Como receber respostas satisfatórias? Fazendo perguntas apropriadas.
Como desenvolvedores, temos um grande leque de ferramentas para encontrar ajuda na internet: fóruns, grupos, listas de discussão, blogs, etc. No entanto, é comum alguns terem dificuldades em receber respostas satisfatórias às suas perguntas. Mesmo que esteja acostumado a usar essas ferramentas, aconselhamos você a ler este excelente artigo em inglês que trata desse assunto: http://www.catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html. Caso prefira, poderá ler a tradução em https://wiki.python.org.br/ComoFazerPerguntasInteligentes notando, no entanto, que pode estar desatualizado. Pode ir lá, a gente espera você acabar de ler e voltar...
Aqui vamos deixar algumas dicas que podem ajudar você a receber respostas satisfatórias ou reduzir o tempo em que você as receba:
É necessário fazer isso: LEIA O MANUAL! (de qualquer coisa com a qual estiver lidando)
Atualizou os componentes? Queira fazê-lo. Talvez seu problema já tenha sido corrigido;
Sempre tenha certeza de pesquisar antes de postar uma nova dúvida;
Leia as leis, Normas Técnicas (NT) e convênios relacionados. Agora faça um esforço de entendê-las;
Você é programador(a)? Então leia o código fonte e se esforce a entendê-lo;
Crie tópicos nos subfóruns dedicados para o assunto;
Ao criar um tópico, use um título específico como "Devo criar um registro R7 para cada R4 e para cada R6?". Não algo genérico como "Dúvida sobre R6 e R7";
Quando citar outros posts, copie o endereço deles.
(Ex.: Procurei ajuda nos tópicos A, B e C, mas meu caso é um pouco diferente porque...);
Ao relatar sua dúvida ou problema, dê informações completas logo de início:
Qual a versão do Sistema Operacional e a versão da IDE de desenvolvimento (Lazarus, Delphi 7,2009,2010, XE, etc...)
Qual o componente?
Se envolve um erro, qual a mensagem de erro?
Se envolve um teste de Certificação TEF ou Homologação PAF-ECF, qual o teste? Com qual parte do teste está com problemas?
Envolve uma lei? Qual a lei?
O que esperava obter? O que realmente obteve?
O que você já tentou fazer para corrigir o problema? Quais os resultados?
Ao compartilhar um código, use texto, não imagens. Tanto aqui no fórum como no Discord existe uma tag específica para código ao escrever um post.
Ao usar uma imagem no seu post, garanta que elas sejam efetivas para mostrar a sua ocorrência. Não corte informações importantes para solução ou coloque imagens em que não seja possível visualizar o conteúdo.
Tenha certeza de se informar bem antes de pedir uma alteração no componente. Talvez seja algo já explicado nos manuais, wiki, fórum ou no próprio código;
Não se esqueça que os outros usuários não são seus funcionários. Eles são funcionários e donos de outras empresas, que tem os seus próprios clientes e prazos para atender. Então não os trate como se fossem obrigados a dar alguma satisfação. Isso vale especialmente para a Equipe de Moderação;
NOTA: Seguir essas orientações não vai fazer que, como mágica, sua resposta seja respondida no primeiro minuto após ser postada. Mas vai reduzir a quase zero a probabilidade de ser ignorada. E vai aumentar em muito a probabilidade de receber uma resposta satisfatória.
E lembre-se, se precisar de ajuda com mais urgência com as soluções do Projeto ACBr, você pode contratar o ACBr Pro. Com o ACBr Pro você vai ter um SLA de respostas. Caso tenha alguma dúvida sobre o ACBr Pro, fique a vontade para nos contatar, seja pelo WhatsApp e telefone, perguntar aqui no fórum ou diretamente no nosso Servidor discord no canal #quero-ser-pro.