Assunto: Tradicionalmente, as aplicações Delphi são construídas seguindo uma arquitetura monolítica, onde todo o código é desenvolvido e implantado como um único sistema, muitas vezes com um grande acoplamento entre as units e forms da aplicação, dificultando assim a manutenção e escalabilidade da aplicação.
Com a evolução das práticas de desenvolvimento de software e a necessidade de escalabilidade, rapidez na manutenção e flexibilidade, surgiu a abordagem de microsserviços. Nesse modelo, as funcionalidades são divididas em serviços independentes, cada um responsável por uma parte específica da aplicação, porém aumentando muito a complexidade no desenvolvimento e deploy da aplicação, por se tratar de uma arquitetura distribuídas.
O conceito de monolito modular combina aspectos do desenvolvimento monolítico e de microsserviços. Ele permite que uma aplicação monolítica seja gradualmente decomposta em módulos independentes e interconectados, sem a necessidade de uma reescrita completa do código.
Ao adotar essa abordagem com Delphi, desenvolvedores podem modernizar e modularizar sistemas legados, permitindo a adoção de práticas ágeis de desenvolvimento e facilitando a integração com novas tecnologias. Isso possibilita a melhoria da escalabilidade, da manutenibilidade e da eficiência operacional das aplicações, ao mesmo tempo em que preserva os investimentos existentes em sistemas legados construídos em Delphi.
Convidados: César Cardoso do canal Code4Delphi
Conecte-se no Discord,e entre no canal de voz, #Papo Pro ACBr, das 10:00 as 11:00
Detalhes do Evento