Caros amigos estou compartilhando um problema de erro 12002 que tivemos.
Pode ser que muitos saibam os passos utilizados, mas se alguém desesperado passar por esse post é mais uma fonte de informação.
O cliente reclamava que DO NADA ao tentar enviar a NFe modelo 55 aparecia um erro 12002 e a nota não saia.
Consultamos o portal e estava no ar.
A maquina era Windows 7 e tinha todas as atualizações.
Os sites governamentais e da caixa conseguiam ser acessados via navegador.
O sistema de manifestação funcionava normalmente, apenas de NFe não funcionava.
Aumentar o time-out apenas retardava a mensagem de erro.
Tentamos o mesmo pelo DEMO e a mesma resposta.
Avisamos ao cliente que não havia como saber se algo no registro ou nos arquivos do windows estava corrompido, e que precisávamos excluir o SO e ele arrumou um técnico que instalou o windows 10 versão de Outubro.
Reinstalamos tudo e ao testar o MESMO ERRO 12002.
Depois de um café gelado, ao darmos um ping no site nfe.svrs.rs.gov.br não havia resposta, ao darmos um tracert, verificamos que o pacote se perdia .
O provedor de Internet foi contatado e disse atendia várias empresas que emitiam nota e não havia sequer UMA reclamação.
O cliente, veio logo em cima da parte mais fácil de ser acusada, disse que o provedor de internet trabalhava ANOS com ele e nunca teve problema.
Depois de tentarmos explicar o que seria regras de roteamento inutilmente, perguntamos se ele tinha um MODEM 3G e ele disse que tinha !!!
Ele colocou o modem, desligou o cabo Ethernet do modem ADSL e pronto, voltou a funcionar.
Fizemos um Print do Tracert pela operadora e pelo modem e enviamos para a provedora de Internet.
Agora pouco o cliente liga novamente e diz que a provedora informou que o problema é com eles e agradeceram o diagnóstico.
Abraços a todos.