Olá pessoal,
Quero comunicar o nascimento do mais novo membro da família ACBr.
Estou falando do ACBrGTIN.
Esse componente tem como objetivo realizar uma consulta na SEFAZ, onde é informado somente o GTIN do produto a ser consultado (também conhecido como código EAN) e temos como resposta informações cadastradas pelo "Dono da Marca" na GS1.
Essas informações podem ser:
o tipo do GTIN (que pode ser 8, 12, 13 ou 14)
a descrição do produto
o código NCM
código do CEST.
Infelizmente nem sempre teremos um retorno completo. Isso porque nem todas as empresas "Dono da Marca" cadastram os seus produtos na GS1 e muitas que cadastraram não autorizaram a divulgação dos dados.
Neste caso podemos ter as seguintes rejeições:
9494: GTIN inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG);
9495: GTIN existe no CCG com situação inválida. Solicitar ao dono da marca que entre em contato com a GS1;
9496: GTIN existe no CCG, mas dono da marca não autorizou a publicação das informações. Entrar em contato com o dono da marca;
9497: GTIN existe no CCG com NCM não cadastrado;
9498: GTIN existe no CCG com NCM inválido;
Dica de uso do componente:
Utilize ele ao cadastrar novo ou atualizar um produto na sua aplicação. Nunca, jamais mesmo, use o componente no momento da venda. Consta na NT 2022/001 versão 1.00 referente ao WS de Consulta do GTIN (página 6) a seguinte informação:
Serão mantidos controles para identificar as situações de “uso indevido”, no consumo excessivo do Web Service em um curto espaço de tempo. As novas tentativas poderão ser rejeitadas com o erro “656–Rejeição: Consumo Indevido”
Informação Importante:
A Equipe ACBr esta trabalhando para disponibilizar o programa exemplo, bem como o pacote para o Lazarus e uma nova versão do ACBrInstall que permite a instalação no Delphi do novo componente: ACBrGTIN.