Boa tarde.
Situação:
O proprietário de um conglomerado de empresas faleceu no início deste ano.
O inventário deverá demorar um bom tempo para sair, visto a complexidade por ser um conglomerado.
Só aí poderá ser adquirido um novo cartão;
O certificado digital das empresas venceu em Junho, e foi feita a renovação pelo site da Caixa, seguindo as instruções do site.
O certificado foi renovado com sucesso, e funciona normalmente para acesso a Receita Federal (e-cac) e site da Caixa.
Problema:
As empresas com problema por enquanto, são fazendas, e emitiam nota fiscal eletrônica eventualmente, usando o emissor gratuito.
No emissor gratuito, ao assinar uma nota, dá mensagem de "Certificado Expirado".
Já fizemos a busca dos certificados (no gerenciador gratuito) e definimos somente o certificado novo.
Em anexo, figura com a tela do gerenciador "Charismatics" da caixa federal.
Nele é possível ver que o certificado antigo ainda está gravado no cartão (é apresentado em primeiro na lista de "containers")
O certificado renovado vem logo em seguida.
Imagino que o sistema não "enxergue" o segundo certificado, assumindo que só um poderia estar gravado num cartão, então pega
o primeiro que encontra.
Para tentar ajudar o contador da empresa, testei no meu sistema ERP, que usa o ACBrNFe com CAPICOM, e também dá erro,
não de vencido, mas de erro no acesso a canais seguros.
Pensei em apagar o primeiro "container" do cartão, mas percebi que nele não existe uma chave pública, somente a chave privada.
Aí corro o risco de parar de funcionar o resto que ainda funciona.
O suporte da caixa não diz nem que funciona, nem que não vai funcionar se excluir a chave, dá pra perceber que não sabem exatamente o que fazer neste caso.
O emissor gratuito da receita não tem suporte, mesmo que tivesse, não seria com ele o problema.
Alguém já passou por situação semelhante ? (e conseguiu resolver)?
Grato.
Edson.