Pessoal, só pra jogar mais lenha na fogu.... errr ... só pra esclarecer o negócio aí:
1. Estamos trabalhando para compilar e funcionar tanto o ACBr quanto o ACBrFramework em 64 bits.
Essa é uma necessidade que foi "adiada" por algum tempo.
Em Delphi e Lazarus é bem mais cômodo compilar e distribuir em 32bits. No .Net eu também não vejo tanta vantagem em distribuir em AnyCpu ou x64.
Inclusive é uma desvantagem enorme ter que depender de DLLs de terceiros em 64bits.
Mas em alguns casos, como no Java por exemplo, isso começou a ser um problema, pois a maioria das máquinas x64 rodam um JRE 64bits, e ter que ficar selecionando o JRE de 32bits pra executar é algo indesejável para um projeto que propõem a multiplataforma ...
Isto posto, estamos procurando e testando as dlls 64 bits que o ACBr utiliza ... (veja a pasta DLL na raiz do projeto ACBr) A maioria delas já possui uma distribuição 64 bits... as outras que não possuem estamos buscando soluções equivalentes. Em breve vamos atualizar o SVN adicionando as versões 64bits de todas elas.
2. CAPICOM versus .Net
O CAPICOM, ou melhor, o finado CAPICOM, nada mais é que um ActiveX para manipular a Microsoft CriptoAPI. Essa CriptoAPI, também conhecida como "CAPI" é a base do Windows Cryptographic Service Provider, uma API em C/C++ padrão na plataforma Windows a partir do Windows 2000 ... a mesma API que o .Net usa em alguns algoritmos de criptografia dele.
Daí vem o nome do ActiveX: CAPI + COM = CAPICOM. E como todo ActiveX, ele não é compatível com 64bits, só 32bits mesmo.
Então temos a opção de continuar usando a CAPI diretamente, sem ActiveX, usando as declarações em Delphi (pesquisei por alto, mas vejam o link abaixo)
http://cc.embarcadero.com/item/17598
Ou temos a opção de buscar outros projetos que façam o serviço, como a openssl que o ACBr já usa para assinaturas e o openSC para manipulação de SmartCards e tokens.
https://www.opensc-project.org/opensc
(...)
Ou seja, ainda temos um bom trabalho pela frente até ter tudo definido. No momento nós estamos ainda "em pesquisa".
É possível colaborar das seguintes formas:
- Quem tiver disponibilidade para compilar e testar em x64 e depois reportar os bugs ... ECF, DISPLAY, EAD, NFe, etc... acho que todos os componentes sofrerão algum impacto em x64.
- Quem quiser se aventurar a usar o CAPI diretamente ou a openSC, podemos abrir um novo tópico aqui pra trocar uma idéia de como fazer as chamadas a partir do Delphi.
É isso aí, abraços!