Se você analisar os prós e contras de usar a dll do fabricante ou de usar o ACBrECF, verá que o ACBr tem mais vantagens, e isso eu aprendi por experiência própria:
Usando a dll do fabricante, seu software fica exclusivamente funcional para essa marca. Usando o ACBr seu software funcionará para diversas outras marcas (e isso, na hora de vender o seu software, faz uma grande diferença porque entra aí a competitividade e a maleabilidade do seu aplicativo).
Usando a dll do fabricante, você terá que desenvolver o TEF que são vários no mercado. Usando o ACBr já temos um componente ACBrTEFD (fantástico) já adaptado para atender TEF de várias administradoras.
Usando a dll da fabricante, você terá problemas estranhos no seu software que não existem no software vendido por alguns fabricantes. Coisa que eu nunca entendi, mas como desenvolvedora que sou, sei muito bem porquê.
Usando a dll do fabricante, você não tem acesso aos fontes. O ACBr tem os fontes abertos.
Isso sem falar nos testes realizados pelos participantes do ACBr, feedbacks, correção de bugs e implementações rápidas que são feitas.