Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Painel de líderes

Conteúdo popular

Showing content with the highest reputation on 26-02-2020 em todas as áreas

  1. Olá Pessoal, O método Consultar agora possui um novo parâmetro chamado: AExtrairEventos. function Consultar(const AChave: String = ''; AExtrairEventos: Boolean = False) ; Boolean; Para quem utiliza os métodos direto da classe WebServices, deve acrescentar a seguinte linha: (...).WebServices.Consulta.ExtrairEventos := True ou False; O que ocorre quando o campo ExtrairEventos possui o valor True? Simples, quando realizamos um consulta a um DF-e além de retornar a sua situação é retornado também alguns eventos vinculados a ele, como por exemplo o evento de cancelamento. Se o valor de ExtrairEventos for True o método Consultar vai se encarregar de verificar se no retorno contem eventos, caso afirmativo eles serão extraídos e salvos em disco nas pastas conforme o seu tipo. Por exemplo, se no retorno tivermos o evento de cancelamento, será salvo na pasta: ...\Evento\Cancelamento o arquivo *-procEventoNFe.xml (caso estejamos consultando uma NF-e). Essa nova funcionalidade esta disponível nos componentes: ACBrBPe, ACBrCTe, ACBrMDFe, ACBrNF3e e ACBrNFe. Em breve tanto o ACBrMonitor quanto o ACBrLib vão passar a ter também essa funcionalidade. O que eu ganho com essa nova funcionalidade no método Consultar. Vamos supor que o seu cliente venha perder o XML da nota por exemplo, neste caso basta você ler os dados da nota do banco de dados, gerar e assinar o XML e por fim realizar uma consulta com o XML carregado, desta forma ao realizar a consulta a SEFAZ vai retornar o protocolo de autorização e o componente se encarrega de atualizar o XML acrescentando o protocolo nele, deixando-o assim um documento com validade jurídica. Mas se o seu cliente perder o XML de um evento como por exemplo o de cancelamento, não tinha como refazer o mesmo, pois não temos um método para consultar eventos, aliais a SEFAZ não possui um serviço para esse fim. Como dito acima o Consultar além de retornar a situação do documento e retorna também alguns eventos. Antes o componente ignorava esse conteúdo, mas agora foi implementado a extração dos eventos. Resumindo caso o seu cliente venha perder o XML de um evento (*-procEventoNFe.xml), lembre-se que o método Consultar pode recuperar ele novamente, desde que esse tipo de evento que foi perdido é retornado pelo Consultar. Espero que tenham gostado dessa nova funcionalidade.
    4 pontos
  2. Parabéns @Italo Jurisato Junior Um excelente aprimoramento.
    4 pontos
  3. Correto, vi que o ACBrMonitorPLUS assume "1" caso você não informe o número do lote. Você pode (deve) fazer a validação do XML antes de enviar para o webservice.
    2 pontos
  4. Daniel, boa tarde! Não preciso. Estou na verdade tentando usar a versão linux, e, tive dificuldade no método "NFE_ObterCertificado" (reportado em outro chamado que criei) e imaginei que deveria usar o XMLSec. Mas agora sei que: 1) XMLSec é deprecidado; 2) O método "NFE_ObterCertificado" não funciona no linux. Obrigado!
    2 pontos
  5. Boa tarde Marcio, No que se refere as informações bancarias (grupo <infBanc>) devemos informar os campos: <codBanco> e <codAgencia> ou o <CNPJIPEF> Logo se você vai informar o código do banco e agencia deve-se deixar o campo CNPJIPEF em branco (vazio), por tanto não deve preencher o mesmo com zeros. A mensagem "Informar os zeros não significativos" significa que se for informado o CNPJ devemos acrescentar zeros a esquerda até que a informação tenha 14 dígitos.
    2 pontos
  6. A resposta para a pergunta sobre precisar do PEF eu achei dentro do esquema do xml que diz para informar os zeros caso não utilize PEF. Lembrando que não somos obrigados a usar PEF porque temos a obrigação de pagar com depósito bancário e usar o PEF como "opção" de pagamento. <xs:element name="CNPJIPEF" type="TCnpjOpc"> <xs:annotation> <xs:documentation>Número do CNPJ da Instituição de Pagamento Eletrônico do Frete</xs:documentation> <xs:documentation>Informar os zeros não significativos.</xs:documentation> </xs:annotation> </xs:element>
    2 pontos
  7. Olá Pessoal, Foi publicado a versão 1.02 da NT 2020/001 referente as alterações no layout do MDF-e. O que mudou da versão anterior para esta? Apenas a redação das Regras de Validação do MDF-e, veja quadro abaixo a nova redação. Com relação ao resto, nada foi alterado e as datas para ativação continuam as mesmas.
    2 pontos
  8. Bom dia, Foi adicionado na última versão do ACBrMonitor algumas propriedades do Componente que ainda não estavam disponíveis no Monitor, porém, a definição do nome do diretório como "Enviados" e "Vendas" é uma característica do próprio ACBrMonitor no momento da geração e recebimento dos XMLs, obviamente estes diretórios serão gerados no path configurado em tela:
    2 pontos
  9. Bom dia a todos, Pelo que eu notei essa nova versão da NT o que muda é a redação das regras de validação do MDF-e na SEFAZ. Essas regras se encontram na página 10 item 4.
    2 pontos
  10. Pessoal, bom dia. A saga sobre este assunto continua. Gostaria de compartilhar o documento ETR-ECF (Especificação Técnica de Requisitos do Emissor de Cupom Fiscal). Este documento me ajudou muito, pois ele contrata como as ECFs devem fazer esse cálculo e distribuir os valores de acréscimo/desconto, sobre o subtotal, entre os itens. ATO COPETE https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/atos/2019/ato-cotepe-icms-66-19 ETR-ECF https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/arquivo-manuais/ac16_09_anexo_i_ert-ecf_versao_01_09_rep.pdf Mesmo implementando essas regras, ainda ocorreram diferenças de 1 centavo nos totalizadores, porém agora meu BlocoX está transmitindo perfeitamente. Este link me ajudou bastante com um exemplo muito bom: http://www.desenvolvedoresdaruma.com.br/home/downloads/Site_2011/STKs/Como_a_impressora_faz_o_rateio_de_imposto_nas_aliquotas.pdf
    2 pontos
  11. Este tópico já foi postado pela equipe em 09/01
    2 pontos
  12. Bom dia @Italo Jurisato Junior... Sim... estou conseguindo capturar o xml que é gerado como Guia... Tópico encerrado... Obrigado pela atenção...
    2 pontos
  13. Esta função funciona exclusivamente no windows pois o mesmo tem o CertStore, o linux não possui o mesmo. No linux so funciona com certificados A1, bastando informa apenas o path e a senha do certificados nas configurações, usando o metodo NFE_ConfigGravarValor e depois o metodo NFE_ConfigGravar. As configurações você encontra nos links abaixo. https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/Geral.html https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/DFe.html https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/ConfiguracoesdaBiblioteca16.html Obs.: Deve se usar os métodos da lib para configurar o ini pois a senha é criptografada.
    2 pontos
  14. Olá boa tarde. Sou novo no fórum e na utilização do componente ACBr. Confesso que não encontrei uma resposta(por este motivo estou levantando este tópico) para um problema que encontrei na instalação do ACBr no Lazarus, o Error: resource compiler "windres" not found, switching to external mode". Encontrei algumas postagens antigas de 2015 mas que não resolveram o problema. Bem vou direto ao ponto. Ao efetuar o processo de compilação seguindo o passos do "Bem_vindo_ao_Trunk2.pdf" e sendo orientado pelo vídeo do Daniel Morais, Vídeo de instalação aqui, deparei-me com erros de compilação em alguns arquivos.pas, ocorrendo então o erro windres. Meu sistema operacional é o Ubuntu 19.10 (64bits) e estou utilizando o Lazarus 2.0.2. A resposta ao meu problema encontrei neste link solução para o aviso de erro windress no Ubuntu. Que consiste em fazer a instalação de um pacote e criar um link. sudo apt-get install mingw-w64 sudo ln -s /usr/bin/x86_64-w64-mingw32-windres /usr/bin/windres Bem espero ter ajudado em algo e se houver já a solução proposta no fórum, favor desconsiderar. Att, Marcelo
    1 ponto
  15. Boa tarde pessoal, Muitos de vocês já deve ter questionado quais são os bancos suportados pelo ACBr e e acabaram se deparando com a necessidade de checar diretamente nos fontes. Afim de trazer essa informação de forma mais rápida, segue relação até a data da publicação deste artigo. Veja relação em detalhes: Código Febrabran Banco Carteiras Configuração no ACBr (Propriedade Tipo Cobrança) Logo 001 Banco do Brasil Todas cobBancoDoBrasil 003 Banco da Amazônia Todas cobBancoDaAmazonia 004 Banco do Nordeste Todas cobBancoDoNordeste 021 Banco Banestes Todas cobBanestes 025 Banco Alfa Todas cobBancoAlfa 033 Santander Todas cobSantander 041 Banrisul Todas cobBanrisul 047 Banese Todas cobBanese 070 BRB Todas cobBRB 077 Inter Todas cobBancoInter 084 Uniprime Todas cobUniprimeNortePR 085 Cecred Todas cobBancoCECRED 091 Unicred RS Todas cobUnicredRS 097 CredSis Todas cobCrediSIS 099 Uniprime Todas cobUniprime 104 Caixa Econômica Todas cobCaixaEconomica (Layout SIGCB) cobCaixaSicob (Layout Sicob) 133 Cresol Todas cobBancoCresol 136* Unicred ES Todas cobUnicredES 174 Pefisa Todas cobBancoPefisa 208 BTG Pactual Todas cobBTGPactual 212 Original Todas cobBancoOriginal 218 BS2 Todas cobBS2 224 Fibra Todas cobBancoFibra 237 Bradesco Todas cobBradesco 246 Banco ABC Brasil Todas cobBancoABCBrasil 320 BicBanco Todas cobBicBanco 329 QITechSCD Todas cobBancoQITechSCD 336 Banco C6 Todas cobBancoC6 341 Itau Todas cobItau 389 Banco Mercantil Todas cobBancoMercantil 399 HSBC Todas cobHSBC 422 Banco Safra Todas cobBancoSafra 457 Banco UY3 Todas cobBancoUY3 604 Banco Industrial do Brasil Todas cobBancoIndustrialBrasil 633 Rendimento Todas cobBancoRendimento 643 Banco Pine Todas cobBancoPine 655 Votorantin Todas cobBancoVotorantim 707 Banco Daycoval Todas cobDaycoval 745 CitiBank Todas cobCitiBank 748 Sicredi Todas cobSicred 756 Bancoob (Sicoob) Todas cobBancoob O ACBr também suporta as variações de layout dos bancos acima, conforme relação a seguir. Código Febraban Banco Carteiras Correspondente Configuração no ACBr (Propriedade Tipo Cobrança) 756 Sicoob Todas Banco do Brasil cobBancoDoBrasilSICOOB 091 Banco Unicred RS Todas cobUnicredRS 136* Banco Unicred ES Todas cobUnicredES 136* Banco Unicred SC Todas Bradesco cobUnicredSC 237 Athena 444 Todas Bradesco cobAthenaBradesco 274 MoneyPlus Todas Bradesco cobMoneyPlus 637 Sofisa 109 Itau cobBancoSofisaItau 637 Sofisa Outras Santander cobBancoSofisaSantander 133* Banco CreSol Todas Bradesco cobBancoCresolSCRS 756 Sicoob Todas Bradesco cobBradescoSICOOB 422 Safra Todas Bradesco cobSafraBradesco 643 Pine Todas Bradesco cobBancoPineBradesco *Código não localizado na tabela Febraban Importante: Este tópico será atualizado sempre que houver novas adições de bancos ou correspondentes. Para Utilização com o ACBrMonitorPlus, deve-se consultar as orientações existentes no Manual OnLine, o qual pode ser acessado aqui.
    1 ponto
  16. @Italo Jurisato Junior Poderia corrigir no codigo fonte do NFS-e, o endereco correto da cidade 3169901 no arquivo cidades.ini ? Trocar de NomeURL_H=homologauba.versatecnologia.com.br Mudar para: (somente a url homologação) [3169901] Nome=Uba UF=MG Provedor=VersaTecnologia NomeURL_H=homologacaouba.versatecnologia.com.br NomeURL_P=nfe.uba.mg.gov.br Grato!
    1 ponto
  17. Sinistro !!! Fui testar com o PHP 7.4 e por acaso abri a pagina de teste no Edge, e funcionou. Voltei ao PHP 5.2 e tambem funcionou. Testei com os navegadores Edge, Firefox e Opera, e funcionou ! Descobri que é no Chrome que esta ocorrendo o problema, mesmo o PHP sendo uma linguagem server-side, ha algo no Chrome que esta causando este problema. Mesmo sem estar no Inspect, algo esta causando este problema. Ja fico mais tranquilo que nao é nada no Acbr, e ja posso rodar no Firefox. Obrigado
    1 ponto
  18. Boa tarde Italo, Atualizei os fontes, gerou conforme o exemplo da prefeitura. Vamos atualizar os clientes, e contactar a prefeitura para verificar se tudo ficou correto! Muito Obrigado pela ajuda,
    1 ponto
  19. Você não está informando o número do lote. Também parecer ter um NCM inválido:
    1 ponto
  20. Obrigado por reportar. Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.
    1 ponto
  21. Amigos, mais uma vez, muito muito muito obrigado! Problemas resolvidos!
    1 ponto
  22. Não. Este XML deve estar na máquina que gerou e está tentando transmitir. Procedimento: O XML é gerado. O XML é transmitido. O XML é ou não autorizado. Se autorizado terá o protocolo de autorização. Se não autorizado você terá um XML sem autorização. Obs.: Se você está recebendo rejeição da SEFAZ. Se for outro erro em que não está gerando o XML ai terá que ser mais específico a descrição do teu problema. Ajuda neste caso, logs do ACBr que foi gerado. Explicar o Cenário. Pois ainda não sabemos se você está usando o ACBrMonitorPLUS ou o componente no Delpli.
    1 ponto
  23. Bom dia! As possibilidades de erros são várias. Alguns casos mesmo retornando um código de rejeição a mensagem pode ser retornada devido a mal composição das estruturas, não significando que seja de fato o erro apresentado na rejeição. Portanto sem uma análise melhor do que você está enviando fica muito difícil ajudar. Se você usa o ACBrMonitorPLUS, anexe o arquivo TXT, caso não use encaminhe o arquivo XML gerado, co isto será mais fácil alguem conseguir te ajudar.
    1 ponto
  24. Ambas abordagem são corretas... carregar no inicio da aplicação, já garante que o não haverá problemas quando o módulo de vendas for acionado... o que ocorre, é que em todo método interno, a ACBrLib, verifica se a mesma foi ou não carregada, e se necessário, faz uma chamada a LIB_Inicializar... mas o ideal, é forçar a inicialização, logo após a carga... para verificar se houve erros na inicialização O INI é lido na inicialização... ele só precisaria ser lido novamente, se você modificasse algum valor do INI... Ainda não temos isso escrito no manual da ACBrLib... creio que o mestre @Rafael Dias, deva adicionar em breve... Mas você pode se basear no passo a passo do ACBrMonitorPLUS, pois os arquivos de INI para geração de XML, são os mesmos: https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/PassoaPassoNFeNFCe.html Sim, ele aceita apenas a Chave, no lugar do Path do arquivo, informe a Chave... https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/NFE_Consultar.html
    1 ponto
  25. Terei que homologar dentro de 3 meses e já estou me preparando psicologicamente. É sempre uma humilhação.
    1 ponto
  26. Notas Técnicas 21/02/2020 Nota Técnica 2020.001 - MDF-e Integrado (v 1.02) 1 Resumo O projeto MDF-e Integrado tem como objetivo a disponibilização, pelas Secretarias de Fazenda, de uma infraestrutura digital de documentos, legislações e processos voltados para a simplificação da emissão de documentos fiscais eletrônicos de transporte e integração, dentro de um ecossistema digital, que permite às Empresas Transportadoras de Cargas (ETC), Transportadores Autônomos de Cargas (TAC), ANTT, Administradores de Meios de Pagamentos e as próprias Secretarias de Fazenda, o aperfeiçoamento dos seus processos e compartilhamento de informações entre todos estes atores, a partir de um único documento e infraestrutura já consolidada e em uso por todos os envolvidos. Diante desse desafio, as Secretarias de Fazenda e o ENCAT, vêm nos últimos meses e em parceria com os diversos atores intervenientes, adotando uma série de ações estruturantes voltadas para superação das dificuldades atuais enfrentadas pelos órgãos de controle e geração de um ambiente operacional mais eficiente e competitivo, a exemplo das ações descritas abaixo: Aprovação de legislação nacional que normatizou o compartilhamento dos MDF-e dos 27 estados com os órgãos reguladores de transportes; Aprovação de legislação nacional que normatizou a obrigatoriedade de emissão do MDF-e em todas as operações de transporte, sejam elas intermunicipais ou interestaduais; Implantação da plataforma digital e registro de eventos eletrônicos que permitem ao transportador confirmar a entrega da mercadoria ao destinatário, possibilitando assim, a redução do prazo para o recebimento do frete por parte do caminhoneiro; Aprovação de legislação criando a Nota Fiscal Fácil (NFF), que permitirá aos contribuintes que operam com vendas de mercadorias e transportadores autônomos emitirem seus respectivos documentos fiscais de forma simplificada e a partir do seu próprio smartphone, conforme legislação publicada no D.O.U. do dia 19/12/2019 (Ajuste SINIEF No. 37 de 13 de dezembro de 2019); Publicação dessa NT, que estrutura o MDF-e de forma a possibilitar, entre outros benefícios: o Geração automática do CIOT, pelo Sistema MDF-e, tanto para as modalidades TACIndependente como TAC-Agregado; Automação do processo de fiscalização do Piso Mínimo do Frete (Tabela do Frete), nos termos da Resolução ANTT nº 5.849 de 16 de julho de 2019. o Geração de informações para facilitar a negociação de direitos de recebimentos de fretes, por parte do TAC, junto a instituição financeira onde possui conta corrente, sem a interferência de atravessadores.
    1 ponto
  27. Ele cria essa pasta pra separar os cupons de Vendas dos de Cancelamentos. Mesmo que o ACBr trate isso, "teoricamente" você vai ter que fazer essa separação que qualquer jeito. Alguns contadores pedem pra mandar os xml de cancelamento separadamente.
    1 ponto
  28. Bom dia Sérgio, No documento de especificação do SAT diz que, 7010 é erro de validação de conteúdo no xml de cancelamento, assim como o 6010 é erro de validação de conteúdo no xml de venda. Deve ter alguma tag obrigatória que não está preenchida. Link da Especificação SAT_v_ER_2_26_04 . O grande detalhe é que achei o link dessa especificação aqui no fórum mesmo. Na especificação anterior que tem no site da fazenda (Especificacao_SAT_v_ER_2_4_20) não existia esse retorno 7010.
    1 ponto
  29. ótimo, muito obrigado Juliana!
    1 ponto
  30. Bom dia Barrys, O provedor Pronim possui 2 webservices: Pronim (que segue a versão 1 do layout da ABRASF) e o Pronimv2 (que segue a versão 2). Como você não informou a cidade não sei lhe informar se você deve usar o Pronim ou Pronimv2. Se for o Pronim o único método de envio é o Enviar. Tenha em mente que o GerarLote só serve para gerar e salvar em disco o Lote de RPS. Devemos usar esse método quando o provedor não possui um webservice para recepcionar, mas possui em seu site uma opção para importar o XML referente ao Lote. Agora se for o Pronimv2 temos a nossa disposição os métodos: Enviar, EnviarSincrono e Gerar. Lembrando que o Gerar permite o envio de apenas 1 RPS, já os outros dois podemos enviar um Lote com até 50 RPS.
    1 ponto
  31. Bom dia Gustavo, Se o ambiente de Produção esta funcionando, podemos descartar que o componente possua algum problema. Logo repito, favor entrar em contato com os responsáveis pelo webservice do GNRE da UF em questão e relata o problema que esta ocorrendo no ambiente de homologação.
    1 ponto
  32. 1 - Não existe nenhum órgão para isso. 2 - Poderia sim, mas provavelmente vão negar. 3 - Sim se tiver dados do comprador o comercio por lei não pode compartilhar, pois estaria cometendo um crime. 4 - Não que eu conheça.
    1 ponto
  33. Obrigado por reportar. Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.
    1 ponto
  34. Agora que reparei no manual. Trata -se de remessa de pagamento conforme o colega já havia mencionado.
    1 ponto
  35. Meu cliente resolveu colocar um desktop na época e levou a balança e o MT... Não consegui terminar os testes... Mas acredito que com as correções aplicadas pelo Daniel esteja funcionando ok... Infelizmente não tenho os equipamentos para testar...
    1 ponto
  36. ACBR não vai atender ao que o manual pede, veja os seguimentos que pede no manual, difere dos seguimentos de cobrança.
    1 ponto
  37. Pelo erro no log esta dando timeout tente aumentar o tempo do timeout.
    1 ponto
  38. Boa tarde a todos, Não sei se vai resolver o problema, mas fica ai a dica:
    1 ponto
  39. Acho que consegui pegar as informações da Guia para impressão... Versão 1.00 = ACBrGNRE.WebServices.Retorno.GNRERetorno.resultado Versão 2.00 = ACBrGNRE.WebServices.Retorno.GNRERetorno.resGuia.Items[0].XML Se essas informações estão corretas, de momento resolvido... Obrigado!!!
    1 ponto
  40. Muito obrigado pela contribuição. Fiz a implementação baseada nela. Subi as alterações para o SVN na Revisão 19200. Pelo que vi está tudo certo. Queira por favor atualizar, testar e reportar qualquer problema. Mais uma vez obrigado.
    1 ponto
  41. @NiltonGM desculpa a demora, mas tive alguns problemas de saude. Olha eu não consegui reproduzir este erro seu, aqui compilou normalmente, mas a classe estava com um erro numa variável, se puder pegar esta classe mais nova e testar.
    1 ponto
  42. Boa tarde. Exatamente, vc imprimir e quando for gerar a remessa alimentar novamente a lib. Você pode usar o Seu Numero, mas pelo que observo o mais comum é o pessoal utilizar o Nosso Numero. Para ver todas as rejeições você precisará consultar os fontes ou o manual dos banco que deseja utilizar, no momento não temos uma lista das rejeições no manual da lib. Não, a biblioteca somente gera o arquivo a ser enviado ao banco. Estamos trabalhando na comunicação via WS para os bancos que fornecem este recurso, mas ainda não foi concluido. Att.
    1 ponto
  43. Obrigado pela resposta Italo. Nesse caso teremos que aguarda o ambiente de homologação, para que seja tirada a prova né? Mais uma duvida se o CIOT for gerado automaticamente pelo MDFe, como você imagina que será a integração com as PEF(Pagamento Eletrônico de Frete), Seria direta, ou estou equivocado e são casos separados?
    1 ponto
  44. Boa tarde Orlando, Boa pergunta, mas lendo a NT temos o seguinte: Geração automática do CIOT, pelo Sistema MDF-e, tanto para as modalidades TACIndependente como TAC-Agreg No meu entendimento não vai ser necessário informar o CIOT no XML, pois ao enviar o MDF-e o CIOT vai ser gerado automaticamente par aquele MDF-e e vinculado ao mesmo, como uma espécie de evento gerado pelo próprio Fisco.
    1 ponto
  45. Boa tarde Cesar, Respondi a sua pergunta pelo Chat. Mas fica aqui o link da noticia sobre esse assunto.
    1 ponto
  46. Vamos lá amigo, eu sei o que você está passando, meu pai também era do Clipper e atualmente está no curso de FullStack em PHP e, não puxando sardinha, está muito avançado sobre qualquer operação/sistema que eu já tenha feito algum dia. Primeiro, inscreva-se nesse curso no qual falei logo no começo do ano: segundo ponto, tem alguns cursos na udemy de tortoise muito bom! são bem detalhados e práticos: https://www.udemy.com/courses/search/?q=tortoise svn&src=sac&kw=tortoise eu recomendo esse aqui: https://www.udemy.com/controle-de-versao-com-tortoise-svn/ tem uma linguagem bem simples, e bem explanado! Terceiro ponto, tem um vídeo muito bacana que ensina você utilizar os componentes do ACBR no Lazarus: Recomendo fortemente que tenha uma pouco de paciência e perseverança. Garanto que você não vai tá perdendo tempo. Depois desses três passos é só correr para o abraço. Espero ter ajudado! Bom desenvolvimento e que Deus te abençoe!
    1 ponto
  47. Boa tarde, josadac. Veja o vídeo abaixo: http://www.infocotidiano.com.br/2016/05/instalando-componentes-acbr-no-lazarus.html
    1 ponto
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...