e MT." Este tópico foi feito baseado em comunicado publicado no Radar AFRAC e que pode ser encontrado na íntegra AQUI.
    10 pontos
  37. Olá Pessoal, Foi publicada a nova versão da NT 2014/002 que trata sobre o Distribuição DF-e. O que muda com essa nova versão da NT? No que diz respeito ao ACBr nada, no que diz respeito ao desenvolvedor também nada. É sabido que qual quer pessoa física ou jurídica cujo CPF ou CNPJ estão informados no XML da NF-e como destinatário ou transportador ou autorizado a ter acesso ao XML (grupo autXML) podem obter o XML completo da nota através do DistribuicaoDFe. Mas existe um evento chamado: Ator Interessado que o emitente da nota ou a transportadora podem enviar visando adicionar mais uma pessoa jurídica autorizada a obter o XML. Ocorreu uma alteração no webservice do DistribuicaoDFe visando atender essa pessoa. Agora o DistribuicaoDFe vai permitir que o Destinatário ou Transportador ou Terceiros (pessoas listadas no autXML) ou a pessoa jurídica informada no evento "Ator Interessado" possam obter o XML da nota. A nova tabela de quem pode e o que pode ser obtido foi atualizada e segue abaixo a reprodução dela. 1 Os documentos fiscais e resumos de eventos estarão disponíveis somente se o destinatário se manifestar dando "Ciência da Operação", “Operação não Realizada” ou "Confirmação de Operação" para a NF-e, exceto para o Evento de Cancelamento, que será disponibilizado mesmo sem a manifestação do destinatário. Antes da manifestação ficará disponível para o destinatário somente a estrutura XML de “Resumo de NF-e” e o cancelamento de NF-e. 2 A NF-e estará disponível somente para o transportador identificado no grupo X03 ou que tiver sido informado no evento “Ator Interessado na NF-e” (cod. 110150) 3 A NF-e estará disponível para terceiros somente cujo CNPJ ou CPF estiver informado na tag autXML. 4 Eventos de Pedido de Prorrogação de Prazo da NT 2015.001: EPP1 e EPP2 (Evento Pedido de Prorrogação 1º e 2º Prazo), ECPP1 e ECPP2 (Evento Cancelamento Pedido de Prorrogação 1º e 2º Prazo). 5 Eventos do Fisco em Resposta ao Pedido de Prorrogação de Prazo da NT 2015.001: EFPP1 e EFPP2 (Evento Fisco Resposta ao Pedido de Prorrogação 1º e 2º Prazo), EFCPP1 e EFCPP2 (Evento Fisco Resposta ao Cancelamento de Prorrogação 1º e 2º Prazo). 6 Os Eventos de Averbação serão distribuídos a partir da implantação do BT 2017/001 v1.0. 7 Os eventos de comprovante de entrega propagados do CT-e serão distribuídos a partir da implantação do BT 2019.001 v.1.10. OBS: A partir da versão 1.13 desta Nota Técnica, os eventos gerados pelo Fisco, que forem passíveis de distribuição conforme a tabela acima, serão distribuídos ao emitente independente de manifestação do destinatário, ainda que emitente e destinatário sejam iguais. Essa nova permissão entra em vigor no ambiente de homologação a partir do dia 20/05/2024 e em produção a partir do dia 03/06/2024.
    10 pontos
  38. Olá pessoal! Foi publicado o AJUSTE SINIEF Nº 2, DE 11 DE ABRIL DE 2025 que aumenta o prazo em que o emissor deve guardar os documentos fiscais eletrônicos emitidos. Em outras palavras, agora o emissor deve guardar o XML da NF-e, CT-e, MDF-e, NFC-e, BP-e, NF3e, CTe-OS, GTV-e, DC-e, NFCom e todos os seus eventos vinculados por um período de 11 anos. O ajuste entra em vigor na data de sua publicação e produz efeitos a partir do primeiro dia do mês subsequente.
    9 pontos
  39. Olá Pessoal, Vamos atualizar esse tópico. Já foi finalizado os ajustes nos componentes: ACBrBPe, ACBrCTe, ACBrNF3e e ACBrNFCom. Os fontes alterados bem como os Schemas e os programas exemplos dos 4 componentes mencionados acima já estão no SVN. Quero lembrar que ainda não é possível enviar o XML contendo os novos campos para a SEFAZ, uma vez que esta ainda não liberou o ambiente de homologação que esta previsto para 01/07/2025. Até o final deste mês (abril) vamos finalizar e enviar para o SVN os ajustes no componente: ACBrNFe. Os Schemas da NFe já foram disponibilizados, assim que enviarmos para o SVN os fontes do componente, enviaremos também os schemas e o programa exemplo. Deixamos o componente ACBrNFSeX para o final pois não temos os Schemas para realizar os testes e lembrando que alteração se concentra no layout do Padrão Nacional. Não sabemos qual a atitude dos provedores que utilizam a versa 1 ou 2 do layout da ABRASF bem como os que tem o seu próprio layout. Até a próxima pessoal.
    9 pontos
  40. Olá Pessoal, O componente ACBrANe passou por um Refactoring. A motivação para esse Refactoring é tornar o componente mais fácil e prático no que se refere a implementar novas seguradoras bem como realizar manutenção no código sem correr o risco de gerar um efeito colateral nas seguradoras já implementadas. Antes tínhamos apenas uma unit responsável por gerar o arquivo de envio para todas as seguradoras. Isso gerava riscos na implementação e manutenção das seguradoras existentes. Agora temos uma unit para cada seguradora que gera o arquivo. Assim, podemos fazer as devidas melhorias bem como as correções sem afetar as outras seguradoras. Pasta dos fontes: Outro ponto importante é a localização das Units que compõe o componente: Pasta Descrição ACBrANe Pasta raiz dos fontes do componente. Seguradoras Pasta que contem as units das seguradoras: (NomeSeguradora.Provider). Base Pasta que contem as units de classes, conversão e constantes. Base\Seguradoras Pasta que contem as units bases e manager. Base\WebServices Pasta que contem as units base e response do webservice Situação atual: Hoje o componente já conta com as seguintes seguradoras implementadas: ATM e ELT. Até tem a PortoSeguro, mas não esta funcional, se faz necessário finalizar a sua implementação. Desafios a frente: Implementar e testar novas seguradoras. Para que isso ocorra, contamos com a colaboração de todos.
    9 pontos
  41. Olá pessoal! No dia 10/07/2024 foi publicado pela Sefaz de São Paulo a Portaria SRE 40 de Julho de 2024. A nova portaria dispõe sobre a emissão da nota fiscal de consumidor eletrônico - NFC-e, seu respectivo documento auxiliar, o credenciamento dos contribuintes e outras providências. A principal novidade trazida por esta portaria é a redação do artigo 6º, cujo conteúdo segue abaixo na íntegra: Em suma, o referido texto, significa que agora é permitido realizar a emissão de NFC-e para o estado de São Paulo, fazendo uso da contingência off-line. Já conhecida e utilizada para este documento em outras UFs emissoras. Um agradecimento ao membro de nossa comunidade @marcopoloviana por compartilhar a informação em nosso Discord. Vale lembrar que os membros ACBr PRO tem acesso ao curso Implementando a Contingência Off-line, onde o modelo de contingência é explicado e demonstrado na prática.
    9 pontos
  42. Olá Pessoal, A alguns dias foram feitos algumas alterações visando usar as informações da configuração, tais como: VersaoDF, ModeloDF, FormaEmissao e Ambiente na geração do XML. A ideia era aproveitar essa informação sem a necessidade de ter que informa-las novamente na rotina que alimenta o componente com os dados do documento. Mas um detalhe passou desapercebido que é justamente o envio de um documento que foi gerado anteriormente com o tipo de emissão offline. Conclusão, gerou um efeito colateral na emissão desses documentos. Depois de uma analise mais aprofundada, percebemos que outros problemas poderiam surgir. As alterações que eu me referi no inicio ocorreram no final de abril/2024 e foram recentemente revertidas. Quem atualizou os fontes no inicio de maio/2024, é prescindível seguir o passo a passo abaixo para ficar livre dos erros causados pelas alterações. Você tem fontes do ACBr com alterações locais? Verifica se não tem nenhuma unit do ACBr com uma bolinha vermelha em seu ícone, caso afirmativo delete a unit. Atualize todos os fontes de todas as pastas. Reinstale o ACBr com a opção de apagar arquivos antigos marcada. Compile a aplicação com a opção Build.
    9 pontos
  43. Olá pessoal! Ao acessar alguns dos portais de DFe da Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/MDFe por exemplo) o seguinte recado é exibido: Um agradecimento ao membro de nossa comunidade @Felipe Mariano por compartilhar a informação em nosso Discord.
    9 pontos
  44. Olá Pessoal, Na última sexta (04/04/25) foi enviado ao svn um commit relativo a mudança no comportamento da propriedade ID, a qual deixou de trazer o prefixo do DFe (NFe, CTe, etc...) a qual a mesma se referia. Porém, hoje (08/04/25) após uma nova analise destes impactos, foi decidido reverter a alteração e retomar o comportamento anterior da propriedade. Sendo assim, aqueles que perceberam a mudança e haviam alterado suas aplicações para se adequar a mudança, devem também desfazer as alterações. Se você não percebeu a alteração pedimos que verifique seu código. Pedimos desculpas pelo transtorno e nos colocamos a disposição para quaisquer dúvidas. Justificativa A alteração acima citada foi enviada visando as adequações futuras relativas a mudança do padrão dos CNPJ. Porém, percebemos que os impactos causados não foram bem medidos. Assim, revertemos para o comportamento anterior e as alterações serão analisadas em momento futuro. At.
    8 pontos
  45. Olá pessoal! É com grande alegria que informamos que foram disponibilizadas versões da ACBrLib sem dependência de ambientes gráficos! Como assim dependência de ambiente gráfico? As Libs do ACBr faziam uso de um motor de relatório que adicionava dependências ao ambiente gráfico, por isso, para o correto funcionamento das mesmas, era necessário o uso de emuladores como o xvfb. Isso causava alguns transtornos e podia gerar certas dores de cabeça devido a problemas com esses emuladores. Por causa disso, foi criada uma nova versão console da Lib que faz uso exclusivamente do FPDF, removendo assim essas dependências e a necessidade do xvfb. Como faço o download das Libs Console? Quando você clica para realizar o download de uma biblioteca, serão exibidas as opções de acordo com a plataforma que deseja utilizar a mesma. A versão Console está disponível para Linux. Uma vez que o dowload tenha sido concluído, basta utilizar os .so encontrados neste caminho.
    8 pontos
  46. Olá, comunidade ACBr! Temos uma ótima novidade para compartilhar! Foi integrado um novo TEF ao componente ACBrTEFAPI, chamado Destaxa. Agora, você pode usufruir dessa nova solução de pagamento diretamente em seus projetos, utilizando a robustez e flexibilidade que o ACBr já oferece. O que é a Destaxa? A Destaxa é uma Fintech especializada em orquestração inteligente de meios de pagamentos, com foco em simplicidade, rapidez e baixo custo para o lojista. Ele se destaca por: Integração com diversos meios de pagamento Suporte a múltiplas bandeiras de cartões Gestão e conciliação de transações Para conhecer mais sobre a Destaxa, acesse o site clicando AQUI Sobre a Integração O componente ACBrTEFAPI foi integrado com a Destaxa com o método background, onde o V$PagueClient se comunica com a Aplicação Comercial via Socket ou WebSocket para processar transações, recebendo e enviando dados de pagamento de forma transparente ao usuário. Mas não se preocupe, pois o componente abstrai toda a parte de comunicação com o client, sendo necessário apenas configurar o ACBrTEFAPI com as configurações necessárias, assim como já é feito com os outros TEFs implementados. Como começar a usar? Atualize seus fontes do ACBr para a versão mais recente. Instale o V$PagueClient Configure o TEF Destaxa no componente ACBrTEFD, utilizando os arquivos de configuração e credenciais fornecidos pela Destaxa. ACBrTEFAPI1.Modelo := tefDestaxaAPI; ACBrTEFAPI1.DadosTerminal.CodEmpresa := ''; ACBrTEFAPI1.DadosTerminal.CodTerminal := ''; ACBrTEFAPI1.DadosTerminal.EnderecoServidor := 'localhost:60906'; ACBrTEFAPI1.DadosEstabelecimento.CNPJ := ''; Consulte os exemplos disponíveis no pacote do ACBr para uma integração rápida e eficiente. Mais informações Para dúvidas sobre a configuração, integração ou uso do TEF Destaxa, não hesite em compartilhar aqui no fórum ou em nosso Discord. Estamos à disposição para ajudar! A equipe ACBr agradece a todos que contribuíram para mais essa evolução. Vamos continuar inovando juntos!
    8 pontos
  47. Olá pessoal, Ficamos felizes em anunciar que foram disponibilizados os programas de exemplo em PHP, Singlethread e Multithread utilizando a ACBrLibNFSe na Rev-35661. ..\ACBr\Projetos\ACBrLib\Demos\PHP\NFSe\ACBrNFSeDemoST.php ..\ACBr\Projetos\ACBrLib\Demos\PHP\NFSe\ACBrNFSeDemoMT.php Lembrando que o programa de exemplo utiliza a ACBrComum.php, contendo métodos em comum entre os modos (ST e MT) e para todas as libs. ..\ACBr\Projetos\ACBrLib\Demos\PHP\ACBrComum\ACBrComum.php Esperamos que esse novo programa de exemplo facilite a integração da comunidade PHP com as nossas bibliotecas. Até mais!!!
    8 pontos
  48. Olá pessoal, Queremos informar a todos nossa ciência de um problema recente no fórum que faz com que alguns tópicos fiquem inacessíveis. Você talvez veja uma mensagem semelhante a essa: Estamos cientes do problema e já solicitamos ajuda do "fabricante" para resolver. Durante esse período, alguns plugins estarão desabilitados. Assim que tivermos novidades, avisamos a todos.
    8 pontos
  49. O novo número de identificação - CNPJ alfanumérico - terá o mesmo tamanho que o número atual, com 14 posições. As oito primeiras posições terão caracteres alfanuméricos (letras e números) e identificarão a raiz do novo número. As quatro posições seguintes à raiz também terão caracteres alfanuméricos (letras e números) e identificarão a ordem do estabelecimento a ser inscrito. As duas últimas posições serão numéricas e identificam os dígitos verificadores deste CNPJ alfanumérico. O desenho abaixo identifica a transição da identificação numérica para alfanumérica: A fórmula de cálculo do dígito verificador do CNPJ Alfanumérico não muda: foi mantido o cálculo pelo módulo 11. Porém, para garantir a utilização dos atuais números do CNPJ (tipo será necessário a a alteração do modo como se calcula o dígito verificador pelo módulo 11. Serão utilizados, no cálculo do módulo 11, os valores relativos a letras maiúsculas lastreadas na tabela denominada código ASCII como solução para unificar a representação de caracteres alfanuméricos Diante de todo o exposto, Secretaria da Receita Federal do Brasil comunica o início de desenvolvimento do Projeto CNPJ Alfanumérico, com previsão de implantação e produção plena do novo número de identificação do CNPJ para janeiro de 2026 com o seguinte cronograma de implementação:
    8 pontos
  50. Temos o prazer de anunciar o lançamento do novo componente do Projeto ACBr, o ACBrSATExtratoFPDF! Este componente foi desenvolvido para a geração de extratos do SAT diretamente em arquivos PDF. Além de velocidade, você ganha em simplificação quando utiliza o ACBrSATExtratoFPDF. Estamos confiantes de que essa adição ao nosso projeto será de grande valor para a comunidade de desenvolvedores que trabalham com o SAT. No entanto, para garantir a qualidade e aprimorar ainda mais essa ferramenta, contamos com a colaboração da comunidade do Projeto ACBr. Convidamos você a testar o ACBrSATExtratoFPDF e a nos fornecer feedbacks sobre sua experiência. Se encontrar qualquer problema ou tiver sugestões de melhoria, ficaremos gratos em receber seu relato para que possamos continuar aperfeiçoando nosso trabalho. Bom trabalho por aí.
    8 pontos
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.