Boa tarde,
Só para contribuir, ok?
Aqui nós dependemos do Enterprise, que custa 2 vezes mais, rs.. justamente e tão somente por causa do Firedac.
Então, se você vai ter que refazer todo seu código para utilização de novos componentes, eu recomendaria usar o Zeos, por exemplo, que é free. E aí você pode ficar no Rad Professional.
Acredite, não é apenas o valor de aquisição da licença atual. Você vai ter esse custo, pelo menos a cada 2 a 3 anos, pois as versões Delphi depois do 7, sempre vêm com bugs e são corrigidos em updates futuros. Se você não tiver mais suporte da licença, precisa comprar de novo. Aí você começa a usar e vai criando dependência. Compra hoje e daqui 2,3, ... anos você se obriga a comprar novamente.
Pelo menos nossa experiência está sendo assim.
Nós não temos como fugir do Firedac, pois o custo seria maior por conta do tamnanho que o sistema está hoje. Se nao fosse isso, com certeza nossa opção seria o Delphi Pro + Zeos.
Esperto ter ajudado!
Abraços